Canon anuncia sensor CMOS com um obturador global

A Canon anunciou hoje que desenvolveu um sensor CMOS com um obturador global, talvez abrindo caminho para futuras Canon DSLRs que não sofrem o efeito de “rolling shutter”.

Efeito de "rolling shutter" visivel nas pás do helicoptero Foto de Paul_012 (CC BY-SA 3.0).
Efeito de “rolling shutter” visivel nas pás do helicoptero Foto de Paul_012 (CC BY-SA 3.0).

Os sensores CMOS têm vindo a dominar a indústria  em câmeras para consumo nos últimos tempos, oferecendo um produto mais barato em comparação com sensores CCD. No entanto, uma vantagem que os sensores CCD têm há já muito tempo é que eles geralmente usam um obturador global, o que significa que capta todos os pixeis no sensor de uma só vez, em vez de uma linha de cada vez como a maioria CMOS fazem.

A captura de linha por linha de sensores CMOS pode causar um efeito de “rolamento”  ao fotografar objetos em movimento rápido, já que o movimento ocorre como a imagem está sendo captada.

“Este novo sensor CMOS equipado com obturador global da Canon supera esta desvantagem principal para os sensores CMOS , porque expõe todos os pixeis do sensor, ao mesmo tempo, e permite assim a captura da imagens sem distorção, mesmo quando fotografamos objetos em movimento rápido”, diz a Canon em comunicado.

Além disso, o sensor utiliza uma nova estrutura de sistema de leitura e pixeis que reduz consideravelmente o ruído e aumentando a gama dinâmica.

Resta-nos aguardar para que as próxims DSLR da Canon venham já com esta nova tecnologia.

 

Deixar uma resposta