Sony RX 100 IV Análise

A Sony RX100 IV é a quarta geração de uma câmera muito popular da Sony e posso dizer sem qualquer dúvida que é a melhor compacta do momento.
 rx100-4-7
A Sony tem vindo a lançar modelos entusiasmantes, e assim que soube que a quarta geração estava disponível apressei-me a contactar o departamento de comunicação da Sony para que a mesma fosse disponibilizada para ensaio.
Estas compactas da gama RX100 oferecem qualidade de imagem boa o suficiente para satisfazer a maioria dos vídeo blogers que estão massivamente a usá-la para gravar os seus vlogs e cobrir eventos.
Dito isto, significa dizer que a mesma é capaz de ir para além de funcionar perfeitamente como uma câmera para todos os fins para cerca de 90 por cento das pessoas. Se não mais.
As melhorias em relação à RX100 III são principalmente em torno da velocidade de disparo, qualidade de vídeo e visor EVF.
rx100-4-8

Design:

A Sony RX100 IV é, uma câmera pequena com um corpo construído em liga de magnésio e em termos de dimensões pode facilmente caber  num bolso das calças. Esta é a raiz de sua conceção. Em termos de qualidade de construção podemos dizer que está bem construída não sentimos nada com folgas, e os materiais empregues são de boa qualidade.

Ergonomia:

 A pega é o seu calcanhar de Aquiles, como é óbvio estamos perante uma câmera de bolso.
Onde algumas pequenas câmeras tentam usar uma pega mais ergonômica para dar mais conforto e “grip” para que possa melhor agarrar, nesta pequena câmera não vai encontrar nada disso apenas um corpo em metal.
Pelo que aconselho o uso da pulseira que vem na embalagem para garantir que  não vai deixar cair esta joia da Sony no chão.
Estatura pequena não significa menos capacidade. Há um botão de controle manual sobre a parte traseira, e uma roda ao redor da lente. Estas são as opções de controle que vimos no RX100 III, mas desta vez há uma textura de diamante em relevo ao redor do anel da lente para ajudar no controlo mais preciso do mesmo.

Ecrã e visor eletrónico:

A quantidade de tecnologia que a Sony colocou nesta câmera de bolso é impressionante. Para além do ecrã articulado, há um EVF com uma performance e visibilidade de muito maior resolução do que o modelo do ano passado.
A Sony RX100 IV tem um EVF 2.46M pontos que é um popup no topo da câmera, para o fazer subir basta pressionar o botão que fica na lateral do corpo da câmera, este EVF  situa-se mesmo ao lado do flash pop-up. Esta é a resolução padrão nos dias de hoje para um EVF high-end, com muito mais mais pixeis do que o EVF 1.44M pontos usado na RX100 III.
rx100-4-5

Lente:

Antes mesmo de falar sobre a qualidade da mesma vou dizer que estamos perante uma colaboração da Sony com a ZEISS.
É uma lente equivalente 24-70mm, que é faixa perfeita para fotografias de paisagens, fotografia de rua e retratos. Claro está se quiser fotografar animais selvagens, esta não é a câmera para si. Fazer um safari? Vai precisar de maior alcance, mas oferece flexibilidade decente para a maioria das situações.
Esta é também uma lente muito “luminosa”, com impressionante abertura máxima, assim como a RX100 III. Em 24 milímetros tem uma abertura máxima de f / 1.8, reduzindo para f / 2.8 na parte inferior da zoom. É uma lente high-end, e você ainda pode escolher a velocidade com que o zoom opera. Sendo esta função muito para vídeo.

Características e funções:

A Sony RX100 IV oferece uma abundância de recursos, alguns mesmo que não são expectáveis numa câmera de bolso. No lado mais previsível, vem com Wi-Fi e NFC, permitindo-lhe ligar a câmara a um telefone para transferência de imagens e controle de do disparo de forma remota.
Existe um filtro ND 3 com 3 stops também, permitindo-lhe reduzir a quantidade de luz que entra no sensor. Permitindo assim tempos de exposição mais longos durante o dia, Os únicos pontos fracos que notei nesta câmera para além do preço é a vida da bateria, que em 280 fotografias por carga, e o aquecimento quando quiser filmar em 4K pois a mesma ao fim de 5 minutos tende a aquecer. Relembro que para filmar em 4K terá de adquirir um cartão com capacidade especial para poder conseguir que a velocidade de transferência necessária da câmera para o cartão. Mas caso se esqueça a câmera vai dar-lhe um alerta.
Um ponto favorável é a possibilidade de carregar a câmera via micro USB o que é bom pois com um simples carregador de telefone pode dar carga à camera evitando acessórios extra quando viaja ou a capacidade de poder usar um power bank.

 Desempenho:

A Sony RX100 IV é uma câmara mesmo muito rápida, cujo sensor CMOS e processador de nova combinação / DRAM torna-la numa das mais rápidas câmeras com a capacidade de processar grandes quantidades de imagens. Objetivamente no modo burst é capaz de atingir 16fps.
Em comparação, a Sony RX100 III consegue gerir um 10fps ou as 6.5fps da Canon G7 X. A incrível velocidade Sony RX100 do IV torna uma das câmeras de bolso mais rápidas do mercado. Ela vai disparar 44 JPEG de alta qualidade em 16fps antes do buffer esgotar, ou 29 ficheiros RAW a 9fps. Isto é incrível para uma câmera de bolso de lente fixa.
É rápida ao focar, e para isso a Sony vem equipada com um sistema de AF de detecção por contraste, a Sony afirma que sistema é tem capacidade de focar em 0.09 segundos.
A falta de deteção por fase da Sony é algo em que a sony deve ir trabalhar para a Sony RX100 V.

Qualidade de imagem:

A RX100 Sony IV possui um sensor de 20 megapixeis , que é do mesmo tamanho de outros modelos da RX 100. No entanto, seu design mudou. Enquanto a RX100 original tinha um sensor de FSI, e as versões seguintes sensores BSI, esta versão tem um design CMOS o que faz com que os circuitos do sensor estejam colocados por trás da área do sensor, em vez de nos seus bordos.
A qualidade de imagem das fotografias é bastante comparável entre as duas gerações a III e  IV, em ISO 100 mas quando aumentamos o ISO a IV começa a mostrar que melhorou significativamente em relação à sua antecessora.
Em termos gerais conseguir verdadeiras imagens de alta qualidade a partir desta pequena coisa é muito fácil.

Conclusão:

É seguramente a melhor câmera de bolso que pode comprar em 2015, quer em termos de qualidade de vídeo quer em termos de qualidade de fotografia.
Quanto ao preço € 1.250,00 (mil duzentos e cinquenta euros em novembro de 2015)

O nosso agradecimento à Sony pela disponibilização do equipamento para análise.

Aqui estão algumas amostras tiradas com a RX100 IV:

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

COMPARTILHAR
Artigo anteriorDentro das ondas
Próximo artigoEvento Canon 2015
Nascido em Lisboa, Advogado de profissão e fotógrafo de coração, com licenciatura em Direito bem como formação em Marketing e publicidade, dedica-se à fotografia, e produção de contéudos.