Canon e Getty Images revelam 10 fotos icónicas

Canon e Getty Images revelam 10 fotos icónicas que marcaram a última década.

A Canon Europa e a Getty Images revelaram ontem um conjunto de imagens icónicas, registadas por alguns dos melhores fotógrafos mundiais, que representam momentos decisivos da última década e trazem à luz do dia o poder da fotografia e do papel que desempenha na mudança de atitudes em todo o mundo.

Conhecida por permitir às pessoas contar as histórias que devem ser contadas, a Canon EOS 5D celebra o seu 10º Aniversário com uma iniciativa que pretende mostrar 10 imagens surpreendentes que contam algumas dessas histórias. Desde a exposição à utilização de armas químicas por parte do exército sírio ao abate ilegal de árvores raras e em vias de extinção em Madagáscar, a Canon EOS 5D foi a câmara escolhida por inúmeros fotógrafos profissionais ao longo da última década e registou alguns dos momentos mais marcantes e significativos em todo o mundo.

As imagens e as extraordinárias histórias por trás delas também podem se vistas no Showcase da Canon inserido na página Come and See. As imagens estarão também disponíveis para ver na exposição especial de aniversário presente no espaço da Canon no Visa pour l’Image 2015, O festival anual de fotojornalismo será realizado em Perpignan, França a partir de 31 de Agosto até 6 de Setembro de 2015.

A Canon convida-o a partilhar as suas imagens icónicas

Para celebrar 10 anos de profundo imaginário, a Canon Europa está também a lançar uma competição a nível europeu que irá oferecer aos participantes a oportunidade de ganhar prémios de edição limitada alusiva ao aniversário da EOS 5D.

Todos os fotógrafos, desde amadores a profissionais, ou utilizadores de smartphones estão convidados a partilhar uma imagem que sintam representar uma história de mudança. Os vencedores serão selecionados por um consagrado painel de jurados, incluindo o embaixador da Canon, Brent Stirton e Toby Smith, fotógrafo da Getty Images.

A competição Canon Iconic Images decorrerá em 18 países da Europa (Reino Unido, França, Alemanha, Espanha, Holanda, Bélgica, Áustria, Noruega, Dinamarca, Finlândia, Suécia, Suíça, Portugal, Hungria, Polónia, Eslováquia, Republica Checa e Rússia) entre o dia 1 de Setembro e o dia 2 de outubro de 2015.

Para mais informações visite a página da competição Iconic Image através da Galeria na página Come and See da Canon.

“Desde o lançamento da primeira EOS 5D em 2005, que a sua gama cresceu e tornou-se uma das câmaras mais populares de todos os tempos. Após 10 anos no terreno e já com 4 novas atualizações, queremos mostrar hoje no Visa pour l’Image como é que a gama EOS 5D permitiu aos fotógrafos de todo o mundo contar algumas das histórias  mais importantes da última década“, refere Kieran Magee, Director, Professional Imaging Group, Canon Europe, “Estamos verdadeiramente orgulhosos do que foi alcançado nos últimos 10 anos e gostaria de convidar todos, quer fotógrafos amadores como profissionais, a partilhar connosco as suas histórias mais emblemáticas e a celebrar na nossa companhia o poder da fotografia”.

As 10 fotografias Iconic Getty Images são:

  1. John Moore, EOS 5D Mk I; Arlington, USA – 27 de maio, 2007

A imagem de John revela uma mulher a chorar ao pé da sepultura do seu marido num momento de profunda tristeza que se une à mudança de atitudes perante o envio de tropas para cenários de guerra como o Iraque ou Afeganistão. Publicada em muitos meios de comunicação mundialmente reconhecidos, a imagem tocou o coração de milhões de pessoas e mostrou as consequências devastadores da Guerra no próprio país.

  1. Alvaro Ybarra Zavala, EOS 5D Mk I; Colombia – 19 de novembro, 2007

Registada aquando a sua missão de documentar a Guerra civil na Colômbia, a imagem de Alvaro com duas guerrilheiras chamou à atenção e imaginação dos principais meios de comunicação com destaque para a situação do longo sofrimento do povo colombiano perante este conflito que se arrasta há 50 anos e muitas vezes é esquecido pelo público.

