Pentax Spotmatic

Hoje trago à nossa rúbrica clássicas um modelo lendário da casa da Asahi .

A Spotmatic foi introduzida pela Asahi em 1964 e foi a primeira câmera  com medição da luz através da lente o TTL (trough the lens). A câmera é completamente mecânica e a única eletrónica que tem é o medidor de luz, que é alimentado por uma célula PX400 de mercúrio 1,35 volts. (as baterias de mercúrio foram proibidas pelo que pode usar as 1.55 volt 387S silver-oxide cells). O corpo usa lentes de 42 milímetros M42.

Esta câmera foi a antecessora da Pentax K1000.

Na minha opinião esta câmera em preto é lindíssima
Na minha opinião esta câmera em preto é lindíssima

Especificações:

  • Type: SLR body
  • Manufacturer: Asahi Optical Co.
  • Year of launch: 1964
  • Films: 35mm, speeds up to 1600 ASA
  • Viewfinder: pentaprism eye-level viewfinder
  • Lens Mount: Pentax/Praktica screwmount (M42)
  • Shutter: Focal plane shutter, speeds 1 – 1/1000 second, flash sync 1/60 second
  • Metering: CdS TTL metering (stopped-down manual match-needle metering system) EV 1.7 ~ 18 (ISO 100) ASArange 20-1600 (on original Spotmatic)
Consegue encontrar estas preciosidades no ebay por preços muito acessíveis e existem lentes M42 no mercado para todos os gostos a valores muito interessantes, sendo para colecionar ou para descobrir o maravilhoso mundo do analógico a Spotmatic é sempre uma boa escolha.
 Spotmatic
Existem várias versões deste modelo:
SL
Semelhante à SP, mas sem medição de luz
AS SP500 e SP1000
Semelhante à SP, mas sem temporizador e velocidades máximas de 1/500 (SP500) e 1/1000 (SP1000) A SP500, na verdade, tem uma velocidade do obturador de 1/1000 um clique depois do 1/500, embora não esteja marcado na velocidade do obturador. Pode não ser um 1/1000 de velocidade preciso, no entanto e uma vez que a precisão da velocidade depende de uma cuidadosa selecção da velocidade, o que não foi feito nos corpos SP500.
SP II
Uma versão atualizada da original Spotmatic SP, lançada em 1971. Com uma série de pequenas melhorias aos componentes do medidor e transportador de filme, a SP II foi equipado com uma sapata com um interruptor sob a manivela de rebobinagem para FP e X- sincronização do flash e a gama ASA foi aumentada para 3200
SPIIa
Praticamente idêntico à SP II, mas com um “olho elétrico” introduzido para apoiar a linha Honeywell de flashes dedicados. Esta só estava disponível no mercado norte-americano.
SP F
A Spotmatic SP F, foi lançada em 1973, incluiu diversas melhorias. Foi a primeira versão a oferecer medição de abertura aberta, mas isso precisava das Super-Multi-Coated lentes (S-M-C) Takumar atualizadas com uma ligação de abertura da posição para a câmera. A opção FP para a sincronização na sapata foi descartada e o desenho do circuito do medidor foi revisto para ter em conta a definição de abertura da lente e para indicar a exposição correta quando a corrente é zero que passa pelo contador, que agora permitido para uma variação na tensão da bateria . A bateria agora necessária  tem capacidade extra e foi alterada para a célula PX625 mercúrio agora extinta. O medidor de luz está constantemente ligado, mas há um corte automático quando a luz está em EV2 ou menos, por isso é importante manter a tampa da lente quando a câmera não estiver em uso, a fim de preservar a bateria.
ES
Exposição automática (prioridade de abertura) e câmera de modo manual com velocidades automáticas de 1-1 / 1000 e velocidades manuais de 1/60 – 1/1000 segundos. O medidor de luz funciona apenas quando o botão do obturador é pressionado e apenas no modo automático e a agulha do medidor agora indica a velocidade do obturador automático. Abrir medição de abertura com as lentes de S-M-C e da SMC Takumar, como para o SP F,foi mantido. Esta câmera é alimentada por uma bateria de óxido de prata 4SR44 6.2V e há um botão de verificação da bateria.
ESII
Semelhante à ES, mas com um temporizador automático, bloqueio de disparo do obturador, persianas visor interior e velocidades do obturador de 8 segundos a 1/1000 segundo no modo automático. A fonte de alimentação são agora quatro pilhas alcalinas 1.5V ou óxido de prata modernas.
COMPARTILHAR
Artigo anteriorMinolta MD 50MM 1.7
Próximo artigoMinolta XE-1
Nascido em Lisboa, Advogado de profissão e fotógrafo de coração, com licenciatura em Direito bem como formação em Marketing e publicidade, dedica-se à fotografia, e produção de contéudos.