Olympus XA

Não é segredo para nenhum de vós que tenho uma predilecção pelas câmeras antigas da Olympus, isto porque a Olympus é uma marca que prima por uma qualidade excelente no que diz respeito a câmeras clássicas.

E hoje vou falar-vos de uma câmera por vezes por muitos esquecida mas que é de facto uma câmera muito, muito boa para quem quer levar de viagem ou mesmo usar em fotografia de rua.

Lançada no final da década de 70, inicio da década de 80 a ideia da Olympus foi criar uma câmera que fosse transportável, com uma boa lente, e permitisse ser usada de forma rápida sem a necessidade de ter de colocar em bolsa para proteger a lente de ser riscada ou mesmo do pó quando não está a ser usada.

Olympus XA

Olympus XA

Uma câmera jovem que pudesse ser colocada num bolso de uns jeans sem grandes preocupações, mas que ao mesmo tempo fosse uma câmera capaz de fotografar simples mas com enorme qualidade.

 

O design é fantástico fecha-se a concha protectora e a lente encontra-se protegida. Abre-se a concha e a câmera encontra-se pronta para fotografar de forma imediata.

Recordo que a Olympus sempre teve um cuidado muito especial em querer fabricar câmeras pequenas e portáteis, notes-se a este propósito a linha das PEN.

A pequena e compacta Olympus XA foi um ícone do design do seu tempo. Lançada em 1979, é pequena, de bolso e vai consigo a todos os lugares.

olympus-21

Agora, é fácil dizer que  leva sua câmera para todos os lugares, pois estamos na era dos smartphones, mas à data estávamos em 1980, onde a maioria das câmeras eram gordas e pesadas.

A Olympus XA é uma delicia de usar, por exemplo em dias de chuva ou em zonas com mais poeira onde usar uma clássica pode ser um obstáculo. A lente é exposta apenas durante alguns segundos e os pingos de chuva são mantidos à distância.

olympus-xa

Na rua torna-se uma câmera ninja: slide / foco / clique e fechada! Você pode furtivamente voltar para as sombras, sem ser observado. É como se a câmera tivesse o seu próprio dispositivo de camuflagem sci-fi,excelente e recomendada para fotografia de rua.

XA4.HT24

Depois, há a lente, 35mm f/2.8 Zuiko, altamente precisa e com medição automática.

Em conclusão esta pequena câmera vale a pena juntar à sua colecção.

Boas Fotografias!

Especificações

  • Lente: 35mm f/2.8

  • Exposição: Prioridade À abertura de forma automática

  • ISO: 25 to 800.

  • Shutter: Automatic electronic analog, 1/500 – 10 seconds.

  • Abertura:  f/2.8 – f/22.

  • Vsor: Rangefinder.

  • Power: 2 baterias S76.

  • Cores: Preta, vermelha, prateada e azul.

  • Peso: 221.15g com baterias.

 

 

COMPARTILHAR
Artigo anteriorDia Mundial da Fotografia
Próximo artigoCanon anuncia a EOS 5D MARK IV
Nascido em Lisboa, Advogado de profissão e fotógrafo de coração, com licenciatura em Direito bem como formação em Marketing e publicidade, dedica-se à fotografia, e produção de contéudos.

Deixar uma resposta