Nikon F100

Quando falamos de câmeras 35mm de filme, temos de ter em mente que há centenas de opções. Desde as mais baratas point and shoot até hás mais apetitosas Leica. Não podendo deixar de referir a preferência dos hipsters, as velhinhas Canon   AE-1 que eles usam com uma correia da guitarra ao pescoço.
F100 A F100 Nikon é, sem dúvida, uma dos melhores câmeras de filme 35 mm que existe no mercado e que pode ser comprada por pouco mais de 100 euros.

Podemos dizer que é uma câmera que nasceu no inicio da era digital que ainda fotografa com filme.

Se a pudessemos comparar aos dias de hoje seria uma câmera equivalente a uma Nikon D700.

F100

Best value for money

Embora existam alguns modelos muito semelhantes à  F100 da Nikon, Canon, Contax ou Minolta alguns dos quais são sem dúvida melhores (nos casos da Canon EOS 1V e Nikon F6), o conjunto de recursos e a relação custo/benefício é difícil igualar a F100.

Produzida em 1999, a F100 era uma prosumer / high-end câmera de 35mm state-of-the-art da Nikon, ficando logo abaixo da F5 profissional. A F100 era, na época, uma das câmeras com melhores características já feita e ainda continua a ser a 35 mm  de eleição para os entusiastas da fotografia com filme, fotógrafos de casamento, e muitos artistas plásticos.

F100

Design

O corpo em si é extremamente bem construído e a sensação que dá é de ser resistente quando pegamos nela. Feito quase inteiramente de magnésio (com excepção da tampa do filme) a F100 na verdade, sente-se que foi um pouco melhor construída que a D800.

Se é um fotógrafo habituado apenas a fotografar com digital, vai sentir-se muito confortável com a F100 ao fazer a transição do seu kit Nikon ou Canon . Os controlos são quase exactamente os mesmos que os de as DSLR modernas da Nikon e são uma transição fácil da Cânon.

Pode  ajustar as definições girando os mostradores no punho, é fácil alternar entre AF-S, AF-C, e MF e este  modelo até suporta a configurações de modo PASM encontrados apenas nos corpos Nikon PRO.

F100

Talvez a característica mais importante na F100 é a sua compatibilidade completa com as lentes modernas da Nikon, incluindo as lentes de G que não têm um controle de abertura física. Para além disso ela também vem equipado com um sistema de auto-foco surpreendentemente robusto (com cinco pontos), que é capaz de focar com precisão em condições de pouca luz e com lentes wide open.

Fácil de usar

Desafio-o a encontrar uma câmera de filme que seja mais fácil de usar, até o processo de de carregar o filme é fácil, bastando para tal fazer chegar a ponta do filme até ao enrolador e fechar a tampa.

F100

Se fotografar no modo abertura é o seu modo favorito, a F100 tem um sistema de medição preciso o suficiente para disparar com qualquer tipo de filme.

Para os fotógrafos mais avançados, ou aqueles com um pouco mais de tempo entre os disparos, fotografando esta câmera no modo manual e com um medidor de luz externo ela produz imagens realmente muito bonitas e consistentes.

16985247286_b1a8b5b18d_b

Características:

Construção: A F100 é talvez melhor  construído do a D800. É quase tudo magnésio (superior, inferior, frente e os lados (a tampa traseira é de plástico) e é projectada para levar uma surra.

1/8000: Todo mundo adora fotografar Fuji 400H em f / 1.4. A velocidade do obturador 1/8000 torna isso possível em quase qualquer situação.

AF: O sistema AF de 5 pontos na F100 é, na verdade, mais do que suficiente mesmo para trabalho de retrato com elevado desfoque no plano de fundo. Esteja ciente de que,  tal como nas câmeras digitais modernas.

Variedade de lentes disponíveis:  É uma das maiores vantagens desta câmera. A F100 suporta as mesmas lentes de qualquer Nikon digital, incluindo auto-foco D e lentes G. Não vai acreditar o quão bem a câmera trabalha com a 85 1.4G em abertura máxima.

1/250 Sync: A velocidade de sincronização do flash da F100 bate a Canon  5DIII (1/200), bem como a Nikon D610 (1/200), enquanto e iguala a D800.

Custo / Disponibilidade:  Consegue encontrar no ebay uma F100 quase nova(muitas vezes ainda com caixa) por menos de 200 Euros.

 

COMPARTILHAR
Artigo anteriorFujifilm X-T2
Próximo artigoCactus V6 II e IIs
Nascido em Lisboa, Advogado de profissão e fotógrafo de coração, com licenciatura em Direito bem como formação em Marketing e publicidade, dedica-se à fotografia, e produção de contéudos.

Deixar uma resposta