LEICA Q

Esta Leica caracteriza-se por ser uma câmera compacta para o fotógrafo comum, desde que o mesmo esteja disposto a pagar o preço pedido por ela! Ainda assim, mesmo com o valor elevado que pode chegar a 4.000,00Euros, é um “value for money” se estiver à procura de qualidade e tecnologia avançada, pois a a Leica Q (Type 116) faz jus ao ao nome que ostenta.

Leica Q

A Leica Q tem 24 Megapixels e sensor CMOS full-frame. Para além disso,  não possui nenhum filtro low-pass, o que ajuda a reproduzir os melhores detalhes possíveis.

A lente uma Leica 28mm f/1.7 Summilux “prime” que vem com a câmera também é de alta qualidade, e apresenta um padrão de distância focal de 0.3 metros ao infinito, mas também possui a capacidade de macro em 0,17 m. Embora a lente que vem com o corpo seja fixa, existe a opção para a poder usar em modo de zoom de 35 mm e 50 mm, mas com uma redução na contagem de pixels. Esta opção de zoom só se aplica a imagens JPEG, por isso, se quiser fotografar em DNG (formato RAW), o ângulo completo será usado (28mm).

A construção do corpo da câmera é sólida, com uma placa superior de alumínio moldado em liga de magnésio, extremamente resistente e incrivelmente leve. O seu design garante conforto e segurança, possui uma ergonomiapara apoio traseiro do polegar e apoio frontal para a mão.

Leica-Q-top

Para a focagem manual, a Câmera Compacta Leica Q (Type 116) possui uma aplicação de 0,3x e 0,6x. Enquanto isso, as velocidades do autofoco são rápidas, até 0,15 segundos. Para alternar entre focagem manual e autofoco é muito simples, basta pressionar o botão de bloqueio na parte de baixo do anel de foco.

Na parte de trás da Leica Q há um ecrã LCD TFT de 3″ touchscreen, que possui 1.040.000pixels. Esta Leica Q mostra gerir bem brilhos e reflexos, tornando-se fácil de usar numa variedade de condições de luz. Algumas funções podem ser controladas pelo toque, como o percorrer das imagens. O  visor eletrônico tem uma resolução extremamente elevada, em 3686 mil pontos – é a mais alta resolução EVF atualmente disponível no mercado.

Leica Q

Na parte superior da Leica Q (Type 116) há um seletor para alternar a velocidade do obturador. Pode escolher entre o obturador eletrônico e o manual, permitindo no manual uma velocidade máxima de 1/2000, enquanto o obturador eletrônico abrange impressionantes 1/16000 de segundos, o que é muito útil quando se está fotografar contra a luz e com uma grande abertura, ou se deseja captar um objecto em movimento a elevadas velocidades.

Com o atualizado Processador Maestro II a gravação é full HD e a captura de vídeo é de uns incríveis 1080p e 60 fps ou 30fps. O microfone embutido estéreo permite um som de alta qualidade com filtro anti ruídos.

Permite partilhar fotografias e vídeos instantaneamente via Wi-Fi integrado, que permite conectar a câmera a um smartphone, tablet ou computador, podendo fazer upload de fotografias para o smartphone ou tablet para uma partilha rápida nas redes sociais. A câmera também possui um chip NFC com a funcionalidade de emparelhamento de certos dispositivos e a aplicativos .Esta Leica  permite a possibilidade de ser controlada remotamente e ajustar a exposição.

Leica Q - 1/160 sec @ f/4 @ ISO100
Leica Q – 1/160 sec @ f/4 @ ISO100

 A Leica Q (Type 116) permite edição de Fotografias. Se utilizar a câmera com a funcionalidade da lente em formato de zoom, usando as distâncias focais (28mm, 35mm ou 50mm) é possível recortar e enquadrar a imagem diretamente no visor. Esteja ciente de que esta funcionalidade aplica-se apenas a JPGs, mantendo os raws intactos.

Para imagens mais reais até 28mm, pode-se ajustar para 35 e 50mm, redimensionando a resolução em MP, o que pode ser muito útil nos mais variados casos.

Em resumo, a câmera compacta Leica Q é uma companheira de viagem, passeios e para o dia a dia, ocupando pequenos espaços em bolsas e mochilas, e com grande capacidade de trabalho, excelente qualidade e resultado impressionantes!

Quanto ao preço… bem… é uma Leica.

Deixar uma resposta