Review e Ensaio Sony a6000

Esta é a Sony alfa 6000 uma câmera com sensor APS-C anunciada em 2014 a alfa 6000 quando foi apresentada anunciou ser a câmera com o autofoco mais rápido do mundo com 0.06 segundos para focar, isto comparando com as câmeras APS-C da concorrência é mesmo o melhor autofoco do mercado.

Trata-se de uma câmera leve, compacta em termos de dimensões, sem espelho, denominadas por mirrorless, e com todas as funções de uma DSLR, partilha muitas semelhanças com a gama profissional das Sony alfa 7, no entanto esta com um sensor menor, e quando digo menor não quero dizer menos capaz, pois na realidade esta câmera é sensasional.

Se a compararmos com uma Canon 70D são 344 gramas contra 755 gramas da 70D. Com a lente de Kit cabe perfeitamente num bolso de um casaco.

 

camera-back-lcd-001

A alfa 6000 marcou sem sombra de dúvidas o fim da gama Nex onde aqui destacamos a NEX6 e a NEX7.

Enquanto a NEX-6 tinha 99 pontos fase cobrindo aproximadamente 50% do sensor, a alfa 6000 tem 179, com cobertura de 92% e é de longe o mais abrangente de qualquer câmera contemporânea, isto, combinado com o novo processador Bionz X, permite a câmera fotografar continuamente a 11 fps com acompanhamento do movimento.

afpoints

Principais características alfa 6000

  • 24,3 megapixels num sensor APS-C CMOS
  • Processador de imagem Bionz X
  • AF sistema híbrido com 25 pontos de foco de contraste e 179 fase
  • Flash buit in e suporte Multi-interface, para flash microfone etc.
  • 11 fps de disparo contínuo com detecção de movimento
  • LCD de 3 polegadas com 921.600 pontos, articulado
  • Visor eletrônico OLED com 1.44M pontos
  • Gravação de vídeo Full HD a 1080 / 60p e 24p; saída HDMI
  • Wi-Fi com capacidade de NFC e aplicativos para download
  • ISO: Auto, 100-25600 (Expansive a 51200 no modo Multi-Frame NR)

top-001allroundview-001

A alfa 6000 utiliza o mais recente processador de imagem da Sony Bionz X que reúne melhorias na redução de ruído.

As especificações do modo video da  alfa 6000 não são um conjunto muito diferente das da NEX-6, os utilizadores agora têm acesso a um padrão de zebra (um aviso de exposição ao vivo que pode ser definido para indicar um nível de brilho escolhido), Os menus mudaram para o novo estilo ‘Alpha’ encontrado na alfa 7R alfa 7 e a câmera agora pode ser controlada através de um Mac ou PC por uma conexão USB. O recurso do Wi-Fi é quase o mesmo que na NEX-6, oferecendo controle remoto a partir de um dispositivo móvel, a capacidade de transferir imagens da câmera e opções para fazer upload para a nuvem, através de redes Wi-Fi. A câmera também pode fazer download de aplicações da Sony App Store.

inhand-top-001

 

O Visor eletrônico da alfa 6000 achei-o pouco luminoso. A resolução do visor é 1.440.000 pontos, enquanto a ampliação é 0.70x. Um sensor infravermelho ativa o visor quando seu olho se aproxima dele, desativando o live view.back-001

 

Com um botão na parte de trás da câmara ativa e faz saltar o flash. Ele tem um número guia de 6 m (ISO 100), que é bastante baixo, mas mas muito comum neste tipo de câmeras.

Ele pode ser inclinado para trás com o dedo para  permitir um flash reflectido improvisado.

front-angled-flash-up-001No entanto, não se pode controlar flashes externos. Isto só é possível se colocar um flash compatível no suporte.

A Alfa 6000 usa a bateria NP-FW50 InfoLithium, que contém 7.7Wh de energia. O que se traduz em 360 fotografias por carga, de acordo com a Sony.

O método de carregamento padrão é através de USB, com um adaptador AC-to-USB incluído na caixa. Se quiser um carregamento mais rápido terá de comprar um carregador externo.

bottom-battery-001

No que diz respeito ao menu a Sony oferece a versão mais recente do painel rápido Navi interativo que pode ser acedido pressionando o botão DISP para percorrer todo o menu.

Navi2

Os comandos são simples e intuitivos.

custom_buttons

Em termos de performance a camera revelou-se uma verdadeira surpresa, fácil de usar, intuitiva, leve (344 gramas com a bateria).

Pontos menos favoráveis o visor que achei que tem pouca luz e as cores não são tão vibrantes como gostaria, não tem entrada para microfone o que apesar de ter uma excelente qualidade video vai limitar os videógrafos, pois apenas podem colocar um microfone externo no suporte multi funções que também serve para o flash externo, ainda não vem com possibilidade de gravar em 4K, mas também a maioria das suas concorrentes não o faz ainda. A bateria também revelou esgotar-se rapidamente, isto é temos uma câmera potente o que sacrifica um pouco a bateria, por isso aconselho a ter uma bateria extra.

Um ponto a ter em conta, é a linha de lentes disponíveis, é que a Sony não tem uma gama tão grande como as suas concorrentes Canon e Nikon no entanto a linha tem vindo a crescer.

Se vem como eu da linha das DSLR tem sempre a possibilidade de adquirir um adaptador e usar as suas lentes, e existem no mercado adaptadores que tornam as lentes Canon e Nikon compatíveis.

Conclusão, a alfa 6000 é uma câmera para todos, e quando falo todos, refiro-me aos entusiastas, à mãe, o pai, excelente para viajar dadas as suas dimensões e peso, esta câmera é uma joia, quando acoplada à lente correta, vem com flash embutido, a qualidade das fotografias e dos videos é excelente, vem com wifi, o que permite controlar remotamente a camera ou partilhar com o seu smartphone ou tablet, vem com NFC, é fácil de usar e intuitiva

Deixo aqui algumas fotografias que tirei durante o ensaio.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Deixo também uma amostra de video gravada com a alfa 6000 e o som é do microfone da própria câmera.

 

 

Não perca o próximo ensaio à Sony a7S.

Os meus agradecimentos à Sony Portugal  pela colaboração.

 

like_us_facebook