Pentax anuncia o lançamento da Pentax K1

Há muito esperada pelos entusiastas da marca a primeira full frame da Pentax, a K1 é finalmente anunciada hoje.

015_k1_28105_hood-2b

A Pentax outrora conhecida e usada por muitos profissionais e entusiastas da fotografia, desde o início do digital q nunca teve uma câmara com sensor full-frame, o que que equivale nas clássicas de filme aos 35mm.

Posso dizer que esta marca foi a minha escola de fotografia e ainda hoje guardo na minha coleção uma Pentax adquirida em 1990 em Hong Kong numa viagem que fiz com o meu saudoso pai em trabalho.

Mas eis que após uma longa travessia no deserto a Pentax anuncia a K-1.

Será que a Pentax conseguirá trazer de volta os seguidores que a abandoram por nao poderem ter o full frame?

Num mercado onde a Canon e Nikon se degladiam, e com um novo Player, a Sony e ainda um concorrente menos pujante mas não menos importante a Olympus, a Pentax teria de apresentar um produto muito bom para conseguir fazer com que este modelo consiga cativar novos compradores ou fazer migrar os existentes para o sistema Pentax.

Com um sensor de 36,4 mega pixeis, com sistema de controlo e estabilização próprio, capaz de proporcionar os aficionados de astrofotografia um bom argumento para a adquirir.

No que concerne à capacidade ISO máxima ela é de ISO 204800 e a integração da tecnologia Pixel Shift que tira quatro imagens para criar um compósito massivo em termos de resolução.

O sistema de focagem da K-1 é o novo SAFOX 12 com 33 pontos de foco, dos quais 25 são de tipo cruzado, aqui não podemos dizer que surpreende, pois o novo player a Sony, consegue surpreender neste campo, mas aqui estamos a falar de Mirrorless e a Pentax é uma SLR.

Confesso que fiquei um pouco desiludido com a cadência do disparo de apenas 4.4 imagens RAW por segundo, com um buffer  capaz de guardar 17 imagens RAW ou 70 jpeg.

Já o visor, aparenta ter 100% de cobertura o que é uma mais valia.

A construção da Pentax K-1 é sólida e claramente pensada para fotógrafos que se deslocam em situações extremas, pois os 87 selos que eliminam a possibilidade de ser afetada por elementos externos, e a capacidade de operar até -10ºC. tornam-na apetecivel para aqueles que se dedicam à fotografia de  vida selvagem.

Dispõe de Wi-Fi  e uma unidade GPS, que será extremamente útil para aqueles que se dedicam à astrofotografia.

Cerca de 2000,00 Euros será o valor a pagar por este corpo, que comparando com os seus concorrentes parece ser uma aposta forte da Pentax.

É sem dúvida um bom começo no regresso aos “35 mm”,  bem como toda campanha de comunicação em torno do mistério do lançamento que foi criado ao longo de meses no site da Pentax. Vamos aguardar que esse bom trabalho continue e que a Pentax disponibilize aos bloggers e meios de comunicação social um exemplar para que possa ser analisada e ser dada uma opinião isenta, à semelhança que os seus concorrentes já fazem para promover os seus produtos com um enorme sucesso.

CARACTERISTICAS:

· Sensor CMOS de 36.4 megapixeis efetivos (35.9mm x 24.0mm) com filtro AA (anti-aliasing).

· Permite disparar a altas sensibilidades até ISO 204800.

· Estabilizador da nova generação SR II, com 5 direções.

· Sistema Pixel Shift Resolution com nova função de redução da correção do movimento.

· Inclui outras características como compensação automática de nível e ajustamentos com maior definição na composição de imagem.

· Função ASTROTRACER para simplificar a fotografía astronómica graças ao seu módulo GPS integrado.

· Ecrã LCD de 3,2” multiangular para uma maior comodidade de disparo, com uma relação de aspeto 3:2 e 1.037.000 pontos.

· Sistema SAFOX 12 com 33 pontos de focagem e sistema AF proporcional ao tamanho full-frame.

· Sistema de medição de cenário em tempo real melhorado, com a aplicação da inteligência artificial combinada com um sensor de medição RGB de 86.000 pixeis.

· Grava de forma contínua 17 imagens em formato RAW numa única sequência (máximo de 70 em formato JPEG), a uma velocidade máxima de 4.4 imagens por segundo.

· Corpo sólido e compacto com liga de magnésio resistente ao pó e às condições metereológicas.

· Obturador fiável e duradouro, que pode resistir perfeitamente a 300.000 disparos para um uso profissional.

· Ligação WIFI para operar através de smartphones.

· Vídeos Full HD (1920 x 1080 pixels; 60i/30p), com entrada para microfone externo e auriculares.

 

2 COMENTÁRIOS

Deixar uma resposta