Ensaio Yongnuo 100mm f2

Ensaio Yongnuo 100mm f2

A Yongnuo não pára de nos surpreender, para além de fabricar com mestria speedlights de elevada qualidade compatíveis com corpos Nikon e Canon a preços muito acessíveis, entrou no mundo das lentes compatíveis com a mesma filosofia, aliando qualidade a preços acessíveis.

Yongnuo 100mm f2

No que diz respeito a lentes já tivemos oportunidade de ensaiar a 50mm f1.8 compatível com a Nikon, a 85mm f1.8 compatível com Canon que pode ser adquirida aqui, e agora finalmente a 100mm f2 também compatível com Canon.

Para falarmos sobre esta lente é inevitável que a comparemos com a lente Canon EF 100mm f/2 USM, pois quer em termos visuais, quer em termos de performance são idênticas.

Visualmente e abstraindo-nos da marca a diferença mais acentuada é o aro impresso que na Canon é amarelo dourado e na Yongnuo é branco prata.

A lente da Canon já existe no mercado à muitos anos e já data dos inícios dos anos 90 e foi claramente devido ao seu sucesso uma lente muito querida por muitos dos fotógrafos de todo mundo, no entanto devido à popularidade da sua irmã de 85mm 1.8 ficou sempre um pouco adormecida, no entanto a Yongnuo sabendo desta particularidade lançou também a 85mm f1.8 que já tivemos oportunidade de ensaiar.

 

 

 

Em cima a Canon e em baixo a Yongnuo

Mas vamos primeiro saber para que serve esta lente, qual o seu propósito e para que serve uma lente com uma distância focal de 100mm.

É uma lente essencialmente destinada a fotógrafos que queiram fazer retratos ou com uma necessidade de uma lente com uma distância focal mais longa e que queiram uma boa relação “value for money”. No entanto não é uma lente para fotografar todos os motivos, fazendo com que tenha uma distancia focal demasiado longa para a maioria dos temas fotografados, especialmente se usar uma câmera APS-C pois aqui vai obter uns reais 160mm.

Distância focal

Os 100mm

Com uma distância focal de 100mm e uma abertura máxima grande, trata-se de uma lente relativamente compacta. A distância focal de 100 mm permite manterem uma distância de trabalho confortável em relação aos motivos fotografados, ajudando ainda a comprimir mais a perspectiva, sendo possível obter imagens nítidas em toda a gama de aberturas, como iremos demonstrar. A distância focal de 100mm, que é igual a 160mm na câmera APS-C, permitirá que o criar um efeito de perspectiva espacial comprimido.

Abertura

Com uma grande abertura máxima de f/2 permite uma excelente velocidade para fotografar em condições de pouca luz, por norma sem necessidade de flash. Ao fotografar com aberturas tão grandes como f/2 vai fazer com que o fundo fique desfocado, fazendo sobressair o motivo.

Yongnuo 100mm f2

Bokeh

Um diafragma de abertura bem construído com 9 lâminas quase circular proporciona uma aparência suave e mais uniforme às regiões desfocadas. Os objectos bem definidos e nítidos num primeiro plano destacam-se contra a desfocagem suave (bokeh) do fundo.

Focagem

A Yongnuo 100mm f2 não dispõe de um motor ultrassónico que equipa a versão da Canon, sendo este mais ruidoso, no entanto proporciona uma focagem automática suficientemente rápida, tendo demonstrado no nosso ensaio elevada precisão no ponto de focagem, sem o ultrapassar. O controlo manual está sempre disponível, bastando o ligar no botão que se encontra no corpo da lente. Note que esta lente não é estabilizada, mas também a da Canon não é. A distância focal mínima são 90 cms. Algo curioso que notei foi que quando se roda o anel de foco o indicador roda no sentido inverso que no modelo da Canon.

No nosso ensaio, posso dizer que esta lente mostrou ser extremamente eficaz no entanto algumas das vezes no que concerne a objectos mais distantes notei que ela não focava, sendo necessário focar em algo mais próximo para voltar a focar no objecto mais distante, e isto ocorreu quer com Canon 5D, quer com a 60D com as quais fiz o ensaio, mesmo quando focava com a abertura máxima a 2.0 ou com aberturas menores.

 

Qualidade de construção

A lente é construída em metal e plástico de boa qualidade, o diâmetro do filtro é de 58mm. Os revestimentos aplicados no elemento frontal da câmera são de boa qualidade assegurando um equilíbrio de cores bonito e um bom contraste. Também reduzem o brilho e o efeito fantasma. O encaixe é de metal de excelente durabilidade adoptando uma baioneta de metal para evitar o desgaste e resistência à corrosão para uso intensivo e durável. para além disso e à semelhança da 85mm a Yongnuo construiu esta lente com contactos de metal revestidos a ouro, melhorando as ligações ao corpo da câmera e resistência à corrosão. É importante salientar que a lente não é selada contra os elementos da natureza, mas também não é a da Canon que assenta num design mais antigo.

Yongnuo 100mm f2

Suporta ainda vários modos de disparo, e a abertura e os dados podem ser exibidos nas informações EXIF.

Esta lente tem presente um indicador de alcance da focagem que torna-se conveniente para poder observar a distância do objecto e o tamanho da profundidade de campo.

Qualidade de Imagem

Nas fotografias que realizei dentro e fora do estúdio posso dizer que esta lente me surpreendeu muito positivamente, embora possa não ser tão nítida nas bordas como a lente Canon EF 100 mm f 2.0 USM, digamos que nada deixa a desejar, pois na realidade cumpre o seu papel na perfeição.

Yongnuo 100mm f2

Yongnuo 100mm f2

Yongnuo 100mm f2

Esta lente encontra-se à venda na Amazon por um preço de 169 US$ que em comparação com a lente da Canon que na Amazon custa 499 US$ é uma diferença a ter em consideração tendo em conta que a qualidade de imagem de ambas é similar, perdendo apenas para a definição nas bordas e claro está um autofoco bem mais ruidoso.

Uma lente para fotografia

No que ao video diz respeito a minha versão teimou em não abrir em live view, pelo que não sei se é por a minha ser umas das primeira e provavelmente ainda não venha com todos os melhoramentos, o que é certo é que não consegui fazer video com esta lente, no entanto em termos de fotografia, funciona na perfeição.

Yongnuo 100mm f2
Com uma abertura de 2.0 é uma lente ideal para retratos e fotografias sem flash com pouca luz

Conclusão

A Yongnuo YN 100mm F2 é nem mais nem menos que a lente Canon EF 100mm f/2 USM, com uma qualidade de construção muito semelhante e um motor de foco um pouco mais lento e um pouco mais ruidoso, no entanto no que concerne à qualidade de imagem podemos claramente dizer que é muito semelhante e quer uma 100mm f2 a escolha tendo em conta a relação custo benefício pende claramente para o lado da Yongnuo.

Deixo algumas das imagens com diferentes aberturas para que possam ver o desfoque (bokeh).

 

Yongnuo 100mm f2
F 2.0
Yongnuo 100mm f2
F 2.8

 

Yongnuo 100mm f2
F 7.1

 

Yongnuo 100mm f2
F 16
REVIEW GERAL
Qualidade de Construção
Qualidade de Imagem
Preço
COMPARTILHAR
Artigo anteriorNew Cosmos of Photography 2017
Próximo artigoMonitor ProDesigner PE320QK para Criativos
Nascido em Lisboa, Advogado de profissão e fotógrafo de coração, com licenciatura em Direito bem como formação em Marketing e publicidade, dedica-se à fotografia, e produção de contéudos.

Deixar uma resposta