Hoje trago-vos um relógio Russo, que faz parte da minha colecção e merece aqui um destaque especial pelas características que passarei a enunciar.

Pobeda

Um pouco de história:

Pobeda (russo: Победа, significa victória) e é uma marca russa de relógios de pulso da Petrodvorets Watch Factory “Raketa”. A marca foi escolhida pelo próprio Stalin em abril de 1945 e deu a ordem de que os primeiros relógios estivessem prontos para o 1º ano da celebração da Vitória da II Guerra Mundial. O primeiro protótipo saiu da fábrica de Penza no final de 1945, e o primeiro modelo para o público saiu da Fábrica de Relógios Kirov em Março de 1946.

Pobeda

Pobeda

Este meu exemplar trata-se de um relógio com o movimento Zim 2602, são relógios mecânicos de corda, e muito fiáveis, o movimento é um movimento russo de inspiração francesa, trata-se de um movimento com 15 rubis. Importa referir que estes movimentos foram fabricados até 2004, altura em que a fábrica ZIM entrou em falência.

Pobeda

O mostrador tem o ponteiro dos segundos situado por cima das 6 horas e no caso do meu o mostrador é de um azul muito escuro que apenas mostra o azul em certos ângulos. É um relógio pequeno coberto por um cristal em acrílico e no que à dimensão diz respeito é relativamente pequeno para os padrões actuais tem 36mm excluindo a coroa e 11 mm de espessura. Podemos dizer que estes pequenos Pobeda são como os Timex da Russia, fiáveis, baratos e que duram uma vida.

Pobeda

São máquinas que usam correias de 18mm e no caso do meu está com uma correia em pele ZULU, que lhe dá um toque irreverente e excelente para usar com roupa casual.

Pobeda

 

COMPARTILHAR
Artigo anteriorTissot Sport
Próximo artigoSony Cyber-shot HX350
Nascido em Lisboa, Advogado de profissão e fotógrafo de coração, com licenciatura em Direito bem como formação em Marketing e publicidade, dedica-se à fotografia, e produção de contéudos.

Deixar uma resposta