Yashica FX-3

Yashica FX-3

Para quem gosta de SLR 35mm esta é um “must have” que juntei à minha coleção de câmeras.

A FX-3 foi uma câmera muito popular, uma reflex manual de 35mm de lente única, lançada pela Yashica em 1979, e construída pela Cosina. Trata-se de uma câmera totalmente mecânica  com um obturador plano vertical de metal com lâmina focal com velocidades de até 1/1000, um medidor de exposição com 3-LEDs  no visor, e nenhuma medição automática. A câmera é muito compacta e leve para uma SLR, do final dos anos 70, pesa cerca de 1 libra (450 gramas).

Uma das maiores vantagens desta câmera é que ela aceita todas as lentes de Yashica / Contax, de foco manual incluindo as  soberbas lentes Carl Zeiss T * construídas para a linha Contax. A FX-3 estava disponível apenas em preto, embora também existisse um modelo FX-7 idêntico que veio em um acabamento cromado.

yashica-fx-3-super-2000_051

Em 1984, a FX-3 foi substituída pela FX-3 Super, que acrescentou uma saliência ergonómica para poder segurar o corpo com mais “grip”, um indicador de flash no visor, e mudou-se o interruptor medidor para o botão do obturador. Ela também só foi vendida em acabamento preto.
Yashica2
Parece Jeans, mas na realidade foi toda a pele sintética que saiu

 

A Kyocera (que tinha adquirido Yashica em 1983) lançou a FX-7 Super em 1985, exatamente a mesma câmera com acabamento em cromado.
Em 1986, a FX-3 Super por sua vez foi sucedida pela FX-3 Super 2000 com uma gama de velocidades do obturador estendida para 1/2000, e uma gama mais ampla ISO 25-3200 ISO em vez de 12 – 1600.
DSC_9522
Estas câmeras embora baratas têm vindo a ficar cada vez mais escassas no mercado das vintage, isto muito motivado pela possibilidade de poderem usar as lentes da Contax e pela reputação de fiabilidade, principalmente devido à sua construção extremamente simples e chassi de metal durável com invólucro exterior de plástico.
O seu ponto fraco é o seu revestimento de couro sintético exterior que tendem literalmente a desintegrar-se após alguns anos, (ver a fotografia da minha, a pele sintética saltou. Parece mais um revestimento de jeans), mas são facilmente substituídos. Para tal recomendo o site Aki Asahi, no Japão e por cerca de 14 US$ consegue novos revestimentos em pele ou mesmo se quiser fazer com que ela fique igual como saiu de fábrica, o site fornece essa possibilidade e o site ensina como fazer, podendo inclusive personalizar a câmera a seu gosto. (que vai ser o futuro brevemente reservado à minha).
3891731313815276_m
Fotografia de uma FX-3 personalizada
Outra das vantagens da FX-3 é a possibilidade de com um adaptador barato, cerca de 6 euros poder montar lentes M42, que no meu caso foi o que fiz.
Mais tarde Super modelos de 2000 foram adquiridos da China, e alguns componentes foram alterados para reduzir os custos.
COMPARTILHAR
Artigo anteriorLeica e Huawei unem-se
Próximo artigoConverter os seus negativos em digital
Nascido em Lisboa, Advogado de profissão e fotógrafo de coração, com licenciatura em Direito bem como formação em Marketing e publicidade, dedica-se à fotografia, e produção de contéudos.

3 COMENTÁRIOS

  1. Olá amigo.
    Meu pai faleceu e encontrei esta câmera em seus pertences. Está nova, porém não tenho manual. Sabe aonde consigo em português?
    Sou do Brasil. Obrigado pela postagem.

Deixar uma resposta