Praktica MTL 3

No seguimento do artigo que fiz sobre câmeras soviéticas, hoje vou falar não de uma soviética mas de uma câmera fabricada pela Alemanha oriental durante o tempo da guerra fria e de certa forma sob o domínio soviético.

Praktica MTL 3

A Praktica MTL 3, é uma câmera fabricada pela Pentacon na Alemanha oriental, uma SLR que usa lentes com montagem M42 e foi produzida em larga escala entre 1978 e 1984.

Com uma construção económica e robusta esta câmera foi das responsáveis na europa por fazer chegar a muitas pessoas com menos recursos a possibilidade de ter uma câmera fotográfica devido ao seu preço económico.

Praktica_3xMTL3_1
Existem várias versões deste modelos como pedem ver na fotografia

Trata-se de uma câmera de filme, que durante muito tempo foi a câmera de eleição recomendada aos estudantes de fotografia pois a sua utilização básica e as lentes M42 fabricadas em larga escala permitiam ser bastante acessível.

1349-praktica
Trata-se de um corpo de câmera grande, e construído como um tanque alemão feito para durar.

Trata-se de uma câmera que tem um fotómetro incorporado que usa pilhas 1.3V de mercúrio, que já não se fabricam, mas que eu recomendo que comprem as pilhas para aparelhos auditivos de ar/zinco com 1.4V que pese embora durem apenas 3 a 4 meses são bastante económicas e servem de forma praticamente perfeita, são as pilhas que por norma uso nas minhas clássicas que necessitam de pilhas de mercúrio.A675-Zinc-air-Batteries

O fotómetro funciona com uma agulha que aponta para um sinal + ou – ou quando está na função correta aponta para um o.Praktica

Esta é a melhor parte sobre esta câmara. A MTL 3 tem um obturador de cortina de metal. Ele move-se verticalmente e é tão robusto que trabalha de forma perfeita mesmo 25 anos após a sua produção. As velocidades são B, em seguida, de 1 a 1/1000 seg. Ela tem uma posição separada para uso com unidades de flash eletrônico que sincroniza a/125 seg acordo com o manual da câmera. As cortinas de metal são o seu ponto forte que ao contrário das de tecido não sofrem do problema de poder serrem perfuradas facilmente com o passar dos anos.

Praktica MTL3_ MM3Esta câmera era normalmente vendida com a lente Pentacon 1.8 de 50mm com montagem M42.

Consegue obter esta câmera no eBay por valores muito económicos, ou em casas de artigos vintage, por valores de 20 a 30 euros sem lente.

 

 

COMPARTILHAR
Artigo anteriorCâmeras Soviéticas um guia rápido
Próximo artigoRAW VS JPG VS FILME
Nascido em Lisboa, Advogado de profissão e fotógrafo de coração, com licenciatura em Direito bem como formação em Marketing e publicidade, dedica-se à fotografia, e produção de contéudos.

Deixar uma resposta