A Sony lança a nova câmara ɑ A-mount, a emblemática ɑ99 II

A Sony lança a nova câmara ɑ A-mount, a emblemática ɑ99 II

  •  Sony lança a nova câmara ɑ A-mount, a emblemática ɑ99 II

    sjembwzt0oyd7e5sfmei1

  • 4D Focus Full-frame: O inovador sistema AF de deteção de fases híbrido de 79 pontos AF cruzados híbridos e precisos [i] possibilitados por 79 pontos dedicados e sensores AF de deteção de fases com 399 pontos focais, bem como uma captação contínua de até 12 fps [ii]
  • Sensor CMOS Exmor R™ full-frame de 35 mm com uma alta resolução de 42,4 megapíxeis efetivos
  • Sistema de estabilização de imagem integrada de 5 eixos recentemente desenvolvido.
  • Operabilidade e fiabilidade extraordinárias numa recém-criada estrutura reduzida.
  • Gravação interna de filmes em 4K no formato XAVC-S [iii] com uma série de funções de vídeo orientadas para os profissionais

Já tínhamos anunciado esta revelação aquando da apresentação na Photokina, mas hoje é oficial:

Reafirmando o seu compromisso em produzir câmaras de lentes amovíveis A-mount líderes na indústria, a Sony lançou, hoje, o novo emblemático modeloɑ A-mount, ɑ99 II. Sucessora da aclamada ɑ99, a nova ɑ99 II combina as melhores e mais recentes inovações de imagem digital da Sony, incluindo o novo sistema AF de deteção de fases hibrido, com as funcionalidades A-mount exclusivas da Sony, como a Translucent Mirror TechnologyTM (TMT). O resultado é uma câmara de nível profissional extremamente específica, que será especialmente apelativa para os fotógrafos de desporto e vida selvagem.

b3lruhbjelvvluwrvjyq1

Redefinindo a Focagem automática

O sistema AF de deteção de fases hibrido desenvolvido recentemente possibilita uma “AF permanente” e é a primeira aplicação do 4D FOCUS na série full-frame ɑ , oferecendo um novo nível superior de desempenho AF aos utilizadores da ɑ99 II. O Sistema AF de deteção de fases hibrido funciona através da combinação de um sensor com 79 pontos dedicados de precisão [iv] com 399 pontos focais AF de deteção de fases para produzir uma série de 79 pontos AF cruzados híbridos [v]. Estes pontos cruzados oferecem um desempenho de focagem automática incrivelmente preciso e um avançado sistema de seguimento de objetos em movimento a alta velocidade. Adicionalmente, devido a não existir qualquer espelho móvel, a TMT permite uma funcionalidade de AF contínua e o localizador de imagem permanece inalterado durante todos os tipos de captação, incluindo Live-View e gravação de filmes.

uxhlkxe5mxrnxkrbnufi1

As baixas condições de iluminação não apresentam qualquer problema para a ɑ99 II. O sistema de precisão AF irá funcionar adequadamente até aos níveis de brilho EV-4 [vi], nos quais a maioria das câmaras apresentam dificuldades.

O fluxo de dados através da ɑ99 II foi remodelado para permitir uma alta resolução e captação contínua com taxas de fotogramas elevadas. Um novo chip LSI frontal funciona em conjunto com o sensor de imagem e com o processador de imagem BIONZ X, assim como com a nova unidade de obturação, para permitir disparos contínuos de até 12 fpsii com seguimento AF/AE [vii], tudo isto enquanto desfruta das capacidades do sensor de 42,4 megapíxeis. O resultado é uma câmara ultrarrápida que lhe permite obter fotografias incrivelmente detalhadas, mesmo com objetos em movimento a altas velocidades e em condições de iluminação difíceis. Graças a uma elevada memória intermédia e a um sofisticado processamento de dados, estas fotografias podem ser imediatamente visualizadas após serem tiradas, mesmo no modo de captação contínua a alta velocidade e caso as fotografias sejam tiradas em espaços interiores com iluminação artificial, as oscilações são imediatamente detetadas e o botão do obturador é programado para minimizar este efeito na imagem final [viii].

