Leica R3

A Leica foi lenta para responder à ameaça crescente de câmeras single-lens reflex (SLR)japonesas. Mas na década de 1970, ficou claro que SLRs representavam o futuro do design das câmeras fotográficas. Enquanto Leica era e é excelente em projetar lentes, os seus corpos de câmera anteriores não conseguiam competir com as características tecnológicas, nomeadamente no campo da auto-exposição e nas maravilhas eletrônicas de seus rivais asiáticos.
Leicalogo
Desta forma a Leica para superar este problema fez uma parceria estratégica com a empresa japonesa Minolta para projetar uma nova série de câmeras single-lens reflex para substituir a série Leicaflex. A Leica beneficiou então do sistema eletrônico e algumas das tecnologias do chassis das câmeras Minolta XD e XE-1 para produzir a Leica R3 e R4.
Deve-se ressaltar que a Leica R3-R6 foram projetados com alguma tecnologia Minolta (a série XD), mas foram fabricadas pela Leitz em Portugal ou Alemanha.
$_57
 Desta forma em 1976 surgi a R3 1976-1979 que era uma pequena SLR com autoexposição baseada na série Minolta XE-1.
Dito isto, espante-se com as capacidades da R3 pois estamos a falar de uma câmera do final da década de 1970. Nesse sentido, é definitivamente mais completa do que a Nikon FE.
A Autoexposição funciona muito bem e tendo em conta o tamanho, é um dos principais motivos para usar a R3 em vez do Leicaflex SL. Quando está em modo de auto-exposição, o obturador é stepless entre cerca de 16 segundos e 1/1000 de segundo.
Um defeito da R3 é que a agulha do medidor não é iluminada. Isso significa irá ter dificuldades em fazer uma leitura correta no visor durante a noite ou em situações de pouca iluminação (estamos a falar de tecnologia com 40 anos.)
Prioridade de Obturador / Prioridade de Abertura AE: Enquanto a R3 não tem autoexposição do obturador ou prioridade de abertura, o modo manual ensina a faze-lo
prioridade do obturador: Ajuste o seletor de velocidade de obturação para a velocidade desejada. Em seguida, ajuste a abertura até que a agulha do medidor corresponde à velocidade do obturador selecionada.
r3_11
Prioridade de Abertura: Ajuste a abertura para a sua abertura selecionada, em seguida, ajuste a velocidade do obturador para combinar onde a agulha do medidor
Simples não é?
A Leica R3 é em certa parte o patinho feio da Leica, aliás quase toda a série R pois os colecionadores e entusiastas da marca Leica, acham que não são Leicas puras.
Neste sentido é fácil encontrar uma R3 a preços muito convidativos, o que beneficia da qualidade de construção da XE-1 da Minolta e uns quantos goodies da Leica, associado ao facto de poder usar as fabulosas lentes que a Leica fabrica.
Existem umas séries comemorativas que atraem alguns colecionadores, mas o modelo regular em preto consegue ser adquirido por volta de 100 Euros.
010_b © 2008 by Auction Team Breker Köln Germany
Leica R3 Safari
1948758_2_l
Leica R3 Gold
Conselhos: se é colecionador, procure uma enquanto são baratas.
COMPARTILHAR
Artigo anteriorChegou a Canon 80D
Próximo artigoCanon Power Zoom Adapter PZ-E1
Nascido em Lisboa, Advogado de profissão e fotógrafo de coração, com licenciatura em Direito bem como formação em Marketing e publicidade, dedica-se à fotografia, e produção de contéudos.

Deixar uma resposta