Canon EOS-1D X Mark II

  • A Canon apresenta hoje a muito aguardada EOS-1D X Mark II, a nova DSLR bandeira da empresa, projetada para colocar a derradeira combinação de qualidade de imagem, resolução e velocidade na palma da sua mão. Criada para oferecer aos fotógrafos uma vantagem competitiva a partir do momento que começam a fotografar, a EOS-1D X Mark II estabelece um novo marco na velocidade – fotografando 14 frames por segundo (fps) com total controlo AF/AE e 16 fps em modo Live View – ideal para capturar alvos em rápida movimentação, quer em vida selvagem como em eventos desportivos.Desenvolvida com base no feedback da nossa comunidade de fotógrafos que utilizam a EOS-1D X, a nova EOS-1D X Mark II incorpora um novo sensor CMOS full frame de 20.2 MP e um Al Servo AF III+, bem como vídeo 4K de até 60p. Esta combinação de poder e desempenho torna esta câmara uma companhia essencial para todos os profissionais de fotografia e vídeo. 1dxiibackRedefinir qualidade de imagem e precisão AF

    Com um alcance ISO amplo e versátil – entre 100 e 51200, expansível desde 50 até 409600 – a EOS-1D X Mark II destaca-se em todos ambientes de luminosidade, desde o mais brilhante até o mais próximo do escuro.

    Assegurando que cada disparo é capturado com uma precisão sem rival, a câmara inclui um sistema AF melhorado de 61 pontos com 41 pontos AF tipo cruzado, que abrange uma área mais ampla e foca mesmo com pouca luz – até -3EV. Pela primeira vez, quando fotografa com extensores ou teleobjetivas, o novo sistema AF oferece suporte AF f/8 com todos os 61 pontos, oferecendo liberdade para escolher o ponto de focagem. Juntamente com as reconhecidas tecnologias AF da Canon – definições EOS iTR e AF Case – a EOS-1D X Mark II também integra um novo Al Servo AF III+ que melhora a sensibilidade de rastreio em cenas onde os alvos podem mover-se subitamente, como por exemplo animais a movimentar-se velozmente.

    A trabalhar em conjunto com o sistema AF está um novo sensor de medição RGB+IR de 360.000, que oferece exposição precisa e melhor deteção de sujeitos. A funcionalidade Deteção de Cintilação, originalmente introduzida na EOS 7D Mark II, garante resultados consistentes mesmo em luz artificial – perfeita para eventos desportivos no interior.

    1dxiitop

    Capture todos os segundos

    A EOS-1D X Mark II quebra as barreiras da fotografia de alta velocidade, sendo capaz de fotografar 14 frames por segundo com total controlo AF/AE, em RAW, que o permitem capturar o exato momento de um evento desportivo ou um animal a caçar a sua presa. Para aqueles que precisam de ainda mais, é possível fotografar até 16 fps em modo Live View sem AF. Compatível com o novo cartão CFast 2.0™, a câmara armazena ilimitadas imagens em JPEG ou 170 em RAW, em disparo contínuo de alta velocidade.

    A EOS-1D X Mark II é a EOS DSLR mais responsiva até à data, em parte graças ao novo processador Dual “DIGIC 6+” que oferece processamento super rápido de uma grande quantidade de informação de imagem capturada pelo sensor. O sistema de espelhos refinado utiliza um novo mecanismo de movimento que possibilita o disparo de alta velocidade, com a mínima vibração do espelho ou ruído.

    Filmes 4K Pro-standard 4K

    A herança da Canon em filmes 4K culmina na EOS-1D X Mark II, que oferece aos realizadores de filmes a possibilidade de gravar em 4K (4096×2160) em diferentes taxas de frames até 60 fps e diretamente para o cartão CFast 2.0™. Permite também gravar em Full HD (1920x1080p) nuns incríveis 120 fps, ideal para cenas em ‘câmara lenta’. Momentos específicos podem ser extraídos de uma cena 4K de 60 fps como imagens de alta resolução de 8.8MP, oferecendo ainda mais controlo sobre o exato momento que quer capturar.

    Os realizadores podem usufruir de focagem automática rápida e silenciosa em 4K e Full HD graças à tecnologia AF CMOS Dual Pixel e ao modo AF Movie Servo da Canon, enquanto o painel LCD tátil permite selecionar rapidamente os pontos AF durante a gravação.