As melhorias do algoritmo do no visor eletrónico permitem uma captação Live-View contínua de até 8 fps [ix] com seguimento AF/AE e com atraso mínimo do ecrã para que a experiência de visualização seja a mais aproximada possível à de um visor ótico. A exposição, equilíbrio de brancos e outras definições da câmara são exibidas em tempo real no visor e a captação Live-View contínua pode ser agora definida em 3 fases de forma a captar uma variedade de objetos: 8 fps, 6 fps e 4 fps.

ooo2rplzb1eziwm4s5e21

Processamento de píxeis

O Sensor CMOS Exmor full-frame de 42,4 megapíxeis retroiluminado [x] dispõe de design “gapless-on-chip” e permite uma leitura rápida de grandes volumes de dados, assim como dispõe de capacidades de recolha de luz extremamente eficientes. O resultado é uma elevada sensibilidade com um baixo nível de ruído, uma ampla gama dinâmica e uma resolução de 42,4 megapíxeis numa gama ISO de 100-25 600, expansível até ISO 50 – 102 400 [xi]. A ɑ99 foi concebida sem um filtro passa-baixo ótico para permitir que os melhores detalhes naturais e texturas sejam captados com um realismo e uma profundidade sem precedentes, permitindo ao mesmo tempo que o fotógrafo possa selecionar ficheiros RAW comprimidos ou descomprimidos, conforme necessário.

Estabilização de Imagem de 5 eixos SteadyShot™ INSIDE

Tendo tido uma incrível popularidade nas câmaras da série ɑ7 II, a Sony concebeu um novo sistema incorporado de estabilização de imagem de 5 eixos para as câmaras A-mount, estreado na ɑ99 II. Além do movimento dos eixos de inclinação e direção que normalmente ocorrem em longitudes de focagem maiores, este sistema deteta e compensa eficazmente as distorções de movimento que podem acontecer nos eixos X e Y na captação de grandes planos, assim como as distorções de rotação normalmente detetadas em fotografias e em vídeos captados à noite. Os novos sensores giroscópios de precisão recentemente implementados são capazes de detetar com precisão os mais pequenos movimentos da câmara que possam causar algum tipo de distorção, proporcionado um incremento de velocidade do obturador de 4,5 [xii], o que poderá fazer que perceba todo o potencial do sensor de 42,4 megapíxeis, tanto em fotografias como em vídeos. O efeito da estabilização da imagem pode ser monitorizado através do visor ou do ecrã LCD durante a visualização Live-View sempre que o botão do obturador se encontre pressionado até meio ou que utilize as funções Focus Magnifier. Isto permite que o enquadramento e a focagem sejam verificados com precisão através do Live-View durante a captação a distâncias focais de teleobjetiva ou em macro.

Design e operabilidade melhorados

O design da nova ɑ99 II evoluiu consideravelmente comparativamente ao seu antecessor, tendo por base o feedback dos utilizadores profissionais. O novo modelo é 8% mais pequeno do que a ɑ99 original e possui uma nova pega, uma estrutura em liga de magnésio, uma ranhura dupla para cartões SD [xiii] e outras atualizações que melhoraram tanto a sua manobrabilidade como a sua utilização. Todos os botões e mostradores principais têm vedantes e as tampas das entradas jack, assim como protetores de cantos têm linguetas e ranhuras – o que resulta numa estrutura resistente ao pó e à humidade [xiv] podendo ser utilizada nas condições de captação mais difíceis e desafiantes.

Além de ser concebida para dar uma resposta mais rápida, a nova unidade de obturação é também mais resistente, e passou em testes de resistência com mais de 300 000 operações de obturação [xv]. O XGA OLED Tru-finder possuiu um Revestimento ZEISS® T* e possui um grupo de lentes de 4 elementos que inclui uma lente asférica com dupla face, oferecendo igualmente uma poderosa amplificação de 0,78x, com excecional nitidez de canto a canto. Possui também um revestimento de flúor na parte exterior da lente para prevenir a aderência de impressões digitais, pó, água, óleo e terra, assegurando assim uma visibilidade perfeita.

O silencioso Multi Controller introduzido na original ɑ99 foi melhorado para que, além de permitir o controlo da abertura, da velocidade do obturador, do ISO, da compensação da exposição, da área AF, do modo AF e de outras definições, agora também dispõe de um interruptor ON/OFF clique-stop. No modo ON, a definição predefinida para a captação de fotografias, os cliques de controlo fornecem a indicação tátil da distância de rotação. No modo OFF, o controlo gira de forma suave e silenciosa, ideal para a gravação de vídeos. A captura dos dados de localização também passou a ser possível através da ligação Bluetooth [xvi] a um dispositivo móvel compatível, permitindo selecionar se se pretende que o armazenamento seja efetuado num computador ou na câmara, permitindo a visualização fácil da captação sem ser preciso sair da posição de captação.Com base no feedback de diversos utilizadores da ɑ, a estrutura do menu da ɑ99 II foi igualmente melhorada proporcionando uma experiência de navegação mais simples.

