Ensaio Yongnuo 85 mm f1.8

Yongnuo 85 mm f1.8

Para quem não conhece ainda o fabricante Yongnuo, trata-se de um fabricante Chinês que se tornou conhecido pela qualidade e baixo preço de equipamento fotográfico.

A Yongnuo há muito que nos surpreende pela qualidade dos seus flashs e disparadores que são usados por muitos de nós. E são usados quer em termos profissionais, quer por muitos dos entusiastas da fotografia.

Há um par de anos atrás a Yongnuo surpreendeu a indústria de equipamento fotográfico ao lançar uma lente compatível com as câmeras canon de 50 mm f.18, sim uma concorrente directa da já muito acessível “nifty fifty” da Canon, mais conhecida pela “fantastic plastic”.

Mas o mais surpreendente é que se a 50 mm da Canon já era acessível, a da Yongnuo ainda era mais acessível.

Restava uma questão! E a qualidade?

E vários ensaios foram feitos, e a comunidade de bloggers e youtubers analisou com testes mais ou menos científicos e chegou se a um veredicto mais ou menos consensual a qualidade de imagem é bastante boa, num preço muito atractivo perdendo apenas para alguns detalhes como o ruído do motor a velocidade do foco, mas nada que atrapalhe um fotógrafo amador, entusiasta ou mesmo um profissional com mente aberta para experimentar “third party lenses”.

Mas a Yongnuo foi mais longe, e lançou logo de seguida uma 35 mm f 2.0 também para a Canon, e recentemente uma 50 mm f 1.8 para a Nikon que tivemos já a oportunidade de fazer o ensaio e verificar a excelente qualidade empregue nas ópticas que a Yongnuo.

A Yongnuo voltou a agitar esta indústria ao entrar em lentes mais elaboradas, e lançou mais dois modelos a 85 mm F1-8 e a 100 mm 2.9, ambos modelos compatíveis com as câmeras Canon.

E a Yongnuo deu-nos a oportunidade de sermos dos primeiros a poder testar e analisar estas duas lentes.

Hoje a vamos ensaiar a Yongnuo 85 mm f1.8.

Yongnuo 85 mm f1.8

A YN85mm F1.8 é uma lente prime, que significa dizer, com distancia focal fixa, desenhada para câmeras digitais Canon full frame ou APS-C, podendo também ser usada com câmera sem espelho com o respectivo adaptador.

Com uma distancia focal de 85mm e com uma abertura máxima de f 1.8, esta lente permite dizer que a coloca como uma lente ideal para retratos, ou numa all around que vai fazer com que o seu ponto de interesse fique focado, e o fundo fique desfocado com aquele “bokeh” que faz com que as fotografias sobressaiam e fiquem com aquele efeito tão profissional e cheio de glamour que tanto gostamos de ver.

Yongnuo 85 mm f1.8

Se fotografar com uma câmera APS-C vai obter uns reais 135 mm de distância focal fixa, comprimindo ainda mais o fundo.

Esta lente é equivalente à Canon EF 85 mm f 1.8 USM  que ronda os € 500,00 e esta pode ser adquirida na Amazon com um preço a rondar os € 190,00, estamos a falar de uma lente por menos de metade do valor da lente do fabricante.

Especificações:

Distancia focal: 85mm
Estrutura da lente: 6 lentes, 9 grupos
Abertura mínima: f / 1,8
Distancia mínima do foco : 0.85m
Diâmetro do filtro 58mm
Diâmetro máximo:  comprimento: 81mm

Qualidade de construção:

A qualidade de construção é muito boa em termos globais o suporte de encaixe “mount” é metálico com contactos banhados a ouro para melhor conectividade, e inclui informação EXIF.

Vai encontrar um anel de foco emborrachado com bom grip, e entre este anel e o suporte de encaixe, encontra um corpo de plástico, mas já na parte superior entre o anel de foto e o elemento frontal da lente já encontra uma construção de metal, incluindo a rosca do filtro de 58mm.

Yongnuo 85 mm f1.8

O anel de foco é bastante preciso e pode ser girado mesmo em modo automático. À semelhança dos outros modelos da marca vai encontrar a possibilidade de desligar o auto foco no botão que se encontra ao lado do visor do foco.

Yongnuo 85 mm f1.8

O motor é um pouco mais ruidoso que a Canon EF 85 mm f 1.8 USM e um pouco mais lento ao focar, mas nada que comprometa a qualidade desta lente em termos de utilização. Note-se no entanto que a Canon funciona com um motor ultra sónico “USM Ultra Sonic Motor”.

No nosso ensaio, posso dizer que esta lente mostrou ser extremamente eficaz e precisa ao focar 99% das vezes de forma correcta, quer com Canon 5D, quer com a 60D com as quais fiz o ensaio, mesmo quando focava com a abertura máxima a 1.8.

A lente fecha com 8 lâminas fazendo um “bokeh” suave e bem conseguido.

Yongnuo 85 mm f1.8 Yongnuo 85mm F1.8

 

A lente vem com uma bolsa de transporte de boa qualidade e com um para sol de boa qualidade que encaixa na lente e dado à sua elevada abertura é especialmente bom para evitar lens flare.

 

Qualidade de Imagem:

Mas agora vamos à qualidade de imagem que o que mais querem de certeza saber.

Nas fotografias que realizei dentro e fora do estúdio posso dizer que esta lente me surpreendeu muito positivamente, embora possa não ser tão nítida nas bordas como a lente Canon EF 85 mm f 1.8 USM, digamos que nada deixa a desejar, pois na realidade cumpre o seu papel na perfeição.

Conclusão:

Se é um fotógrafo avançado, e quer uma lente prime de foco fixo para retratos ou fotografia de natureza e com um bom desfoque do fundo. Se procura uma lente com uma boa qualidade que não estoire o seu orçamento, a Yongnuo A YN85mm F1.8 é a lente indicada, e não pode encontrar melhor escolha. Com um preço bomba que fica abaixo de metade da lente da Canon EF 85 mm f 1.8 USM não existe melhor escolha para quem tem um orçamento apertado. No entanto tenha em atenção que o motor de foco é mais lento e mais ruidoso, no entanto a qualidade de imagem é muito semelhante, sendo apenas ligeiramente mais suave nas bordas que a lente Canon EF 85 mm f 1.8 USM em abertura máxima. Mas por menos de metade do preço, não se vai arrepender.

O nosso agradecimento à Yongnuo pelo envio da lente para o ensaio.

 

REVIEW GERAL
Qualidade de Construção
Qualidade de Imagem
Preço
COMPARTILHAR
Artigo anteriorSamsung Galaxy S8
Próximo artigoAnunciada a Nikon D7500
Nascido em Lisboa, Advogado de profissão e fotógrafo de coração, com licenciatura em Direito bem como formação em Marketing e publicidade, dedica-se à fotografia, e produção de contéudos.

Deixar uma resposta