Sony DSC HX90 Ensaio e Review

A Sony segue em termos de design as suas concorrentes, um design compacto simples e intuitivo.

Com umas dimensões normais para a sua categoria, esta compacta mede uns 102,0mm de altura x 58,1mm de largura x 35,5mm de profundidade, pesando 218 gramas já com a bateria e o cartão de memória inserido.

O modelo apenas está disponível em preto, um tom sóbrio mas apelativo.

b7d6b712ae00e481c8c71c4bbdf50112

Em termos de construção podemos descrever como uma compacta cuja lente sai ligeiramente do corpo, e tem um anel de controlo em torno dela. Há um punho modesto no lado direito. Um flash pop-up está escondido na placa superior, bem como  o  visor EVF. Tem aproximadamente o mesmo tamanho e peso de outras compactas, incluindo a Canon PowerShot SX710 HS.b721a76ecdea3b9d023ce03a2de75c18

A lente apresenta uma capacidade de 30x zoom, cobrindo cenas de 24 milímetros na até aos 720 milímetros quando ampliada ao máximo, com um zoom digital que pode estender o alcance até 1440mm. A abertura máxima é modesta em f / 3,3-6,4, mas típico para esta classe de câmara.116a9a3afbcbb705b1ca90227770a636

A HX90 tem um sistema de controle muito completo para uma compacta. Há dois mostradores e um controlo na parte traseira e uma ao redor da lente. Por padrão, ambos desempenham a mesma função na maioria dos modos (controle de abertura em Prioridade de Abertura, por exemplo), mas se fotografar no modo manual o anel frontal ajusta o f-stop e o anel traseiro ajusta a velocidade do obturador. Se não costuma fotografar no modo manual, pode reconfigurar a função do anel frontal. Eu defini para ajustar a compensação da exposição, mas também pode ser configurado para funcionar como um controle de zoom ou ajustar outras definições.HX90_EVF-detail01-420-90

No topo da câmera encontroa o botão para soltar o flash, o botão de energia, um botao de zoom e o do obturador, bem como o selector do modo. Na traseira da câmera do lado direito encontra um botão de gravação para filmes bem ao lado do descanso de polegar. o Botão Fn, Menu, Play. O Fn lança um menu de sobreposição que fornece acesso rápido aos controles de disparo 10 ao todo, (que pode ser configurado através do menu, mas o conjunto padrão é bastante útil). O botão “?”  também é programável e por padrão, abre um guia na câmera cheio de dicas e conselhos de fotografia, mas os fotógrafos mais avançados podem defini-lo para dar acesso rápido ao padrão de medição, que foi o que fiz.

sony_hx90v_hands_on-550x368

O controlo traseiro tem um botão central (usado para confirmar definições nos menus e para permitir Lock On AF de seguimento do motivo) e pode ser pressionado em cinco direções (Display, Flash, compensação de exposição, e Drive Mode). Todos os cinco desses controlos podem ser reprogramados através do menu. A HX90 permite que personalize todos os seus controlos para se adequar ao seu e forma de fotografar, que é na minha opinião uma enorme vantagem.

O ecrã traseiro é um painel LCD de 3 polegadas montado numa articulação que pode ser levantada e invertida para selfies. Não inclina para baixo, no entanto. dispõe de uma resolução de 920 mil pontos e não tive problemas de usá-lo ao ar livre com sol direto. Se preferir pode usar um visor pois há um visor OLED compacto escondido nano topo da câmera, não é no entanto muito luminoso.

HX90-screen

A HX90 grava vídeo em alguns formatos diferentes. O modo de alta qualidade utiliza o codec XAVC S para gravar 50Mbps 1080p a 24fps, 30fps ou 60fps, mas requer um cartão de memória SDXC para trabalhar. AVCHD, de até 28Mbps, também está disponível,  No geral, a qualidade do vídeo é muito boa este modo XAVC S  é nítido, e a taxa de 60fps elimina o efeito de persiana. O microfone na câmera capta áudio nítido, e a lente pode fazer zoom in e out, sem adição de ruído. Tem estabilização óptica incorporada, e o foco automático é rápido e preciso, o foco contínuo está disponível também durante a gravação de vídeo.

Em suma e não me querendo alongar neste ensaio pois estamos perante uma compacta, que facilmente cabe num bolso de um casaco, ou na mala de um executivo, e é como referi no inicio do ensaio algo que considero uma mais valia para um nicho de clientes que necessita de uma câmera potente, pequena, prática e facilmente personalizável.

Deixo algumas fotografias sem qualquer edição para poderem verificar a qualidade das fotografias captadas durante o ensaio.

O meu obrigado à Sony pela disponibilização do equipamento para ensaio.

 

Este slideshow necessita de JavaScript.