Teal and Orange

Neste breve tutorial vou vos ensinar a criar o look cinematográfico teal and orange de forma rápida e eficaz no lightroom.

Este efeito tornou-se muito popular por ser usado em cinema, por exemplo o último filme Mad Max foi todo editado com este perfil de coloração.

É um look também muito usado como filtro no Instagram, sendo que existem filtros que o tentam replicar.

Basicamente o que este look faz é acentuar as cores azuis (esverdeadas) e o laranja.

No entanto irei aqui deixar mais uns quantos truques como por exemplo deixar a fotografia mais esbatida (faded).

Vamos começar pela fotografia original:

Teal and Orange

Esta fotografia trata-se de uma fotografia captada no moinho de maré da Mourisca e como podem verificar sem qualquer edição.

Eu recomendo que fotografem em RAW, para poderem depois obter o máximo de detalhe em pós produção.

Existem vários tutoriais de como fazer este look tão apelativo, mas eu vou ensinar-vos o mais fácil que é feito no slider da calibração da câmera (camera calibration).

Teal and OrangeA forma mais fácil é no slider camera calibration, aumentar o vermelho primário (red primary) para cerca dos 60% e a saturação para cerca dos 15% e obtemos o orange.

Depois vamos trabalhar o azul para obter o Teal, que não é nem mais nem menos que um azul esverdeado. Vamos então descer o azul primário ( blue primary) para cerca de menos 90% e aumentar a saturação para cerca de mais 45%.

Todos estes ajustes devem ficar nestes níveis podendo ser ajustados de acordo com o seu gosto pessoal.

Agora vamos a um truque:

E este truque é importante para conseguir o look mais esbatido na fotografia.

Teal and Orange

No slider tone curve, vão criar um ponto no canto inferior esquerdo e subir esse mesmo ponto de acordo com o desenho ao lado. Podem ver a curva original a tracejado e o ponto sobe cerca de 10 a 15%.

Nota que este ajuste deve ser feito de acordo com o tipo de fotografia que está a editar e tendo em conta o seu gosto pessoal.

Agora os ajuste finais:

Por fim o tratamento da imagem.

Estes ajustes também vão depender muito da fotografia a tratar, e aqui no slider de tratamento da cor eu por norma opto por mexer no contrates cerca de 40% de aumento, aumento também 40% nas sombras, e aumento a claridade cerca de 30%.

O toque final:

Teal and OrangePor fim e para fazer com que os nossos olhos se foquem no assunto principal costumo recorrer a uma vinheta que podem fazer no slider do post-crop vignetting e aqui costumo baixar cerca de 20% de modo a ficar não muito acentuado. Mantendo o midpoint nos 38.

Por fim resta-vos gravar o vosso resultado final exportando para JPG.

Resultado final:

Teal and Orange