Review e ensaio Sony A7s

Escolhi uma visita por Lisboa, visitando algumas igrejas com pouca luz, e uma visita à pacata e turística vila de Sintra onde as suas ruas estreitas e as centenas de turistas faziam a combinação perfeita para testar esta câmera que se caracteriza como uma câmera para fotografar com condições de luz muito difíceis.

A Sony A7s  é o terceiro modelo full-frame sem espelho (mirrorless) da linha da Sony, uma câmera de 12MP que coloca toda a ênfase nos seus recursos de captura de imagem com pouca luz, bem como a sua capacidade para gravar video. A Sony vem enfatizando que esta câmera foca-se claramente em videografia.

A7S tamanhosA primeira coisa que precisa saber sobre a A7S é que ela tem a capacidade de gravar filmes a 1080p internamente ou ser usada para filmar a 4K com saída de vídeo para um gravador externo. Os 1080p  internos são gravados utilizando o formato XAVC S, uma versão mais favorável ao consumidor do sistema XAVC da Sony. Este é a primeira das câmeras da empresa a usar este formato, o que liberta a câmera das restrições da taxa de bits do padrão AVCHD.

XAVC S

No entanto, enquanto o corpo da A7S parece-se exatamente com as suas irmãs de 24 e 36MP, nomeadamente os modelos  A7 e A7R (o projeto do a7 do II é ligeiramente diferente), ela inclui toda uma série de recursos e ferramentas para apoiar o videógrafo. Recursos que incluem o contraste S-Log2 curva de tom baixo que permite mais alcance dinâmico da câmera nos seus arquivos de vídeo e a opção de gravar time code.

 

Sony1

 

O que vem na caixa:

  • Bateria recarregável NP-FW50
  • Proteção para cabo
  • Transformador CA AC-UD10
  • Carregador de bateria BC-TRW
  • Alça a tiracolo
  • Protecção para a estrutura
  • Proteção de suporte para acessórios
  • Protecção ocular
  • Cabo micro USB

Preço só do corpo: €2.499,00

Lente: FE 50MM 1.8 OSS €399,00

 

As câmeras DSLRs capazes de gravação de vídeo HD já existem há pelo menos de seis anos. Antes mesmo da Canon EOS 5D Mark II, que demonstrou que pode obter qualidade de vídeo quase profissional a partir de uma câmera fotográfica, E este tipo de recurso tornou-se posteriormente um recurso essencial para muitos utilizadores.

Captação de vídeo full-frame

No entanto, As DSLRs e as câmeras modernas mirroless não oferecem muito suporte para  vídeo. A capacidade técnica está lá, mas mesmo em câmeras onde um nível decente de controle manual é fornecido, ferramentas como o focus peaking e padrões zebra que são comuns em câmeras de vídeo dedicadas, normalmente não existem  neste tipo de câmeras. Isso estende-se até mesmo às câmeras como a Canon 5D Mark II e Nikon D800, cujos fabricantes respectivos contentam-se em promover recursos de vídeo, mas com algumas lacunas. Pese embora a Canon tenha posteriormente colocado alguns recursos adicionais com a EOS 5D Mark III.a7s Zebra

A Sony A7S contornou estas lacunas e oferece ambos ambos os recursos focus peaking e o padrão zebra para ajudar os videógrafos a obterem melhores resultados.

E como máquina fotográfica?

“S” de Sensitive.

A câmera para ensaio vinha com 2 lentes prime, a saber:

A 50MM 1,8 e a 35MM 2.8, e sobre estas diria, são fantásticas como poderão ver na galeria que disponibilizo.

Sendo eu um fotógrafo e não um videógrafo, irei agora falar do desempenho desta maravilha da tecnologia enquanto máquina fotográfica, é certo que não tem os 24MP nem os 36 MP das suas irmãs, mas na realidade tem uma imagem fantástica em termos de qualidade, no ensaio que realizei procurei fotografar algumas imagens em zonas de baixa luz, como em igrejas, e grutas onde destaco uma fotografia que fiz a uma aranha com um iso extremamente elevado e em condições de luz que mal se via, e posso dizer que esta câmera quase que vê no escuro. Com um iso que vai até aos 409600 esta câmera de facto é revolucionária.

A7s (21 of 26)

Os menus são detalhados e completos e muito intuitivos como já referi no teste da A6000 que tive oportunidade de realizar.

Do que gostei:

Qualidade de imagem impressionante, e muito detalhada, 1080p, capacidade de gravar em
4K (UHD) quando utilizado com gravador externo, tem um modo de disparo completamente silencioso disponível o que é excelente em casamentos, e quando quer fotografar sem ser notado, possui portas para microfone e auscultadores, dispõe de
ferramentas muito úteis, tais como peaking focus e padrão zebra, sistema Wi-Fi muito fiável permitindo a gravação remota e fácil e a partilha de fotografias, vem com um carregador externo o que ajuda de forma fácil a manter uma segunda bateria carregada.

 

Do que gostei menos:

Limitada a contrastar, enquanto as suas irmãs A7 e até a a6000 têm um sensor de fase de detecção AF. A pequena bateria pode ser restritiva, especialmente para a gravação de vídeo e  senti a falta de um touchscreen.

Conclusão:

A Sony A7S  e devemos ter em conta que “s vem de sensitive, é uma câmera muito interessante um modelo onde, possivelmente, a Sony quis dar mais ênfase na captura de vídeo e na capacidade de fotografar e filmar em condições de baixa luminosidade e neste aspeto a A7s é um sucesso, tendo excedido todas as minhas expectativas.

No entanto dada a existência de seus modelos irmãos. A a7 II é uma câmera faz-tudo, enquanto a A7R é a rainha em fotografia.

Deste modo posso dizer de forma categórica a A7S está claramente mais focada para  vídeo, não desiludindo em fotografia, desde que não pretenda fazer fotografias ampliadas a grandes formatos.

Com isto em mente, a A7S é mais adequada para os videógrafos, que também são fotógrafos.

Deixo-vos com algumas imagens que fotografei no ensaio:

Este slideshow necessita de JavaScript.

O meu agradecimento à Sony, por disponibilizar o equipamento.