Asus Zenfone Zoom S

Nos dias que correm e com a importância da imagem, cada vez é mais evidente a premissa que uma imagem vale mais que mil palavras. Então, eis um telefone que afirma ser o smartphone capaz de captar fotografias cheias de detalhes, sem custar uma fortuna, sim é isso que vamos analisar ao longo de 3 dias numa viagem que fizemos a Londres, o Asus Zenfone Zoom S.

Zenfone Zoom S

O Asus Zenfone Zoom S ou noutros mercados o Zenfone 3 Zoom é a última tentativa da empresa para o mercado de smartphones de gama média.

No que ao telefone diz respeito, podemos dizer que desde a embalagem à aparência e ao toque sentimos estar perante um terminal premium, com um aspecto e toque mais refinado que a maioria dos telefones da Asus com os quais já tive contacto. E não é apenas a aparência apenas do “pacote”, pois na realidade corresponde à surpreendente quantidade de tecnologia que vem com ele. Além de um chipset competente que pode lidar com a maior parte das aplicações e jogos, possui uma enorme bateria de 5.000 mAh que coloca a autonomia da bateria na ordem dos dois dias de autonomia.

Este equipamento foi criado para ser focado na fotografia, ou seja na capacidade de captar excelentes fotografias.

Será que é o melhor telefone para fotografia do momento?

É isso que vamos saber nesta análise bem como falar sobre as suas características.

Primeiras impressões

O Zenfone Zoom S é um aparelho bonito, um pouco inspirado em termos de design com o iPhone, vem com duas câmeras traseiras, e é um aparelho muito bem construido todo em metal (alumínio).

Na lateral direita vai encontrar os botões de volume e ligar/desligar.Zenfone Zoom S

Na outra lateral vai encontrar a gaveta para os cartões SIM. Note no entanto que é uma gaveta híbrida, ou dois cartões SIM, ou um cartão SIM e um SD Card (cartão de memória).

Zenfone Zoom S

Na parte de baixo vai encontrar uma entrada USB-C e o jack para os auriculares, e a coluna de som.Zenfone Zoom S

Na frente por baixo do ecrâ vai encontrar 3 botões físicos (capacitivos) e no topo câmera e sensor.Zenfone Zoom S

Na traseira as duas câmeras que falaremos em mais detalhe, o flash e o sensor de impressões digitais que posso adiantar já que é muito muito rápido.Zenfone Zoom S

Ao toque, o facto de ser todo de alumínio torna o um pouco escorregadio, o que leva a algum tempo de adaptação.

Características

Altura 15.4 cm

Largura 7.7 cm

Espessura 7.9 mm

Ecrâ de 5.5 polegadas AMOLED 1920×1080 FULL HD 401 ppi Gorila Glass class 5

O ecrâ responde a 2 toques para acender e vai perceber que de fábrica vem com uma cor ligeiramente amarelada nos brancos que rapidamente consegue corrigir pois o terminal é altamente customizável.

Bateria A bateria é de lítio (Li-Ion) com 5000 mHa (miliamperes hora) o que permite quase dois dias de utilização em uso moderado, conseguimos onze horas de ecrâ ligado.

Processador o Zenfone Zoom S vem com um processador Snapdragon 625 Octa-Core 2.0 Cortex A53

GPU Adreno 506,

RAM 4gb

Memória interna 64gb expansível até 2 TB

Conectividade WI-FI 802.11 b/g/n, dual band, wifi direct, ponto de acesso, bluetooth 4.2, A2DP, EDR, LE, GPS com A-GPS, GKONASS, BDS, USB On The Go.

Sensores Impressão digital, acelerômetro, giroscópio, proximidade, bússola.

Câmeras

Câmera 1 (grande angular) Tecnologia Asus SuperPixel 12 Megapixeis, abertura f1.7, Sensor Sony IMX362, distancia focal de 25 mm com 6 elementos e um angulo de visão de 82º.

Câmera 2 (Zoom)  Tecnologia Asus SuperPixel 12 Megapixeis, abertura 2.8 de 59 mm com 5 elementos permitindo zoom óptico de 2.3.

Câmera frontal 13 Megapixeis sensor Sony IMX214 (1/3.06″,0.12mm) Abertura f/2.0

Video 4K (3840X2160 a 30fps, FULL HD 1080p a 60fps, FULL HD 1080p a 30fps, HD 720p a 30fps

Utilização e Desenpenho

No que diz respeita ao desempenho do equipamento, este terminal demonstrou ao longo do ensaio rodar a maioria dos jogos actuais, em termos de interface vem com a Zen UI 3.0, uma interface bem fluída, se bem que podia estar mais bem desenhada em termos estéticos, nomeadamente o tamanho e a cor dos ícones.

