-Publicidade-

Seiko 6119

Estes relógios do calibre 61xx, são calibres robustos, com uma durabilidade e resistência a toda a prova e prontos para "castigos" severos

Seiko 6119
-Publicidade-
-Publicidade-

Hoje trago-vos uma rubrica bem diferente do habitual, e este artigo será o primeiro de muitos relacionado com relógios.

Este rubrica visa falar de relógios em geral, mas mais focada em relógios vintage, pois são aqueles que mais gosto, sem nunca perder de vista claro os relógios atuais, como sabem, já aqui falámos e fizemos ensaios a smartwatches, no entanto são os relógios tradicionais em paralelo com a fotografia que mais paixão me despertam.

E hoje vamos falar de um relógio em particular que pertenceu ao meu pai e pelo qual tenho um carinho especial e por isso mandei-o reparar todo de modo a que ficasse operacional e funcional por mais 30 ou 40 anos.Seiko 6119

Seiko 6119

Os calibres automáticos 61xx e também os 70xx são aqueles que mais popularizaram a marca. Tratam-se de movimentos mecânicos, e foram produzidos numa variedade enorme de modelos, e exportados para diferentes mercados e para isso a Seiko fabricou imensas combinações com diferentes caixas e mostradores.

Os modelos mais popularizados foram aqueles que ostentam o número “5” no sem mostrador e que celebrizaram a famosa coleção “Seiko 5”,

Estes relógios do calibre 61xx, são calibres robustos, com uma durabilidade e resistência a toda a prova e prontos para “castigos” severos, o do meu pai por exemplo nunca teve qualquer revisão e era o seu relógio de eleição quando ele fazia o seu jogging de fim de semana, já no tempo em que ele o tinha colocado de lado, tendo dado lugar a outros mais modernos.

Movimento e concepção:

Esta linha de relógios caracteriza-se, em termos de projecto, por ter um movimento automático de balanço de grande diâmetro. Caracteriza-se por ser concebido num módulo, muito fácil de ser desmontado, o que resulta num “must” pois facilita e muito na hora da sua revisão.

Seiko 6119
Movimento do Seiko 6119

A Seiko concebeu um sistema patenteado que denominou de Magic-lever e que produz um carregamento extremamente eficiente, dispensando a corda auxiliar pela coroa. (sem hack).

1

Originalmente a linha 61xx surgiu na década de 60 do Seculo passado, mais precisamente em 1967 com o calibre 6106, sendo este o movimento que se veio a estender ao resto da restante linha.

Grande parte da linha 61xx foi descontinuada nos anos de 1974 e 1975. Permaneceram o calibre 6105, que permaneceu nos famosos Seiko Divers 150m e assim se manteve até 1977, bem como os cronógrafos 6138 e 6139 que se mantiveram até 1979.

Na realidade o Seiko 6119 é um derivado do 6106, no entanto a Seiko simplificou o projecto de modo a conseguir um relógio com um custo mais baixo (um menor número de rubis e a perda do hack).

Este meu Seiko 6119 era um típico dresswatch, a revisão ocorreu sem grandes problemas e necessitou levar:

– Substituição de todos os vedantes.
– Platine com rolamento do rotor.
– Recuperação do balanço com cravamento de eixo novo, contra-balanceamento e sincronismo.
Seiko 6119
Cortesia de Paulo Girão
No fim ficou como novo, e claro está o valor estimativo de ter sido o relógio do meu pai.
Seiko 6119
No final levou uma correia Nato azul, de modo a dar a este meu Seiko Vintage um ar mais jovem e apto a ser usado com roupa mais casual.
Seiko 6119

Seiko 6119

SEM COMENTÁRIO

Deixar uma resposta