Nikon lança uma série de câmeras compactas

A Nikon acaba de anunciar uma série de câmeras compactas no mercado, mais concretamente três de uma vez só.

Parece que a Nikon, ultimamente, e isto na minha opinião está um pouco desfocada do mercado real, o que outrora foi um gigante da fotografia parece agora estar com uma enorme dificuldade em adaptar-se aos tempos de hoje.

E sobre esta matéria quero dizer o seguinte, primeiro foi o lançamento da Keymission 360 que no meu ver não terá grande impacto pois as câmeras de acção destinam-se a um público jovem, em que as marcas como a GoPro investem fortemente nas redes sociais, apostam nos bloggers, nos media, e nos desportos de acção, investem em equipas focadas numa divulgação no âmbito das redes sociais muito forte, o que não é o caso da Nikon.

A Nikon, ficou no meu entender para trás no tempo, desde o site, ao forum Nikonistas, à forma como interage com os bloggers e com os média, é pesado. arcaico, difícil, e austero, e não fora também o epísódio infeliz que correu mundo.

Feita esta introdução, estarão muitos leitores a questionar porque estou eu a escrever estas palavras.

Simples, o mercado das câmeras compactas é residual e custa-me ver um outrora gigante da fotografia não conseguir perceber isso e lançar não uma mas sim 3 compactas de uma vez só, que para mim quase parece um ato de desespero face à concorrência.

Eu consigo imaginar um lançamento de um modelo premium de uma compacta, como anteriormente no tempo do filme, nos saudosos anos 90 em que a Nikon era rainha e senhora, e lançou o saudoso modelo Nik35Ti-2Nikon 35 Ti, que era um modelo premium para Hipsters, ou Playboy’s que se caracterizava pelo seu corpo em titânio, e por características que a tornavam única, e altamente exclusiva.

A Nikon 35Ti era a câmera férias de um jovem rico. Transmitia status, como hoje ter um iPhone ultimo modelo o faz. O nome do modelo significa 35 (lente 35mm) e Titanium e cobre. O custo cerca de uma grande ($ 1.000), quando saiu em 1993.

A Nikon 35Ti foi uma das melhores câmeras de filme de 35mm não-SLR já feitas, e tem uma das melhores lentes nunca antes colocada nma câmera 35mm por qualquer outro fabricante.

Mas isto era num tempo em que a Nikon, acompanhava o tempo os ditames da moda e as tendências.

Lançar nos dias de hoje 3 compactas é suicídio comercial. ora vejamos um gráfico da PetaPixel e mayflower da evolução da utilização das câmeras nos dias de hoje.chartComo é óbvio o que quero dizer com tudo isto, e cá de cima da minha insignificância, é que quase ninguém que queira tirar fotografias de forma residual compra uma compacta de lente fixa, para isso usa o telemóvel, pois para o uso efémero que se dá às fotografias nos dias de hoje, a saber, Facebook, Instagram, Pintrest, Snapchat, etc, qualquer telefone de gama média é mais que suficiente. A Nikon, não se concentrou num modelo premium mas sim lançou 3 modelos de seguida, nem sequer respeitando os seguidores da marca que poderiam adquirir um modelo análogo ao da saudosa Ti35. Como é óbvio quem quiser ir um pouco mais além do que permite um telefone compra uma câmera com lentes intermutáveis e com outras características, ou um modelo tão exclusivo como o foi a Ti35, ou mesmo uma Leica

Mas vamos ao lançamento, depois destas minhas palavras de mágoa para com uma marca outrora rainha e que lamentavelmente vejo num percurso errante tal como um jovem que persegue caminhos errantes até se encontrar a ele próprio.

y8qa9kcnhdzmwdzxqwt5

São 3 os modelos de compactas lançadas pela Nikon:

1456214021000_1234156
Nikon DL18-50
1456214021000_1234163
Nikon DL24-85
1456214021000_1234150
Nikon DL24-500
Cada câmera dispõe de um sistema de focagem automática de alta velocidade compreendendo 105 sensores de fase ou 171 pontos de foco em contraste no modo AF.
A dupla função  VR óptica ajuda a produzir imagens mais nítidas, compensando a vibração da câmara quando fotografa sem tripé
As lentes e os desenhos físicos são as principais diferenças entre as câmeras. Como o nome de cada uma sugere, as 3 câmeras possuem faixas focais de 24-85mm, 18-50mm e 24-500mm, respetivamente  em termos de equivalência a uma 35mm. A DL24-500mm é uma câmera maior e mais volumosa, uma superzoom, enquanto a DL24-85 e DL18-50 são mais compactas e ágeis para coisas como a fotografia de rua.

Initialize ads

Cada uma das lentes apresenta um anel de foco manual para dar maior liberdade de controlo sobre as suas composições, um revestimento de fluorite para repelir a poeira / água / óleo, e um revestimento de nano-cristais para impedir aberrações e flare.
Quanto aos preços pelo que consegui apurar, devem rondar entre os 645 euros para o primeiro modelo e os 1000 euros para o ultimo.
COMPARTILHAR
Artigo anteriorCâmeras Sigma
Próximo artigoOlympus OM-30
Nascido em Lisboa, Advogado de profissão e fotógrafo de coração, com licenciatura em Direito bem como formação em Marketing e publicidade, dedica-se à fotografia, e produção de contéudos.

Deixar uma resposta