Zenfone Zoom S

Não obstante este meu gosto pessoal, tem funcionalidades muito bem conseguidas a possibilidade de poder usar gestos para aceder directamente a determinadas aplicações.

Zenfone Zoom S

Por exemplo configurei a o terminal para ao desenhar um “W” abrir directamente o Whatsapp. Brutal!.

Para além disso possuiu uma enorme loja com temas muito bonitos, e pode fazer com que os botões capacitivos tenham mais que uma função, pode configurar por exemplo um botão para a sua função normal, ou se ficar a pressionar despertar uma função extra, por exemplo fazer print screen e esta funcionalidade estende-se ao leitor de impressões digitais.

Zenfone Zoom S

Quanto ao audio

Não sendo dos melhores audios de smartphones que já testei, diria que é um audio muito muito bom, não notei distorção, é claro e com um som vibrante que permite ouvir mesmo em ambientes mais ruidosos.

Zenfone Zoom S

Vamos ao que interessa

Quanto à capacidade para fotografia

Este equipamento foi claramente concebido para concorrer com o melhor que se faz em fotografia com smartphone e neste sentido vem equipado com 2 lentes, apostando no zoom, tendo uma lente grande angular f/1.7 e uma zoom f/2.8 permitindo um zoom óptico de 2.3X. Tendo uma das lentes estabilização óptica de 4 eixos e a outra estabilização digital. Na realidade o zoom de 2.3 é conseguido pela alternância das câmeras. Para além deste zoom óptico consegue ir até 12X no digital, o que não recomendo pois na realidade perde definição.

Zenfone Zoom S

Modos de câmera

O Zenfone Zoom S vem equipado com alguns modos de câmera muito interessantes, para quem é fotógrafo, e sabe usar as várias configurações, o modo manual é delicioso, pois permite brincar com todas as configurações da câmera e fazer fotografias muito criativas. inclusive fotografar em RAW.

Zenfone Zoom S

O Modo de Super Resolução é fantástico para tirar fotografias de paisagem, pois pode obter mais detalhes e fazer as fotografias ficarem bem mais detalhadas.

O Modo Retrato, é o modo que permite configurar a abertura da câmera e fazer o desfoque no fundo fazendo com que a pessoa retratada se torne bem mais interessante e conseguir obter fotografias de retrato cheias de glamour.

Zenfone Zoom S

A câmera frontal vem de forma nativa com um modo que se chama embelezador (beauty mode) que recomendo que desligue pois vai fazer com que fique com as fotografias com um ar artificial.

Zenfone Zoom S

Posso afirmar, no que à câmera diz respeito, que em termos de smartphones de gama média é seguramente o melhor equipamento que já testei, nomeadamente muito melhor que o meu OnePlus 3.

Quanto ao video

Recomendo filmar com a câmera principal que tem estabilização óptica, e pode filmar nestes modos 4K (3840X2160 a 30fps, FULL HD 1080p a 60fps, FULL HD 1080p a 30fps, HD 720p a 30fps.

Conclusão

Estamos perante um equipamento  muito equilibrado de gama média que aposta na fotografia. Com um processador Snapdragon que lhe proporciona uma eficácia acima da média. A ZEN UI é equilibrada trazendo opções interessantes. Com um preço que ronda os €500,00 (quinhentos euros)  é um equipamento que concorre directamente com equipamentos como o OnePlus 5, Samsung A7 e Honnor 9 e seguramente uma opção a ter em conta e ao contrário de outras marcas conta com um suporte em território nacional.

Deixo-vos algumas imagens captadas com o Asus Zoom S e que foram impressas com a impressora HP Sprocket

Zenfone Zoom S
Fotografias captadas com o Asus Zenfone Zoom S e impressas com a HP Sprocket

Zenfone Zoom S
Sem Zoom

 

Zenfone Zoom S
Com Zoom Óptico 3X

Resta-nos agradecer à Asus Portugal a cedência do equipamento para o ensaio.

 

REVIEW GERAL
Design
7
Qualidade de construção
8
Desempenho
8
Autonomia
9
Fotografia
10
COMPARTILHAR
Artigo anteriorHP Sprocket impressora portátil em análise
Próximo artigo7Artisans lançou quatro novas lentes no mercado
Nascido em Lisboa, Advogado de profissão e fotógrafo de coração, com licenciatura em Direito bem como formação em Marketing e publicidade, dedica-se à fotografia, e produção de contéudos.

Deixar uma resposta