World Press Photo Contest

Migrants crossing the border from Serbia into Hungary.© Warren Richardson - Hope for a New Life

A Canon Europa congratula o fotojornalista freelancer, Warren Richardson, vencedor do World Press Photo do ano 2015. A sua fotografia descreve um homem e uma criança a atravessar a fronteira da Sérvia com a Hungria, parte de um grupo que estava a tentar entrar no país antes da vedação ser construída. Devido às circunstâncias, Richardson não pode utilizar flash, e por isso a fotografia está iluminada apenas pela luz da lua. 

Por sua vez, a Canon Portugal dá também os parabéns ao fotógrafo português, Mário Cruz, pelo primeiro prémio conquistado na categoria “Temas Contemporâneos”.  A sua história intitulada “Talibes Modern-day Slaves” retrata os Talibes, um conjunto de rapazes do Senegal e da Guiné-Bissau que vivem em escolas islâmicas. Estes rapazes são forçados a pedir nas ruas, enquanto os seus ‘líderes’ religiosos recolhem os ganhos do dia.

A World Press Photo Contest é a competição de fotografia mais prestigiada do mundo. Os júris da competição, que são patrocinados pela Canon desde 1992, selecionaram os vencedores entre 82.951 fotografias submetidas por 5.775 fotógrafos profissionais de 128 países. Este ano foram definidas sete categorias temáticas e duas categorias de projetos de longo prazo.

“Estamos orgulhosos por poder ajudar o melhor do fotojornalismo mundial na divulgação das suas histórias que devem ser contadas através deste evento de prestígio”, comenta Kieran Magee, Diretor, Imagem Profissional da Canon Europa. “Imagens como as destes dois vencedores têm um papel de extrema importância na captação do impacto real e do lado humano de uma história e, em garantir que alcançam uma maior audiência. Por esta razão, é uma honra para a Canon apoiar estes prémios ao longo dos últimos 24 anos.”

Warren Richardson capturou a imagem vencedora através de uma Canon EOS 5D Mark II e uma objetiva EF 24mm f/1.4L USM. A fotografia ganhou também o primeiro prémio na categoria Notícias Locais. Outras categorias vencedoras capturadas através das objetivas das câmaras Canon incluem:

  • Aftermath of Airstrikes on Syria, tirada por Sameer Al-Doumy com a Canon EOS 5D Mark III para a categoria Notícias Locais
  • FIS World Championship, tirada por Christian Walgram com a Canon EOS-1D Mark II para a categoria de Desporto
  • China’s Coal Addiction, tirada por Kevin Frayer com a Canon EOS 5D Mark III para a categoria Vida Quotidiana
  • Storm Front on Bondi Beach, tirada por Rohan Kelly com a Canon EOS-1D Mark II para a categoria Natureza
  • Tough Times for Oragutans, tirada por Tim Laman com a Canon EOS-1D C para a categoria Natureza

Enquanto vencedor do World Press Photo do ano 2015, Warren Richardson irá receber um prémio de 10.000€ na cerimónia de entrega de prémios em Amesterdão, dia 25 de abril. A Canon Europa irá também oferecer ao fotojornalista a recém-lançada EOS-1D X Mark II.

As imagens vencedoras estarão presentes numa exposição que visitará mais de 100 cidades em 45 países ao longo do ano, e serão vistas por mais de 3.5 milhões de pessoas em todo o mundo. A primeira exposição World Press Photo 2016 abre dia 16 de abril em Amesterdão. As fotografias em exposição serão impressas pelas impressoras planas de grande formato da gama Arizona, da Canon.

Mais informações em: www.worldpressphoto.org.

 

 

Sobre a World Press Photo

World Press Photo organiza o melhor concurso em jornalismo fotográfico. A fundação está comprometida em apoiar e promover elevados padrões no fotojornalismo e documentários no mundo inteiro. O seu objetivo é gerar interesse e apreciação do grande público pelos trabalhos dos fotógrafos e outros jornalistas visuais, e pela troca livre de informação. As suas atividades incluem a organização de concursos anuais de fotojornalismo e multimédia e tournées globais de exposições. Os programas da Academia World Press Photo pretendem ao máximo estimular a alta qualidade do jornalismo visual através de programas educacionais, subsídios e uma grande variedade de publicações. A World Press Photo é uma organização sem fins lucrativos independente, e o seu escritório, fundado em 1955, encontra-se em Amesterdão, Holanda.

COMPARTILHAR
Artigo anteriorTamron SP 85mm f/1.8 Di VC USD
Próximo artigoRICOH WG-M2
Nascido em Lisboa, Advogado de profissão e fotógrafo de coração, com licenciatura em Direito bem como formação em Marketing e publicidade, dedica-se à fotografia, e produção de contéudos.

Deixar uma resposta