Lubitel 166B

Esta câmera traz me uma recordação muito intensa, faz me recordar o meu avô António que tinha uma câmera muito semelhante, para além de esta câmera ter um imenso significado para mim dada a forma como chegou até mim.

Recordo-me de na minha infância ver a câmera do meu avô e já achar que era uma antiguidade.

Lubitel-166-02

Por isso ter uma na minha coleção tem um significado ainda mais especial.

Falar sobre a Lubitel, é como um regresso ao passado onde a fotografia era composta através de um olhar atento, cuidado e muito técnico na composição a ser feita, na forma como todos os “settings” da câmera e da composição eram escolhidos.

Foi em 1946, que nasceu a primeira câmera Lomo Lubitel e foi criada em Leningrado. Com um design de lentes duplas (uma lente para ver a cena e outra para fotografar) comumente designadas por TLR (Twin Lens Reflex).

hqdefault (1)

Com um corpo de plástico, esta câmera de médio formato totalmente manual e barata conseguiu fazer chegar imagens de qualidade profissional ao alcance do público soviético.

O Seu nome, que significa “amador” em russo, que se reflecte na sua simplicidade de construção.

Vários modelos de Lubitels foram introduzidos desde1946 até que a produção terminou em meados de 1990.

A Lubitel é uma câmera reflex de lente dupla. Uma lente permite ver a imagem em cima e uma lente na parte inferior fotografa.

A lente de visualização alimenta uma imagem para a sua visão através do visor e vista de cima para baixo, uma peça lisa e bastante grande de vidro que você pode perscrutar ao nível da cintura e facilmente compor sua imagem. Os controlos são totalmente manuais e dois guias laterais permitem-lhe a configuração da velocidade do obturador e abertura apropriada para qualquer situação de luz.

lomo_lubitel_166_by_wway-d2ys45p

A sensação de fotografar com uma Lubitel é única, íntima e muito romântica. Diria até divertida, simples e intensa, pois permite no silêncio, compor uma imagem surpreendendo, de forma apaixonada qualquer  amador, no melhor sentido da palavra!

O formato de 6X6 surpreende e faz com que as fotografias exaltem sensualidade, romantismo e relembrem outros tempos.

19572d3de537adfcff27f51eca8c2134

Se é um amador ou um veterano habituado a fotografar com câmeras de lentes duplas sabe seguramente o que é uma rolleiflex por isso desafio-o a experimentar uma Lubitel, será completamente diferente, e terá na sua mão a possibilidade de captar imagens que você nunca antes conheceu serem possíveis, com uma câmera tão simples.

lubitel_166u___cheng_by_jcgepte

O formato do filme usado pela Lubitel 166B é de 120mm ou 6X6 e convido-o a dar uma vista de olhos nas fotografias captadas por este tipo de câmeras neste site.

Deixo-vos ainda o link para o manual de instruções.

COMPARTILHAR
Artigo anteriorCanon Power Zoom Adapter PZ-E1
Próximo artigoOlympus Trip 35
Nascido em Lisboa, Advogado de profissão e fotógrafo de coração, com licenciatura em Direito bem como formação em Marketing e publicidade, dedica-se à fotografia, e produção de contéudos.

Deixar uma resposta