Como carregar as suas baterias em viagem

A maioria das câmeras vêm com um carregador de bateria AC. Mas o carregamento a partir de uma fonte de alimentação USB pode ser muito mais conveniente quando estiver em viajem. Existem carregadores USB, para as baterias em modelos de câmeras DSLR vai ter de pesquisar um pouco para encontrá-los.

Uma das minhas maiores preocupações quando viajo com equipamento fotográfico é ter que levar um carregador dedicado para cada dispositivo e tipo de bateria. Felizmente, mais e mais dispositivos vêm com entrada USB. O que significa que basta ter com algo parecido com um carregador USB 5 portas, mesmo que tenha de levar vários tipos diferentes de cabos USB.

Ainda não percebi muito bem a razão mas muito provavelmente devido à maior potência das baterias os fabricantes de câmeras não disponibilizam esta opção tão conveniente para quem viaja, no entanto após uma pesquisa encontrei algumas alternativas que venho partilhar com todos vós.Carregador

Por exempo paras as baterias Nikon (D7000, D7100, D600, D800, D800E, D1) existe na Amazon e mesmo no Ebay, um carregador de um fabricante chinês que mostro acima na fotografia que carrega duas baterias em simultâneo via usb.

Mas existem para a maioria das marcas e para a maioria dos modelos.

carregador USB
Para Nikon EN-EL3 / ENEL3 / EN-EL3e / ENEL3e Compatvél com: Nikon D50, D70, D70s, D80, D90, D100, D200, D300, D300S, D700

Vantagens:

Pode ser menor e mais leve. Não é auto-suficiente ainda que precise ligá-lo a algo para fornecer energia isto é um computador portátil, ou uma bateria externa, mas mas ainda assim saber que basta ter um dispositivo USB multi-portas e carregar todos os seus equipamentos de uma só vez é uma enorme vantagem, vantagem maior ainda é que pode carregar sem necessitar de chegar ao seu quarto de hotel com um power bank.

Desvantagens:

Deve ter consciência que são acessórios fabricados por fabricantes externos à marca, e isso significa que você vai usá-los por sua conta e risco. Podem não ser otimizados para todos os aspectos da eletrônica da bateria.

Por outro lado, em alguns casos, a carga pode ser significativamente mais lenta do que usando carregador de corrente do fabricante.

Dito isto, posso dizer que são bastante práticos e são uma excelente alternativa para quando se viaja.