A magia do vídeo

A ɑ99 II permite a gravação interna de filmes em 4K [xvii] dispondo de uma leitura total de píxeis sem binning [xviii] para vídeos de alta resolução no agradável formato profissional XAVC S. Permite a captação de alta qualidade a 100 Mbps para a gravação em 4K. O novo modo “Slow and Quick” [xix] (S&Q) permite a captação quer em câmara lenta quer em quick motion. Pode selecionar taxas de fotogramas de 1 fps a 120 fps (100 fps) em 8 incrementos para uma gravação em quick motion 60x (50x) e 5x (4x) para câmara lenta. [xx] Foi também incluída uma variedade de definições concebidas para um fluxo de trabalho de produção cinematográfica, tais como perfis de imagem, tempo de execução e uma saída HDMI “limpa” e a nova ɑ99 II também dispõe de visualização auxiliar gamma para a monitorização da gama S-Log em tempo real e um modo zebra para um ajuste fácil da exposição. A gama S-Log3 e S-Log2 encontram-se atualmente incluídas, possibilitando a captação com uma ampla gama dinâmica com realces expandidos e bloqueio de sombras, tornando a ɑ99 II fácil de incorporar no fluxo de trabalho de uma produção cinematográfica profissional.

A nova ɑ99 II começará a ser comercializada em novembro, pelo preço de aproximadamente 3600 €; todos os pormenores técnicos poderão ser consultados aqui. Poderá obter mais informações no Sony Camera Channel: www.youtube.com/c/ImagingbySony/

[i] O número de pontos AF úteis poderá depender da lente e do modo de captação. Até 323 pontos de focagem selecionáveis. Não disponíveis para a gravação de filmes.

[ii] Modo de captação contínua definido para “Hi+”

[iii] É necessário um cartão de memória SDHC/SDXC de Classe 10 ou superior para gravar filmes em formato XAVC S. É necessário um cartão UHS-I (U3) SDHC/SDXC para a gravação a 100 Mbps

[iv] O número de pontos AF úteis poderá depender da lente e do modo de captação.

[v] Sistema AF de deteção de fases hibrido ativo. O sensor AF de deteção de fases dedicado ou o sensor AF de deteção de fases de pontos focais pode ser utilizado individualmente em determinadas situações fotográficas.

[vi] Ponto de focagem central

[vii] A área de focagem suportada irá depender do modo de captação e da lente utilizada. Além disso, quando o modo “Captação contínua: Hi+” se encontra selecionado, a focagem será fixada no primeiro disparo sempre que Sistema AF de deteção de fases hibrido se encontre ativo nas definições de abertura F9 ou superior ou quando Sistema AF de deteção de fases hibrido não se encontrar ativo nas definições de abertura F4 ou superior

[viii] Quando a Captação Anti-oscilação se encontrar no modo ON. Deteção de oscilação apenas a 100 Hz ou 120 Hz. A velocidade da captação contínua poderá diminuir. Não funciona durante exposições prolongadas ou durante a gravação de vídeos

[ix] Modo de captação contínua definido para “Hi+”

[x] Valor aproximado de megapíxeis efetivos.

[xi] Apenas fotografias

[xii] padrões CIPA. Apenas oscilações tipo inclinação/direção. lente SAL135F18Z. Redução de ruído de exposição longa desativada.

[xiii] Cada ranhura tem capacidade para um cartão SD ou para um cartão de memória.

[xiv] Não garantimos que seja 100% resistente ao pó e à humidade

[xv] Obturador de cortina frontal eletrónica ativo

[xvi] Requer emparelhamento com dispositivos móveis compatíveis com a aplicação PlayMemories Mobile. Os dispositivos suportados incluem smartphones Android com Android 5.0 ou superior e compatíveis com Bluetooth 4.0 ou posterior. iPhone/iPad: iPhone 4S ou posterior/iPad de 3.ª geração ou posterior

[xvii] É necessário um cartão de memória SDHC/SDXC de Classe 10 ou superior para gravar filmes em formato XAVC S. É necessário um cartão UHS-I (U3) SDHC/SDXC para a gravação a 100 Mbps

[xviii] Modo de captação no formato Super 35 mm

[xix] Não é possível gravar o som. É necessário um cartão de memória SDXC de Classe 10 ou superior.

[xx] No sistema NTSC (PAL)

COMPARTILHAR
Artigo anteriorSony a6300
Próximo artigoLenovo Yoga Book
Nascido em Lisboa, Advogado de profissão e fotógrafo de coração, com licenciatura em Direito bem como formação em Marketing e publicidade, dedica-se à fotografia, e produção de contéudos.

Deixar uma resposta