Este é mais um dos relógios que recordo do meu pai usar frequentemente.

Um Pouco de História:

A Omega foi fundada em 1845 por Louis Brandt, de 18 anos, em La Chaux-de-Fonds, na Suíça, que montou relógios de bolso com precisão de peças fornecidas por artesãos locais.

Ele vendeu os seus relógios da Itália para a Escandinávia através da Inglaterra, o seu principal mercado. Depois da morte de Louis Brandt em 1879, os seus dois filhos Louis-Paul e César, perturbados por entregas irregulares de qualidade questionável, abandonaram o insatisfatório sistema de oficina artesanal e passaram para uma fabricação interna com controlo total da produção, muito também devido à maior oferta de mão-de-obra, mudando- se para  Biel / Bienne, a empresa mudou-se para uma pequena fábrica em Janeiro de 1880, depois comprou todo o edifício em Dezembro.

Dois anos mais tarde, a empresa mudou-se para uma fábrica de fiação convertida na área de Gurzelen de Biel / Bienne, onde ainda mantem a sua sede.

Os primeiros calibres produzidos em série, Labrador e Gurzelen, bem como o famoso calibre Omega de 1894, garantiriam o sucesso de marketing da marca. A Os sócios Louis-Paul e César Brandt morreram em 1903, deixando uma das maiores empresas de relojoaria da Suíça – com 240.000 relógios produzidos anualmente e empregando 800 pessoas deixando nas mãos de quatro jovens, dos quais o mais velho, Paul-Emile Brandt, a influência seria sentida durante o próximo meio século. As dificuldades económicas trazidas pela Primeira Guerra Mundial o levariam a trabalhar activamente a partir de 1925 para a união de Omega e Tissot, depois à sua fusão em 1930 para o grupo SSIH, em Genebra. Sob a liderança de Brandt e Joseph Reiser a partir de 1955, o Grupo SSIH continuou a crescer e a multiplicar-se, absorvendo ou criando cerca de cinquenta empresas, após várias vissicitudes a empresa acabou por ser absorvida pelo Grupo Swatch que é detentor das marcas Hamilton e Tissot.

Omega DeVille Quartz

Trata-se de um Omega da década de 80 do século passado com movimento quartzo que se caracteriza por ser pequeno, ostenta ainda a bracelete em pele original  quase um relógio de senhora, medindo apenas 30 mm de largua e 36 mm de altura, mas muito elegante, um dress watch moderno e discreto para os padrões da época.

Omega DeVille Quartz

Caracteriza-se por ser um relógio sem qualquer coroa, que é uma enorme vantagem para quem usa relógios na mão direita pois a coroa tende a danificar os punhos das camisas o que não ocorre nesta versão.

Numa caixa em aço coberta a ouro de 18K com vidro safira ostenta um mostrador de fundo dourado também, riscado com uma grelha quase imperceptível com ponteiros de apenas horas e minutos, trata-se de um relógio para pessoas com pulsos pequenos, pois senão perde-se e torna-se pouco masculino dadas as suas pequenas dimensões e simplicidade.

A ausência da coroa ocorre porque no lugar dela existe um pequeno orifício que quando pressionado serve para ajustar o relógio e que funciona do seguinte modo:

 Ao ser pressionado por menos de 3 segundos avança o ponteiro 1 min. Pressionado-o por mais de 3 segundos, avança exactamente 1 hora.
Omega DeVille
O movimento é o 1365 da Omega, um movimento quartzo suíço simples e eficaz com 9 rubis.s-l400
COMPARTILHAR
Artigo anteriorSeiko 7002 Diver Watch
Próximo artigoJaeger Lecoultre
Nascido em Lisboa, Advogado de profissão e fotógrafo de coração, com licenciatura em Direito bem como formação em Marketing e publicidade, dedica-se à fotografia, e produção de contéudos.

Deixar uma resposta