Cactus V6 II e IIs

Após dois anos de desenvolvimento, os Cactus V6 II e V6 IIs – a segunda geração do primeiro transmissor sem fios a nível mundial compatível com todas as marcas – possibilita agora sincronismo de alta velocidade (HSS).

Da mesma forma que o V6 controla simultaneamente flashes externos de diferentes marcas como Canon, Fujifilm, Nikon, Olympus, Panasonic ou Pentax com controlo de potência à distância, a nova geração dispõe agora do modo HSS/FF para as mesmas marcas.[1]

Esta função, única a nível mundial, permite ao fotógrafo uma flexibilidade jamais sonhada, pois terminou a restrição que obrigava à utilização de flashes da mesma marca que a câmara para poder ser utilizados fora dela.

Dois modos de sincronismo de alta velocidade

  1. HSS normal: trabalha a uma velocidade de obturação até 1/8000s.
  2. Power Sync: Aumenta a contribuição do flash acima da velocidade X-sync da câmara, perfeito para condições extremas onde o modo Normal HSS não é suficientemente potente.[2]

A Cactus também estendeu as capacidades HSS para as câmaras Fujifilm, mesmo que elas não tenham suporte atual para escrita quando é feito o sincronismo a alta velocidade.

AF-Assist

Outra das melhorias da V6/V6 IIs é a instalação de um LED-AF que possibilita o foco automático em situações pouco iluminadas, ou mesmo em situações totalmente escuras.[3] Ambos os transmissores, montados na câmara e fora dela, ativam a luz de AF para ajudar a focar, mesmo quando o motivo está muito afastado da câmara.

V6 IIs para Sony

A versão específica para Sony incorpora todas as funções do modelo V6 II, mas cuja sapata do corpo do transmissor está pensada para uso exclusivo dos flashes das câmaras Sony. Desta forma, a Cactus assegura uma conexão perfeita e fiável. Montar uma V6 IIs numa Sony Alpha permite ao fotógrafo ultrapassar a velocidade máxima X-sync da câmara e controlar a potência e o zoom da Sony, incluindo os equipamentos com sapata Minolta/Sony mediante adaptador, para além de outros flashes compatíveis.[4] É o mais perfeito disparador de flash para todos os utilizadores Sony Alpha, especialmente se possuem flashes de outras marcas.

Ultra inteligente

Tanto a V6 II como a V6 IIs são agora capazes de detetar automaticamente os flashes acoplados à câmara no início da operação bastando selecionar o sistema a que o flash pertence e depois atribuir um perfil Auto-flash. Da mesma forma, a V6 II vai auto detetar a câmara para selecionar o sistema correto.[5]

Este simples Plug-and-play faz com que a configuração seja extremamente rápida e prática tanto para amadores como profissionais.

Expanda a compatibilidade do flash

O controlo remoto é agora compatível com todos os flashes TTL para garantir ao fotógrafo o total controlo. Melhor ainda, os modelos de flash TTL que anteriormente não eram compatíveis com o V6 podem ser utilizados com o V6 II e V6 IIs.

Rápida passagem pelas características:

  1. Controlo manual e controlo zoom sem fios com apoio HSS para todas as marcas de flashes: Canon, Fujifilm, Nikon, Olympus, Panasonic, Pentax e Sony.
  2. Dois modos de sincronismo de alta velocidade entre diferentes marcas:
  •  HSS normal: trabalha a uma velocidade de obturação até 1/8000s.
  •  Power Sync: Aumenta a contribuição do flash acima da velocidade X-sync da câmara, perfeito para condições extremas onde o modo Normal HSS não é suficientemente potente.
  1. O modo Multi Master suporta até 20 fotógrafos a disparar simultaneamente o mesmo conjunto de flashes e com as suas próprias definições.
  2. Af-assist light para situações fracamente iluminadas.
  3. A configuração de perfis de flash personalizados assegura o controlo exato do disparo.
  4. Trabalha eficazmente com a RF60 Series para suportar HSS e Power Sync.
  5. Outros destaques do V6 II e V6 IIs incluem:
  • Modo “Low Power”
  • Modo Absolute Power
  • TTL Pass-through
  • Group Sequence
  • Sport Shutter
  • Remote Shutter
  • Modo Relay
  • Modo Delay
  • Suporte na atualização de firmware

 Preço e disponibilidade

Cactus S II e IIs estarão disponíveis a partir de Julho e Agosto 2016, respetivamente, e ambos têm um PVP estimado de 99€.

Notas

[1] Exceto os sistemas de flash Pentax, os quais, devido a requerimentos temporários específicos, devem ser acoplados a câmaras Pentax para utilizar a função HSS.

[2] O modo Power Sync pode obrigar que o utilizador ajuste o tempo de sincronismo para eliminar qualquer linha negra que atravesse a imagem.

[3] AF-Assist está ativo quando a câmara envia o sinal correspondente.

[4] O sistema de flash Sony só suporta a função de sincronismo HSS sync solo quando é ativada por uma câmara Sony Alpha.

[5] Para poder auto-detetar a câmara, pressione ligeiramente o botão de disparo para mudar o modo V6 II para o modo TX.

 

COMPARTILHAR
Artigo anteriorNikon F100
Próximo artigoFérias
Nascido em Lisboa, Advogado de profissão e fotógrafo de coração, com licenciatura em Direito bem como formação em Marketing e publicidade, dedica-se à fotografia, e produção de contéudos.

Deixar uma resposta