Novos iPhone 6s e iPhone 6s Plus agora com Force Touch

O cor-de-rosa está na moda, pelo menos para a Apple.

Certamente a Apple está decidida em apostar num mercado mais fashion.

Depois de ter apostado na cor para o relógio inteligente, também os novos iPhone 6s e iPhone 6s Plus vão estar disponíveis nesta modalidade. As cores dourado, prateado e cinza espacial ainda se mantêm disponíveis. Mas ao contrário do que aconteceu no Watch, nos iPhone o cor-de-rosa esteve longe de ser a maior das novidades.

Novas formas de interação
A apresentação das carateristicas dos novos modelos começam pelas capacidades multitouch, com a tecnologia 3D Touch em destaque, que traz novos gestos, como o Peek e Pop ou o Mini-Tap, mas igualmente importantes no capítulo dos jogos.

O 3D Touch é a capacidade que o ecrã do smartphone tem em reconhecer diferentess níveis de pressão, o que resulta em diferentes níveis de interação.

O Pop, por exemplo, permite chamar menus de informação contextual relacionados com a aplicação que está a ser usada. Já o Peek permite aceder a pré-visualizações de informações em aplicações como o email, por exemplo. E a Apple já conseguiu que algumas aplicações usem este sistema: WeChat, Instagram e Facebook.

Os novos iPhone 6s integram processador A9, até 70% mais rápido do que o A8, e o processador gráfico 90% mais rápido.

Os novos iPhone vão ter ainda um novo processador de movimento, o M9, que vai estar sempre ativo. Desta forma consegue garantir com mais precisão a monitorização das atividades dos utilizadores.

iPhone dá o salto na qualidade fotográfica
O iPhone 6s e o iPhone 6s Plus vão ter agora uma renovada câmara iSight, que vai ser capaz de produzir fotografia com 12 megapíxeis. Isto garante um aumento de 50% relativamente aos píxeis conseguidos com os modelos anteriores do smartphone da Apple.

A Apple investiu ainda em novas tecnologias que ajudam a criar composições com cores mais reais e que por consquência ajudam também numa melhor definição de contrastes. O executivo Phil Schiller garante também que a tecnologia de autofocus da câmara fotográfica está melhorada.

Uma das grandes novidades é a possibilidade de gravação de vídeo 4K com os novos iPhone – uma estreia nos dispositivos da Apple, mas que já existe há muito na concorrência direta.

Ao nível de imagem, e resumindo o que foi apresentado, nos iPhone 6s e 6s Plus é tudo sobre a qualidade: tanto nas fotografias, como no vídeo. A Apple atualizou também o sensor fotográfico frontal para os cinco megapíxeis, o que ajudará a melhorar de forma considerável as conversações através de serviços como o FaceTime ou Skype.

Destaque para um “truque” que a tecnológica de Cupertino implementou: o ecrã dos smartphones podem adquirir um brilho três vezes superior ao normal para criar um “Flash” que ajuda a conseguir melhores fotografias com a câmara frontal.

Os novos iPhone vão ainda permitir criar “fotografias vivas”, uma funcionalidade que estará ativada por definição e que basicamente cria uma animação quando o ecrã é pressionado com força, acionando a tecnologia Force Touch.

Comunicações mais rápidas
A Apple atualizou os chips de redes móveis e redes wireless para que os novos smartphones consigam atingir velocidades duas vezes mais rápidas: tanto através do plano de dados em modo 4G, como quando está ligado ao Wi-Fi lá de casa.

Armazenamento

Os novos iPhone vão estar disponíveis em versões de 16, 64 e 128GB. A maior “surpresa” continua a ser a aposta da marca da maçã numa versão de 16GB, uma quantidade de espaço que se pode revelar insuficiente para fotografias com 12 megapíxeis e para vídeos Ultra HD.