Mais um relógio da minha colecção vintage este é mais um Seiko da década de 70 e no caso um relógio de mergulho.

Seiko 7002

Este relógio possuo desde a década de 80 tendo sido adquirido em segunda mão e nunca antes revisto até ao mês passado que foi totalmente revisto e encontra-se pronto para mais 20 ou 30 anos de funcionamento.

Seiko 7002 Diver Watch

Um pouco de história sobre esta linha de relógios da Seiko.

img_20161204_131924

Foi através de Daini Seikosha, em 1969 que a a Seiko apresentou o calibre 7005, que inovava com um sistema de carregamento automático.
O objectivo desde movimento era optimizar a máquina, tornando o funcionamento mais estável, e facilitando a desmontagem e montagem a cada revisão, desta forma essa optimização resultou num menor número de peças, parafusos e molas diminuindo também o número de possíveis falhas.
O sistema do automático foi  o alvo de maiores e as mais significativas alterações, trazendo um conceito novo ao reduzir meças a Seiko conseguiu obter uma menor espessura.

O Seiko 6119 possui 5.15 mm de altura, enquanto o 7005 possui 4.50 mm, menos que o ETA 2824 que possui 4.60 mm (5.05 mm para o 2836).

Do calibre7005, derivam os restantes  modelos, o 7006, 7002, 7009, o crono 7016 e o moderno e actual 7S26.

Outra característica importante da linha 70xx foi a redução no tamanho do balanço.

A linha 70xx é em geral mais simples que a linha 61xx, não possuindo algumas sofisticações como o hack, o 919 também não possui. E também não possui o ajuste rápido do calendário pressionando a coroa.

No caso do 7002 a unica complicação que possui é o dia do mês, não exibindo o mês corrente.
Além de menos sofisticada, a linha 70xx conta com um número menor de variantes. Isso deveu-se à chegada da “era quartz”.
A Seiko, foi pioneira nessa nova tecnologia, sendo que se desviou da elaboração desta linha, desta forma a linha 70xx não teve a oportunidade de receber variações mais complicadas, e nem de equipar a coleção Grand Seiko, tendo sido abandonada a inovação desta linha durante a década de 70.
No entanto a Seiko produziu estes Diver’s durante a década de 80 quando adquiri o meu.

Seiko 7002

O meu caracteriza-se por ser a versão de 150 Metros, com a denominada “Pepsi” Bezel, que tem este nome por possuir as cores do logótipo da marca de refrigerantes, o azul e vermelho.
Seiko 7002
Com um diâmetro sem coroa de 41mm, e 13 mm de altura, ostenta a coroa às 4 horas e vem com um vidro mineral Hardlex trata-se de um relógio robusto muito vistoso e que ostenta ainda a correia original em borracha com largura de 22mm, os ponteiros são prateados e possui luminescência nos marcadores e ponteiros.
A traseira caracteriza-se por ser totalmente fechada com a célebre onda gravada em todos os Seiko Diver’s.
Seiko 7002
Note-se no entanto que este relógio com uma correia Nato em pele torna-se mais elegante, ou mesmo com uma correia em nylon fica também muito bem e é um relógio que com uma roupa casual vai sempre dar um toque de classe.
Seiko 7002
Existe uma enorme comunidade no mundo inteiro que se dedica a modicar estes relógios alterando mostradores e ponteiros “moding” fazendo com que haja neste momento versões com mostradores e ponteiros para todos os gostos.
No presente o seu sucessor é o Seiko SKX009.
COMPARTILHAR
Artigo anteriorSeiko 6119
Próximo artigoOmega DeVille Quartz
Nascido em Lisboa, Advogado de profissão e fotógrafo de coração, com licenciatura em Direito bem como formação em Marketing e publicidade, dedica-se à fotografia, e produção de contéudos.

2 COMENTÁRIOS

  1. “No caso do 7002 a unica complicação que possui é o dia do mês, não exibindo o mês corrente.”

    O correto não seria DIA DA SEMANA corrente? 😉

    • Caro Ivan, obrigado pelo seu comentário, o correto até seria não exibindo o dia da semana corrente, pois ele exibe o dia dos 30/31 dias do mês, o que não exibe é o dia da semana, (segunda, terça, quarta etc).

Deixar uma resposta