  1. Veronique de Viguerie, EOS 5D Mk I; Hobyo, Somalia – 27 de outubro, 2008

Quando Veronique de Viguerie e o seu colega jornalista viajaram para a Somália com o objetivo de conhecer um dos piratas chefe esta ainda era uma história desconhecida fora daquela região. O resultado obtido foi um sucesso e utilizado como um marco sobre este tema, a mesma foi manchete em todo o mundo.

  1. Toby Smith, EOS 5D Mk II; Masoala National Park, Madagascar – 21 de agosto, 2009

Toby centrou o seu trabalho na exploração ilegal de árvores em vias de extinção em Madagáscar, tornando-se parte integrante da acusação em território Americano contra os fornecedores internacionais que utilizam madeira de espécies ameaçadas.

  1. Ed Ou, EOS 5D Mk II; Mogadishu, Somalia – 24 de abril, 2010

As fotografias de Ed com crianças armadas com poderosas armas partem o coração de qualquer pessoa, foram publicadas a nível internacional e mais tarde divulgadas no Senado dos Estados Unidos de forma a solicitar um maior apoio do Governo e do Conselho de Segurança da ONU na aplicação de medidas junto do governo de transição da Somália para pararem de utilizar crianças soldados.

  1. Marco Di Lauro, EOS 5D Mk II; Gadabedji, Niger – 27 de junho, 2010

Marco Di Lauro em parceria com a UNICEF do Reino Unido documentou a grave crise alimentar que se alastra pelo Oeste Africano, em particular no Níger. A sua impressionante e surreal fotografia captou a atenção do público por oferecer um novo e diferente ângulo no registo desta questão. O impacto do trabalho ajudou a angariar vários milhões de dólares em poucos meses para ajudar o povo do Níger.

  1. Jonathan Torgovnik, EOS 5D Mk II; Port-au-Prince, Haiti – 10 de janeiro, 2011

Port-au-Prince foi um dos lugares mais severamente danificados no Haiti após o devastador terramoto de 2010. Publicada internacionalmente, a imagem de Jonathan resultou no aumento da consciência sobre as péssimas condições em que as pessoas viviam um ano após o abalo.

  1. Brent Stirton, EOS 5D Mk II; Ol Pejeta Conservancy, Kenya – 13 de julho, 2011

Permanentemente vigiado por quarto soldados armados, a imagem de Brent de um dos últimos rinocerontes branco em todo o mundo, foi registada no âmbito de uma investigação sobre a utilização de animais no fabrico de medicamentos para o mercado negro. Destaca-se pela fragilidade da existência do rinoceronte como uma das espécies com um maior risco de extinção, a imagem teve uma audiência global de milhões de pessoas.

  1. Laurent Van der Stockt, EOS 5D Mk II; Jobar, Damascus, Syria – 13 de abril, 2013

O conjunto de imagens, filmagens e amostras do solo que Laurent e o sue colega jornalista recolheram, foram publicadas a nível global e utilizadas pelas administrações Francesa, Inglesa e Americana como provas evidentes da utilização de armas químicas pelo exército sírio. Isto levou os líderes mundiais a efetuar uma maior pressão para se acabar com a utilização de armas químicas neste conflito.

  1. Dan Kitwood, EOS 5D Mk III; Kos, Greece – 4 de junho, 2015

A imagem de Dan de quarto imigrantes paquistaneses vindos da Turquia a chegar à praia da ilha Grega de Kos regista uma das mais importantes histórias que vivemos até 2015. O seu trabalho tem sido publicado a nível internacional em diversos órgãos de comunicação social influentes, ajudando à consciencialização sobre este flagelo a nível mundial.

FONTETechenet
COMPARTILHAR
Artigo anteriorPoses Masculinas para fotógrafos
Próximo artigoHuawei Mate S
Nascido em Lisboa, Advogado de profissão e fotógrafo de coração, com licenciatura em Direito bem como formação em Marketing e publicidade, dedica-se à fotografia, e produção de contéudos.