Disco SSD de 10 TB

Os dispositivos de armazenamento de dados têm um papel fundamental na performance e design de qualquer sistema. E no nosso caso, tendo em conta que os sensores das câmeras estão cada vez mais exigentes em termos de sensores, fazendo com que as fotografias sejam ficheiros cada vez maiores, torna-se necessário discos cada vez maiores. E nesta área tem-se notado uma evolução significativa ao nível da capacidade de armazenamento, sendo que hoje já existem no mercado dispositivos que permitem armazenar Terabytes de dados.

Recentemente a chinesa Sage Microelectronics apresentou a primeira unidade SSD com 10 TB de 2.5”.

ssd_01

Cada vez mais a aposta na área do armazenamento é em discos pequenos, se possível de grande capacidade e que garantam o melhor desempenho a todo o sistema… e com esses requisitos os SSD são os preferidos.

Com apenas 9,5mm, a chinesa Sage Microelectronics apresentou o seu SSD com 10 TB de 2.5”. Esta unidade de armazenamento usa memória flash MLC (multi-level cell) em vez de TLC (triple-level cell), garantindo assim um tempo de vida funcional mais prolongado da unidade.

ssd_02

Em menos de um ano a empresa chinesa conseguiu duplicar a capacidade de armazenamento das unidades SSD. Na próxima geração de produtos a empresa já revelou que pretende colocar no mercado outros produtos ainda mais rápidos e com capacidade de armazenamento superiores.