LG Watch Urbane Análise

No seguimento de uma série de artigos que temos vindo a fazer, e que começou com o Sony Smartwach 3, nomeadamente sobre pequenos “gadgets” que podem ajudar o dia a dia de um fotógrafo ativo, propusemos-nos a analisar o LG Watch Urbane, e a LG aceitou o desafio.

LG (1 of 1)
Um fotógrafo, tem uma profissão ativa, quer seja um fotógrafo na área da moda, do desporto, quer seja na área social, ou até mesmo um free-lancer.

As mensagens, as reuniões, as notificações das redes sociais que normalmente são usadas como marketing, são uma constante, e os smartwatches vieram para ficar.

Podemos até achar que o gesto de ver uma notificação num smartphone é uma tarefa intuitiva e fácil de realizar.

Mas por norma um fotógrafo está a fotografar ou a editar, e o simples facto de interromper uma sessão fotográfica para retirar o seu smartphone do seu bolso ou ter de parar a edição digital para ver aquela notificação da reunião que começa dentro de 20 minutos pode ser uma atrapalhação.

Certo é que a experiência de usar um smartwatch ensinou-me que o gesto simples de o virar do pulso na minha direção quando o relógio vibra é tão confortável como respirar e dá-me uma liberdade total de não ter a necessidade de estar sempre a ter de tirar o meu smartphone do bolso sempre que ele toca ou vibra, a não ser quando tenho de o atender.

Experiencia e utilização

LG1 (1 of 1)

O LG Watch Urbane ostenta um visor P-OLED de 1,3 polegadas (320 x 320, 245ppi).

O Urbane também é um pouco mais pequeno do que seu rival, o também redondo Moto 360, que vem com1,56 polegadas de visor.

A experiência de olhar para o visor do Urbane é um “must” as cores são vivas e brilhantes, mas por vezes parecem pixilizadas, dependendo do mostrador que coloca no mesmo.

LG3 (2 of 2)

A luz solar direta torna-se por vezes um problema para este relógio, por vezes encontrei-me a necessitar de encontrar o angulo certo para ter uma melhor experiência de visualização, no entanto nada que comprometa o seu desempenho.

Em termos de design o Urbane  tem um corpo de aço inoxidável e vem com uma bracelete de couro genuíno de 22 milímetros, e permite a possibilidade de mudar para outras por exemplo de silicone, metal ou até mesmo uma bracelete de couro diferente.

LG3 (1 of 2)

Pode também escolher entre o corpo do relógio em rosa gold ou prateado, uma tentativa provável da LG em termos de design de alcançar um maior número de potenciais compradores para relógio do sexo feminino. No entanto, o tamanho do corpo do Urbane não fará nada para esconder o facto de que ainda é gigantesco e levando inevitavelmente a oscilar em pulsos mais finos.

O Urbane pode acabar por dar um look desajustado se o usar com roupa mais desportiva ou casual, pois trata-se de um relógio muito elegante e mais vocacionado a um estilo mais sóbrio e clássico, no entanto achei que com a utilização de um mostrador desportivo caía bem em termos de acessório de moda.

LG9 (2 of 2)

Não existem botões fisicos no corpo do Urbane, apenas uma coroa tradicional foi colocada no lado direito que serve para a função de voltar ao mostrador inicial.

O Peso ronda as 66,5 gramas.

Trata-se de um equipamento equipado com Android Wear com alguns gestos funcionais tais como rodar o pulso para ler notificações, ou saltar entre os vários cartões do Google Now.

LG6 (1 of 1)

Um recurso que este relógio trás que é uma mais valia é o suporte Wi-Fi, o que significa que os smartwatches com WI-FI built-in podem conectar-se a uma rede e ainda receber notificações, enviar mensagens e utilizar quaisquer aplicações que você desejar, mesmo que o telefone não esteja nas proximidades.

No entanto, o telefone ainda necessita de sua própria conexão Wi-Fi ou 3G/4G  para que o relógio funcione.

LG8 (1 of 2)

A experiência com o Urbane revelou-se fantástica em não ter que me preocupar em ter o meu telefone Android comigo em todos os momentos quando estou em casa ou no escritório.

Importa referir que pode também conectar com o seu Iphone, no entanto irá ter uma experiência mais limitada.

Em termos de experiencia de utilização tudo que  tem a fazer é tocar na tela do relógio ou deslizar para a esquerda para ter uma visão da sua lista de apps.

As três aplicações usadas recentemente ficam em cima, enquanto as restantes são listadas em ordem alfabética por baixo.

LG4 (1 of 1)

Se continuar a deslizar para a esquerda vai encontrar os seus contatos, e  se deslizar uma vez mais vai levá-lo para o ecrã de controlo da voz, onde você pode dizer “OK Google.”

LG5 (1 of 1)

Uma série de opções estão listadas por baixo do comando de voz para ajudar a dar-lhe ideias.

