Novo adaptador CF tipo II da Eyefi para cartões SD

A Eyefi, líder no desenvolvimento de cartões SD com conectividade WiFi integrada, acaba de anunciar o novo Adaptador CF tipo II para Eyefi Mobi. A partir de agora poderá usar um cartão SD WiFi Eyefi Mobi juntamente com um adaptador CF certificado pela Eyefi para uso com câmaras CF tipo II e, assim, enviar fotografias para o seu smartphone, tablet, desktop ou portátil no mesmo momento da captura.

Os adaptadores CF comuns, com corpos metálicos de alta blindagem, sofrem de um problema: WiFi de curto alcance. A Eyefi trabalhou de perto com o fabricante para criar um cartão CF com corpo em matéria plástica que admitisse um sinal WiFi mais poderoso e o resultado foi um adaptador certificado de alta qualidade.

Compatível com câmaras Canon, Nikon, Sony, Fujifilm, Kodak, entre outras, o adaptador CF tipo II pode ser usado em equipamentos com ou sem UDMA. Basta inserir o cartão Eyefi Mobi no adaptador e inserir o adaptador na ranhura CF da câmara, assegurando-se ainda que o parâmetro “Desligar automaticamente” está ajustado para que o Eyefi Mobi tenha tempo suficiente para terminar a transferência WiFi. Caso se desligue, a câmara deterá a transferência de arquivos.

A velocidade de escrita depende sobretudo da câmara que utiliza. O Eyefi Mobi é um cartão de classe 10, com velocidade até 23 Mbps em câmaras SDHC. A velocidade será sempre ligeiramente inferior através de um adaptador, já que este tem de converter os comandos CF em comandos SDHC. Por exemplo, numa Canon 50D a velocidade obtida com o adaptador CF foi de 17,4 Mbps. De forma a obter velocidades mais galopantes lembre-se de formatar o cartão quando pensar usá-lo, voltando a formatá-lo antes de uma sessão importante de fotos.

A rápida transferência sem fios de ficheiros nos formatos RAW e JPEG permite aos fotógrafos escolherem as ferramentas com que pretendem trabalhar. Podem ainda enviar imagens em JPEG para um dispositivo móvel, permitindo a visualização instantânea, a edição ou a partilha com amigos. É também possível o envio de ficheiros RAW diretamente para o computador para efeitos de pós-produção.

Preço e disponibilidade

O adaptador CF tipo II da Eyefi está já disponível em Portugal através da Rodolfo Biber S.A., pelo preço sugerido de 24,90 €.