Minolta HI- MATIC F

Como já devem ter percebido sou um verdadeiro entusiasta das câmeras fabricadas pela Minolta, principalmente as SLR devido à sua construção robusta, e tenho algumas SLR na minha coleção nomeadamente a X700, a XE1, e a SRT100X.

Mas hoje não vou falar de SLR mas sim de uma rangefinder que chegou até mim de forma muito curiosa.

Datava o ano de 1997 e os meus pais numa ida a um supermercado, quando o meu pai conduzia, a minha mãe vê caída no chão na berma da estrada um estranho objeto que mais parecia uma bolsa, e pede insistentemente ao meu pai para parar o carro, dizendo que tinha visto algo no chão.

IMG_20160327_123340

E assim foi, no chão estava caída esta bela Minolta HI- MATIC na sua bolsa de pele que ainda guarda a marca da queda no canto superior direito.

Presumo que tenha sido atirada da janela de um carro por uma criança ou por um casal desavindo.

E foi assim que este modelo chegou até mim.

Minolta HI- MATIC F

Em 1972 a Minolta lançou uma nova versão de suas câmeras rangefinder para o consumidor denominada por Hi-Matic.
Minolta-Hi-Matic-2
A HI-MATIC F, vem equipada com uma lente 38 milímetros Rokkor F2.7.
Mais leve (350g comparação com 560g da Hi-Matic E) e corpo de câmera mais compacto do que a Hi-Matic E, e claro mais económica também, mas claro está com menos recursos.
Sendo uma câmera telemétrica tinha marcas única de paralaxe, sem correção de paralaxe mecânica. O medidor de CdS encarrega-se de fazer o tempo de exposição e controle de abertura.
A Minolta também lançou uma versão em preto  a que deram o nome de HI-MATIC FP.
Especula-se que o “P” representa “Professional”, porque naquela época, as câmeras de corpo negro eram considerados mais profissionais. No entanto, o modelo FP preto era idêntico, exceto na inclusão de um temporizador.
4548158561_08d1136204
As baterias usadas nestas câmeras já não se fabricam eram as RM-640, mas deixo um DIY que ensina a usar uma bateria de lítio CR1 de 3V  com uma fácil adaptação.

A vantagem destes modelos Hi-Matic é o seu disparo silencioso, não existindo aquele “clap” característico do espelho a bater, tornando-a numa câmera muito apetecível para os fotógrafos de rua.
Especificações:
Lente: 1: 2,7 / 38 milímetros (4 elementos)
Filme de 35mm de 25 – 500 ASA
Medidor de CdS juntamente com obturador;: exposição fotômetro dentro do anel de montagem do filtro
A velocidade do obturador: 4 segundos – 1/724 seg. (Flash X-sync de 1/20 seg.)
Visor:-imagem dupla telêmetro acoplado
Peso: 350 g sem a bateria RM-640
Dimensões 113 x 73 x 54 mm
As H – Matic em bom estado conseguem ser obtidas em sites como o eBay por valores a rondar os 40 a 50 euros. O que na minha opinião é um modelo sobre valorizado pois conta com a lente Rokkor de elevada qualidade.

Deixar uma resposta