Com o lançamento da Nikon D800 com 36 Megapixeis, a Canon não quis ficar para trás e lançou a 5Ds e 5DSr com uns respeitáveis 50 Megapixels.
canecas
Canecas

O que trazem estes corpos de novo ao mundo das DSLR?

Basicamente o que a Canon fez com a 5DS foi agarrar na famosa 5D MKIII e substituir o sensor de 20 Megapixeis por um de 50 Megapixeis.

Mas esta enormidade de megapixeis é importante?

Bem, depende, para a maioria dos utilizadores não.

Se for um fotografo de imprensa, social, casamentos, não vai precisar de mais que 12 Megapixeis para ter resultados excelentes. No entanto se necessitar de fazer impressões em grande formato, claro que quanto maior a imagem maior a definição e o tamanho, e claro está para quem faz fotografia de vida selvagem em que recorre ao “crop” com frequência, estes megapixels todos vão ser fantásticos para poder fazer aqueles “crops” de aproximação.

Image-Resolution-Comparison

 

Nem tudo são vantagens.

De facto mais Megapixels traduz-se em mais detalhe, maiores fotografias, o que por sua vez se traduz em mais espaço de armazenamento, quer em cartões de memória quer em discos na sua casa ou estúdio.

Se fizermos um estudo muito básico de 30 euros por TB o que na realidade é mais, e partindo do principio que depois de editadas cada fotografoa “pesa” 80MB, o que dá um armazenamento num disco de 1 TB aproximadamente 12500 fotografias, podemos fazer a conta arredondado que cada fotografia vai custar em espaço de armazenamento 2.5 euros por cada 1000 fotografias.

Com uma câmara de 12 a 18 Megapixels armazena 4 a 6 vezes mais.

Vantagens, sim claro, mas com custo de armazenamento, digamos que é uma câmara especifica e que não será para todo tipo de fotógrafos.

 

COMPARTILHAR
Artigo anteriorFotografia de rua
Próximo artigoO diafragma como usar?
Nascido em Lisboa, Advogado de profissão e fotógrafo de coração, com licenciatura em Direito bem como formação em Marketing e publicidade, dedica-se à fotografia, e produção de contéudos.

Deixar uma resposta