Luxi Light Meter Ensaio e review

Hoje vamos falar de algo que muitos de nós descuramos pois tendencialmente fotografamos com as informações prestadas pela câmera.

De uma forma geral a câmera presta uma informação precisa na maioria das vezes mas por vezes o sensor quando está a medir, confunde-se.

E sobre este tema aconselho que dêem uma leitura breve no Guia prático de modos de medição que já publiquei anteriormente.

Voltando ao assunto  que faz com que publique este artigo, por vezes, certamente já sentiu a necessidade de fotografar e saber quais seriam as definições corretas para aquela fotografia tão particular que gostaria de fazer, e a câmera não está a dar a informação mais correta, obrigando-o a fazer testes até chegar ao resultado pretendido.

No mercado existem medidores de luz para fotografia profissional como os da Sekonic, e outras marcas, no entanto estes são mais vocacionados para a fotografia profissional atingindo valores consideráveis.

Ciente desta necessidade a empresa Extrasensory Devices, criou o Light Meter.

Luxi For All
Luxi For All

O light Meter da  Extrasensory Devices, é um pequeno dispositivo plástico que acoplado a um smartphone e com a App que pode fazer o download na App Store ou Playstore, transforma o seu smartphone num honesto medidor de luz com performance aceitável para a maioria dos fotógrafos amadores.

 

luxi_pad_large

O modelo que ensaiámos foi o Luxi For All, e tem a particularidade de ser adaptável a qualquer iPhone ou Android, com ou sem capa, e ainda o iPad e o iPod touch.

O funcionamento é muito simples basta encaixar o clip cobrindo a câmera dianteira, instalar a aplicação e aproximar o smartphone do que pretende fotografar, de modo instantâneo a aplicação dá lhe o valor ideal para fotografar com aquelas condições de luz.

Veja o Resultado.

IMG_0870
f 2.8, Iso 100, 1/120

Existem várias versões criadas pela Extrasensory Devices, O Luxi 4 e para iPhone 4 e 4s, o Luxi 5 para iPhone 5 e 5s e o que ensaiámos que é o mais abrangente.