Nikon AF 50mm f/1.4D

Esta lente foi Lançada em 1995, a Nikon AF 50mm f/1.4D é até relativamente recente.  Existe no entanto um modelo mais recente AF-S f/1.4G de 2008, que dispõe do automático interno e perdeu o anel de abertura manual, esta lente continua em produção. E a vantagem é compatibilidade com todas as câmeras F-mount fabricadas desde 1977, seja com foco e abertura manual, ou foco automático se o corpo tiver motor interno caso da D 90, D300, D 600, D700 D 800, D7000 etc, ou exposição automática.

Sete elementos em seis grupos 

A Canon usa a mesma  fórmula na EF 50mm f/1.4 USM. Em bom rigor, as duas são muito parecidas em resolução e nitidez.

Anel de abertura manual

Para quem já nasceu na era digital umas das coisas que reparamos logo na AF 50mm f/1.4D é o anel traseiro que controla o diafragma pois nas lentes mais modernas da gama Nikon foi eliminado nas Nikkor G, Canon EF e qualquer objetiva “moderna”, ele aparece geralmente em lentes vintage.

230 gramas de peso

O AF é rápido e preciso, dependendo da câmera. Na D300 ele é praticamente instantâneo e relativamente silencioso

NIKON_AF_50MM_F14_D_06Qualidade de imagem

As imagens são de alta resolução no centro, apesar da nitidez não ser maravilhosa, mas que vai melhorando a cada stop até chegar ao ponto ótimo no f/5.6. A qualidade de imagem é geneticamente Nikon, as fotografias são com uma personalidade fortíssima típica, com o desfoque acentuado e escurecimento das bordas (vignetting).

Considerações finais:

è difícil não gostar no entanto se tivesse que optar num orçamento limitado entre a 1.4 e a 1.8, optaria pela 1.8.

Divirtam-se e boas fotografias

COMPARTILHAR
Artigo anteriorNikon D300S vs Nikon D7000
Próximo artigoFotografar em preto e branco
Nascido em Lisboa, Advogado de profissão e fotógrafo de coração, com licenciatura em Direito bem como formação em Marketing e publicidade, dedica-se à fotografia, e produção de contéudos.

Deixar uma resposta