Neste artigo vou ensinar como fazer fotografias tipo passe em casa em pouco menos que 15 minutos

As fotografias tipo passe são uma das coisas que precisamos constantemente e quase nunca temos, ou as que temos não estão atualizadas. E a maioria de nós com os meios que tem em casa pode fazê-las e poupar algum dinheiro, para não mencionar a satisfação de saber que nós mesmos fizemos as imagens se encontram nos nossos cartões de identificação.

Recordo-me quando era pequeno e ainda não há muito tempo de existirem aquelas cabines de fotografias na entrada dos centros comerciais e no metropolitano e que se podiam tirar quatro fotografias, era uma experiência interessante, entrávamos, sentávamos-nos numa cadeira olhávamos para um espelho, sem nunca esquecer de fechar a cortina, e “flash” minutos depois eram impressas 4 fotografias em tons meio vintage.

Era a solução mais económica aos tradicionais fotógrafos, mas este tipo de máquinas começou por desaparecer.

Vamos então começar:

O ótimo era ter o seu próprio estúdio de fotografia, mesmo em casa. Mas eu suponho que não tenha os fundos (backgrounds) e equipamento de iluminação profissional. Não se preocupe.

Encontre uma parede com um fundo liso de cor clara e uniforme. Se estiver a fazer uma  fotografia para o cartão de cidadão, tenha em atenção que deve ter fundo branco ou cinza e uniforme.

No exemplo que aqui vos trago optei por um fundo distinto, no entanto aconselho sempre que seja um fundo uniforme, uma parede branca por exemplo.

Se puder, afaste o mais possível a pessoa da parede, vai permitir diminuir a sombra que pode gerar a luz do flash e os detalhes da parede.

Para a iluminação, se o local escolhido tiver iluminado por uma janela lateral vai melhorar bastante o resultado.

Agora a parte mais divertida:

Montando as fotografias

Vou facilitar-vos a vida deixando um template em baixo e após um gosto na minha página do facebook poderá fazer o download do mesmo. Só tem que colocar as suas fotografias nos retângulos negros. O tamanho das fotografias tipo passe são por norma de 32 por 26 mm (3,2 por 2,6 centímetros), apenas tem que colocar as suas fotografias e ajustar um pouco para as encaixar bem.

Faça o download do template:

O processo que vos trago aqui serve para gerar 8 fotografias iguais, contudo pode fazer o processo com fotografias diferentes.

Vamos então começar:

Comece por abrir o template que aqui vos deixo para download e ao abrir vai encontrar um template com 8 quadrados a negro que são onde vai colocar as fotografias.

fotografias tipo passe

 

Abra a fotografia ou as fotografias que pretende utilizar e copie a fotografia para dentro do template que está a usar.

Agora com a fotografia selecionada baixe a opacidade da fotografia pois vai permitir que consiga ver os retângulos negros por baixo.

Agora é preciso ajustar o tamanho da nossa fotografia, usando a opção Edit -> Free Transform (o atalho de teclado é Ctrl + T ou cmd +T em mac). Verá que os quadrados aparecem nos cantos da fotografia.  Pressionando a tecla da seta para fazer as maiúsculas e sem nunca a largar, com o rato selecione um canto da sua fotografia e ajuste até ficar quase no tamanho ideal, de preferencia um pouco maior que o retângulo negro.

fotografias tipo passe

Agora que já tem a fotografia onde quer, é  altura de a cortar. Para fazer isso, selecione a layer do template e selecione a ferramenta da varinha mágica e clique com o rato sobre o retângulo preto por trás da sua fotografia. vai verificar que a seleção é a do tamanho correto.

fotografias tipo passe

Selecione agora a layer da fotografia, e copie a seleção (Ctrl+C ou cmd +C no mac)  arraste agora a fotografia para cima de um novo retângulo e a mesma deve encaixar na perfeição.

Repita o processo acima até ter 7 fotografias alinhadas em todos os retângulos.

Por fim, apague a primeira fotografia e repita o processo criando a ultima fotografia para preencher os 8 retângulos negros.

fotografias tipo passe

E aqui está o resultado final, agora é só gravar em formato jpg e levar a uma qualquer casa da especialidade e pedir para imprimir no formato standard de 10X15.

Para melhores resultados recomendamos as impressoras e os acessórios acima indicados.

Espero ter ajudado

Bom trabalho.

 

COMPARTILHAR
Artigo anteriorA paixão de 2 fotógrafos de paisagem
Próximo artigoCinemagraphs seja criativo
Nascido em Lisboa, Advogado de profissão e fotógrafo de coração, com licenciatura em Direito bem como formação em Marketing e publicidade, dedica-se à fotografia, e produção de contéudos.

Deixar uma resposta