Por fim, pode desenhar ou escolher emoticons, para tal pode desenhar um esboço ou um desenho aleatório que vai fazer com que o software tente adivinhar o que estava tentando desenhar, e  apresenta uma lista de opções, deixando-o escolher o “boneco” correto para enviar.

Com a app Find My Phone o relógio faz o seu telefone Android tocar, o que é bastante agradável para aqueles momentos em que tem de sair do escritório ou de casa e não consegue encontrar o seu telefone.

O LG Urbane tem um sensor que mantém o controlo do seu coração, batidas cardíacas e  permite que possa fazer medições nos vários tipos de atividades. Junto com a app Fit, pode monitorizar os seus passos.

O LG Urbane é um relógio que tem todas as características normais que você esperaria de um dispositivo Android Wear.

O ecrã de 320 x 320p OLED-P 1,3 polegadas fica no topo de um chipset Snapdragon 400, de 1.2GHz e 1GB de RAM. Tem 4 GB de armazenamento e a capacidade de armazenar a sua própria música, bem como ouvir músicas sem um telefone, através de uns auriculares bluetooth.

LG10 (3 of 8)

O Urbane ainda não vem com GPS ao contrário do que acontece com o Sony SmartWatch3.

O monitor de freqüência cardíaca na parte de trás, combinado com o barómetro e acelerômetro torna-o num bom relógio para usar quando sai da cidade e faz incursões pela natureza.

Este relógio vem com uma classificação IP67, o que significa  que o Urbane é resistente a poeira e água. Em relação a este último, o Urbane deve permanecer operacional mesmo que suavemente submerso num lavatório com água à temperatura ambiente durante cerca de 30 minutos, até a uma profundidade de 1 metro. Muito sinceramente eu não me sentiria muito confortável em realizar este tipo de teste tendo em conta toda a sua electronica no interior.

Com uma Bateria 410mAh, e-mails, notificações, aplicações e os testes usuais, o Urbane durou dois dias a um dia e e meio com uma única carga – muito parecido com a utilização do meu Sony Smartwatch3, no entanto o Sony tem GPS o que faz com que haja maior consumo de bateria.

LG10 (5 of 8)

Para carregar o Urbane requer uma base de carregamento magnética, que achei muito cómoda, no entanto é mais um acessório de carga que temos de levar quando temos de viajar, o que se torna pouco prático.

LG10 (7 of 8)

Nós gostámos

A vida da bateria do Urbane não é a ideal, mas é muito melhor do que a maioria dos outros smartwatches Android como por exemplo a versão original do Moto 360. O design do LG Urbane é o seu ponto forte, se gosta de um estilo mais clássico e elegante este relógio é a sua cara, elegante, vistoso, faz parecer uma “time piece”.

Nós não Gostámos

Nesse mesmo design elegante existe um “handicap”, é demasiado grande. Claro que a moda dita que os relógios sejam grandes, mas num relógio que se quer assumir como um relógio elegante de um executivo com classe, torna-se grande demais.

Se a LG oferece este equipamento em duas tonalidades no que ao corpo diz respeito, significa que pretende comercializá-lo para homens e mulheres, seria sensato oferecer também duas opções de tamanho, o que já está a ser feito por alguns concorrentes como a Huawei, a Apple, e a Pebble, ou pelo menos algo mais próximo de um meio termo.

Conclusão

Não há nenhuma dúvida de que o Urbane é um wearable elegante e muito bonito, e revelou-se no nosso ensaio uma ferramenta essencial para o que pretendíamos provar, um auxiliar precioso para um profissional liberal, no nosso caso para um fotógrafo ativo e com o seu tempo sempre contado ao segundo.

Mas com um valor a rondar os 349 Euros, comparando com os 279,99 do Moto 360 da Motorola ou mesmo os 229,99 do Sony SmartWatch3, é um valor elevado para um wearable.

A LG não está sozinha com o Urbane, pois o seu concorrente mais directo é o recém chegado Huawei Watch.

Dito isto, se você está à procura de um equivalente polido para o Apple Watch, um pouco acima do Sony em termos de qualidade, o Urbane é um bom smartwatch Android. No entanto, existem outras alternativas mais económicas mas talvez não tão elegantes nem com tanta qualidade.

Tendo chegado tão longe, a LG em termos de design conseguiu fazer um relógio bonito e elegante, quase uma peça de joalharia, mas para ser perfeito e mais atraente, faltava um preço mais acessível.

O nosso agradecimento à LG Portugal por nos disponibilizar o equipamento para análise.

COMPARTILHAR
Artigo anteriorHawkeye Huey um fótógrafo desde muito cedo
Próximo artigoO que significa TPF ?
Nascido em Lisboa, Advogado de profissão e fotógrafo de coração, com licenciatura em Direito bem como formação em Marketing e publicidade, dedica-se à fotografia, e produção de contéudos.