    Excelente gestão de imagem e fiabilidade

    Os profissionais têm todas as ferramentas que necessitam para gerir as suas imagens, assegurando que são facilmente transferidas para, por exemplo, agências de notícias ou outros meios de comunicação em apenas alguns segundos. O GPS integrado guarda a localização da fotografia em informação EXIF, ajudando os profissionais a manter uma identificação detalhada das suas imagens. A ligação por Ethernet wired LAN ou através de SuperSpeed USB 3.0 oferecem a possibilidade de escolher o modo de partilha das imagens – via FTP ou diretamente para o computador. Adicionalmente, o novo transmissor de ficheiros wireless[i] WFT-E8 suporta o standard de alta velocidade 802.11ac (5 GHz band).

    Ostentando o reconhecido design EOS, a nova EOS-1D X Mark II incorpora um grip e controlos melhorados, que oferecem uma maior operabilidade graças aos seus traços ergonómicos. O corpo da câmara é resistente às condições atmosféricas tornando-a ideal para fotografar no exterior.

    O Viewfinder Inteligente II oferece aproximadamente 100% de campo de visão, e incorpora um painel eletrónico com informação das definições de disparo, evitando que seja necessário tirar o olho do visor.

     1dxsides

    Principais características EOS-1D X Mark II:

    • Fotografe os seus alvos com qualidade de imagem excecional
    • Imagens nítidas com precisão AF extraordinária
    • Desempenho fiável e de ultra alta velocidade para capturar todos os momentos
    • Vídeo 4K avançado que dá vida às suas imagens
    • Criação e gestão de imagens com rapidez

    [i] Acessórios opcionais, vendidos separadamente

    Novo sensor Dual Pixel CMOS AF de 20.2 megapixéis

    Um novo sensor CMOS full frame de 20.2 megapixéis com high dynamic range, desenvolvido e criado pela Canon, reduz o ruído com ISO elevado ou baixo. Este sensor extraordinário assegura elevada qualidade de imagem em qualquer tipo de condições de fotografia.

     

    A EOS-1D X Mark II é a primeira DSLR full frame incorporando AF CMOS Dual Pixel, que pode agora ser utilizado com todas as objetivas EF. O modo Autofocus com AF Movie Servo é possível quando grava vídeos 4K, bem como a função High Frame Rate (Full HD 120p slow motion). Durante o modo Live View e em gravação de filmes com AF CMOS Dual Pixel, que cobre 80% da área do sensor, o LCD da câmara permite aos fotógrafos utilizar o ecrã tátil para selecionar os pontos de focagem e assegurar transições de foco suaves.

     

    AI Servo AF III+

    O sistema AI servo AF III+ da Canon inclui um novo algoritmo AF que, juntamente com o sistema Inteligente de Rasteio e Reconhecimento da EOS (EOS iTR), melhora a sensibilidade do rastreio em cenas onde os movimentos do alvo podem ocorrer subitamente. Como resultado, oferece uma focagem precisa mesmos em situações e ambientes desafiantes.

     

    Mecanismo Mirror Drive

    Para possibilitar taxas de disparo velozes e AF precisa e rápida, é essencial que não haja nenhum reflexo do espelho e que os espelhos regressem às suas posições o mais rápido e corretamente possível. Para tal, a EOS-1D X Mark II incorpora um sistema de dois motores com motores de elevado binário independentes para o espelho e para o obturador.). Este sistema possibilita disparos de alta velocidade e isola dois processos diferentes de forma a que se não afetem um ao outro.

    Tanto o mecanismo do espelho como o motor do obturador têm um suporte feito de material elástico, que reduz os ruídos de operação e assegura o mínimo de vibração possível durante a fotografia.

    14 frames por segundo

    A EOS-1D X Mark II oferece fotografia de 14 fps com medição de exposição e controlo de AF, que aumenta para 16 fps em modo Live View com AF bloqueado desde a primeira frame. Os fotógrafos obtêm estas velocidades a fotografar em RAW ou JPEG. Tal é possível através de tecnologias de leitura de alta velocidade integradas no sensor, e entregues aos processadores de imagem Dual DIGIC 6+, mas também devido ao novo Mecanismo Mirror Drive.

     

    GPS

    Pela primeira vez, o GPS integrado está disponível numa DSLR da gama EOS-1, com compatibilidade com satélites GPS (EUA), satélites GLONASS (Rússia) e Quasi-Zenith Satellite Michibiki (Japão). A câmara acrescenta informação Geotag (longitude, latitude, elevação e Tempo Universal Coordenado (UTC)) à metadata da imagem, um extra útil par agências e fotógrafos que pretendam identificar exatamente onde e quando as imagens foram capturadas. O sistema GPS também define automaticamente as horas no relógio da câmara com base na informação dos satélites, enquanto uma função de registo permite ao utilizador monitorizar os passos com a câmara, que pode ser adicionado aos sistemas de mapeamento.

