Porque é que a fotografia analógica com filme está na moda?

Eu não sou fotógrafo profissional, faço da fotografia uma paixão, um prazer, um hobby, e fotografo nos dias de hoje com digital, mas o começo na fotografia foi no analógico. Mas se repararem as marcas estão a reinventar os modelos antigos, há claramente um regresso ao passado.

001_The-Analog-Docs

E existe quem dê esse passo ainda mais longe e pegue nas máquinas dos pais ou avós e ouse aventurar-se no mundo do analógico.

Mas qual o motivo? em primeiro lugar porque na fotografia analógica os resultados não necessitam de ser pós processados. E aquele look vintage, tão difícil de igualar no pós processamento já se encontra lá.

008_The-Analog-Docs

Depois os equipamentos, por enquanto ainda se conseguem encontrar de forma económica, pois uma máquina que nos anos 70 custava tanto como um automóvel de gama média hoje pode ser adquirida por poucas dezenas de euros ou pouco mais que uma centena de euros.

As lentes para sistemas como a Minolta MD, a Pentax K ou mesmo o formato M42, ou as lentes FD da Canon, são muito mais económicas que as atuais digitais, e foram construídas num tempo em que eram construídas para durar, todas com o corpo em metal.

51EJK078T2L._SX450_

Depois as fotografias não são efémeras não são um mero arquivo digital que se perde com uma pequena falha informática, elas existem são materiais estão no filme ou no papel, e depois fotografar em analógico obriga-nos a pensar a fotografia como os mestres assim aprenderam e é a melhor escola que se pode ter para o digital.

Mas vamos falar um pouco sobre tudo isto.

O Look

Os fotógrafos de filme vão dizer o quanto eles gostam do look especial do filme. Isto é semelhante aos amantes da música que lhe dizem que o vinil soa mais orgânico do que um CD. Mas a verdade é que um monte de empresas estão a voltar discos de vinil. E na realidade os fotógrafos digitais tentam imitar esse look nos seus arquivos digitais com presets, mas dificilmente conseguem de forma correta. pois O filme tem uma paleta de cores incrível e uma enorme gama dinâmica de detalhes em ambos os destaques e sombras. Então, por que imitar quando você pode simplesmente fotografar em analógico?

15908276526_6e15a98d43_z

Fotografar em analógico vai fazer de você um fotógrafo melhor, isso eu prometo!
Ao fotografar com filme,  é obrigado a saber exatamente o que  está a fazer. Vai ter que saber usar a exposição e saber o que velocidade e exposição alteram na fotografia, vai obrigar a ter memória fotográfica, a visualizar a fotografia na sua cabeça ao invés de tirar uma fotografia e errar até acertar, não no filme só sabe o que tirou depois de revelar os seus filmes.  Cada fotografia custa dinheiro e vai querer ter a certeza do que quer fotografar antes de apertar o botão. Isto soa um pouco assustador para alguém que tem experiência apenas em fotografia digital. É uma curva de aprendizagem, mas acreditem vale a pena.

O filme acaba por poupar tempo

Quando estamos a fotografar em digital voltamos de um trabalho com centenas de fotos, que têm de ser tratadas e pós-processadas (por norma fotografamos em RAW). Com filme, voltamos com 40 imagens e a maioria deles são impressionantes. Entregamos a terceiros o processo de desenvolvimento e digitalização dos nossos filmes e vai economizar um monte de tempo com pós-produção. Honestamente, não há quase nenhum pós-processamento necessário e você pode passar mais tempo em fazer as coisas que você também gosta como estar com a família, namorada ou namorado etc…

O equipamento para fotografia analógica é mais económico

Mas este paradigma pode mudar num curto espaço de tempo, por isso talvez seja importante caso queira entrar neste mundo começar a procurar algo para começar.

Bokeh esse forma mágica de desfocar o fundo

BOKEH (japonês para “borrão”) a lente torna tudo que está fora de foco em pontos de luz. E esta parece ser a busca do Santo Graal para cada fotógrafo de retratos. Há toneladas de artigos e discussões na internet sobre qual a lente a melhor. Quanto maior a abertura é, por exemplo, 1.2, 1.4, menor será o numero e uma profundidade de campo. Isso faz com que você se concentre apenas sobre os olhos, onde os cílios já estão fora de foco. A qualidade do BOKEH nas lentes clássicas é deliciosa.

5751311417_ce449c2cdc_z

Esqueça a desatualização do seu equipamento.

Na era do digital os fabricantes todos os anos lançam novos modelos fazendo o nosso investimento de milhares de euros implodir numa desatualização constante, os 12 mega pixéis de uma 5d classic são atualmente 50.6 mega pixéis na Canon 5DS. Na fotografia analógica e a vantagem dessas câmeras antigas é que uma vez que você compra elas vão satisfazer as suas necessidades. É tão simples como isso. Não haverá novo material. A maioria das câmeras que usamos têm mais de 30 anos de idade e tudo que você precisa está disponível no mercado de segunda mão. E há também um monte de comentários sobre o equipamento na web, o que torna mais fácil decidir qual sistema deve começar. Além disso, essas câmeras são construídas como tanques e eles são de qualidade superior em comparação com as mais novas DSLRs.

14133372368_6fd347bea4_z

E com isto não estou a dizer para abandonar o digital, mas sim a abrir novos horizontes.

Por isso o que está à espera? Atreva-se

Deixo-vos aqui a ligação para a rúbrica das clássicas que vai crescendo todas a semanas.

Deixo-vos aqui os links de algumas lojas deliciosas para este tipo de fotografia.

Máquinas de outros tempos

Sitio do Cano Amarelo

Câmeras e companhia