Light painting by Olympus

Dois artistas, 50 câmaras, um projeto único de light painting. Uma colaboração inovadora entre a Olympus e os artistas visuais alemães ZOLAQ produziu um vídeo de uma beleza estranha que mostra visuais “bullet time®” deslumbrantes contra o cenário de uma localização real – uma primeira vez para este tipo de fotografia. A chave para a abordagem pioneira do ZOLAQ? Posicionamento inteligente de 50 câmaras OM-D E-M10 e o mérito do modo Composição ao Vivo único da Olympus.

ZOLAQ_Jenja Ospanov & Olaf Schieche
Jenja Ospanov & Olaf Schieche

O magnífico efeito bullet time® em câmara lenta, conhecido pelo filme The Matrix, foi adaptado por artistas de light-painting, tais como Eric Paré e Patrick Rochon, para um efeito deslumbrante – mas nunca com uma localização em segundo plano. Para o seu projeto Species que retrata o nascimento de uma criatura fantástica, os artistas Jenja Ospanov e Olaf Schieche, dos ZOLAQ, estavam determinados em mudar isso. Inspirados pelos cenários assombrosos de uma instalação hidráulica abandonada no evento Olympus Action Factory em Praga, no início de 2015, estavam determinados em integrar os visuais Species dentro de um espaço igualmente dramático.

ZOLAQ_Olympus_E-M10_setup3

Encontrar 50 câmaras foi a parte fácil. “Quando os ZOLAQ nos explicaram o projeto, sabíamos que iam precisar do modo Composição ao Vivo e potência de imagem topo de gama”, disse Michael Guthmann, Gestor de Projeto da Olympus. “A câmara de sistema OM-D E-M10 possui estas duas caraterísticas, por isso ficámos felizes por poder ajudar.”

OLYMPUS DIGITAL CAMERA
OLYMPUS DIGITAL CAMERA

O restante projeto foi mais um desafio. “Para evitar que as câmaras aparecessem nos disparos, tivemos de construir um suporte semi circular e ajustável”, explica Schieche. “Mas a Composição ao Vivo ajudou a simplificar o próprio disparo. Significava que poderíamos fazer ajustes e monitorizar os resultados nos LCD em tempo real. E trabalhar com as luzes também foi mais fácil.” Os ZOLAQ escolheram um total de 1 400 fotografias sequenciais para transformar em 28 clipes de vídeo – a matéria prima para o filme Species acabado que foi cortado na perfeição pelo seu parceiro Jan Hartwig, da Creativstudio Bird Like. “É um trabalho imaginativo formidável”, afirmou Guthmann. “Estamos muito orgulhosos por a E-M10 ter ajudado a fazer história no light-painting.”

OLYMPUS DIGITAL CAMERA
OLYMPUS DIGITAL CAMERA
OLYMPUS DIGITAL CAMERA
OLYMPUS DIGITAL CAMERA