     

    Cartão CFast 2.0™

    A EOS-1D X Mark II é a primeira câmara fotográfica a incluir uma entrada para cartão CFast 2.0™ além da habitual entrada para cartão CompactFlash. O CFast 2.0™ é semelhante em termos de tamanho, mas tem “recessed contacts”, tornando-o mais robusto e menos propenso a danificar os pinos. CFast 2.0™ tem atualmente uma velocidade de gravação de até 440 MB/segundo, três vezes mais que o CompactFlash mais rápido (150 MB/s), que permite uma sequência contínua de disparos em RAW de 170 imagens com total resolução.

     

    Sensor de medição 360k RGB+IR

    A EOS-1D X Mark II dispõe de um sensor de medição com 360.000 pixéis efetivos (resolução 1404 x 990, quase SXGA+). A medição matricial e de flash matricial têm por base a informação detetada pelo sensor. Este incluí pixéis IR que detetam luz infravermelha, que ajudam o Sistema de Deteção de Cena da EOS a analisar as cenas e a melhorar a precisão de AF. Os pixéis IR, juntamente com os pixéis RGB, são também utilizadas para detetar brilho, cor e rostos. Além de ter em conta informação sobre a distância do alvo, o algoritmo também reconhece um sujeito com base na deteção de rosto e informação de cor.

     

    Deteção de Cintilação Sob luz cintilante como as fluorescentes, utilizar uma velocidade de obturação maior pode resultar em exposições e cores irregulares devido à frequência de brilho das luzes. A EOS-1D X Mark II – tal como as EOS 7D Mark II, EOS 5DS R e EOS 5DS – detetam a frequência das fontes de luz e adapta os tempos de disparo de forma a capturar a imagem perto do brilho máximo para reduzir os efeitos de cintilação. Esta função trabalha com uma frequência de brilho de 100Hz e 120Hz, e tem um algoritmo melhorado de forma a prevenir a incorreta deteção de luz fluorescente.

    Filmes EOS 4K EOS e frame grab

    A EOS-1D X Mark II inclui agora gravação de vídeos 4K de até 60p e Full HD até 120p. Os filmes 4K de 60p são gravados internamente para o CFast 2.0™ no standard 4K DCI em 4096×2160 (17:9 ratio). As filmagens 4K resultantes são gravadas em resolução nativa no sensor para garantir uma nitidez sem precedentes. A câmara integra uma entrada HDMI com resolução Full HD, utilizando uma amostra de cores 4.2.2 8-bit.

    Dos filmes em 4K podem ser extraídas imagens de alta resolução de 8.8 megapixéis. O utilizar pode visualizar a filmagem na parte de trás da câmara em câmara lenta e selecionar uma frame de imagem separada. Isto é ideal para alvos em movimento rápido onde é possível gravar em 60p em 4K, ou para aqueles que necessitam quer de imagens como de vídeo em alta resolução.

    Ecrã tátil de alta resolução

    O LCD da câmara foi re-desenvolvido com uma resolução ainda maior de 1,620,000 pontos e inclui uma nova frente anti serrilhado que assegura uma pré-visualização clara e detalhada. Incorpora a tecnologia Clear View II da Canon que remove o espaço entre o ecrã e a cobertura de vidro evitando assim reflexos.

    É a primeira vez que um ecrã tátil é integrado no corpo de uma DSRL full frame da Canon – o novo ecrã tátil apenas é ativado quando utiliza a câmara em modo Live View, ou durante a gravação de filmes, oferecendo a liberdade para selecionar os pontos AF e uma visão ampliada.

    Conectividade super rápida através de USB 3.0, Ethernet e Wi-Fi

    O terminal SuperSpeed USB 3.0 permite transferir rapidamente imagens para um computador. A EOS-1D X Mark II, tal como EOS-1D X, também oferece aos fotógrafos a habilidade para transmitir imagens através de uma tomada Ethernet integrada ou através de um adaptador Wi-Fi. A EOS-1D X Mark II é compatível com os adaptadores de wireless WFT-E6 existentes para a EOS-1D X, mas o novo adaptador WFT-E8 possibilita velocidades de transmissão mais rápidas através do standard 802.11AC (5Ghz band). Com qualquer um dos acessórios WFT da Canon, a aplicação Camera Conect App (para iOS e Android) pode ser utilizada para controlo remoto.

     

     

COMPARTILHAR
Artigo anteriorMáquinas de outros tempos
Próximo artigoNikon FE
Nascido em Lisboa, Advogado de profissão e fotógrafo de coração, com licenciatura em Direito bem como formação em Marketing e publicidade, dedica-se à fotografia, e produção de contéudos.