JCH StreetPan 400

Nos dias de hoje é raro no meio da indústria fotográfica assistirmos ao lançamento de um novo tipo de rolo de filme para câmeras clássicas.

JCH StreetPan 400

Até porque a fotografia com rolo de filme é cada vez mais um nicho de mercado que apenas é seguido por fiéis seguidores da fotografia tradicional que sabem distinguir pixéis de imagem em negativo.

Eu sinceramente gosto dos dois mundos, das capacidades do digital, e do romantismo e qualidade que me proporciona o filme.

Mas para quem segue o analógico mais de perto, não pode ficar indiferente a Bellamy Hunt, um fotógrafo que reside no Japão, AKA Japanese Camera Hunter, e é esse mesmo fotógrafo que  acaba de lançar um rolo de filme, o JCH StreetPan 400, especifico para quem gosta de street shooting.

JCH StreetPan 400

Diz Bellamy Hunt:

“Eu fiquei muito chateado quando o Neopan foi descontinuado “, diz o fotógrafo. “Eu queria algo ousado, ligeiramente granulado e com um contraste forte”.
O JCH StreetPan 400 não usa uma emulsão recém-inventada é realmente um filme de vigilância descontinuado antigo e que Bellamy ressuscitou. É “filme re-nascido”, diz Hunt.
A granulação fina e a alta velocidade do filme era útil para câmeras de infracção de trânsito nos tempos em que era usado … mas essas qualidades também tornam-no numa fina película para fotografia de rua que funciona bem numa ampla gama de condições climáticas.
Alguns exemplos de fotografias feitas com este filme:
JCH-SP400-India-M7-10-720x480.jpg.pagespeed.ce.CbZy30NA2k JCH-SP400-India-XPAN-08-1280x586.jpg.pagespeed.ce.pgAE5ZvmIh JCH-SP400-India-M7-28-720x1080.jpg.pagespeed.ce_.EDGYV4x_lL
Segundo o fotógrafo o seu novo filme deve estar pronto para entrega por volta de maio ou junho de 2016, e está atualmente a aceitar pré-encomendas para JCH StreetPan 400 no seu site.  Um pack de 1o rolos do filme custa ¥ 9.750 (~ $ 88), e Hunt diz que no futuro espera aceitar encomendas mais pequenas.

Deixar uma resposta