Lomografia

Na era do digital, da fotografia rápida, quase sem ser pensada existe uma forma de captar imagens, uma arte, segundo os seus criadores denominada lomografia.

lomo_logo_web

E hoje vamos falar sobre lomografia, as suas origens, o seu movimento, e as suas características.

Li algures num site, e partilho a ideia que “as cameras analógicas ou manuais, são românticas, e que as digitais são democráticas.1216x814x2

Lomografia é uma forma recente de captar fotografias inventada pela Lomographic Society, fundada no inicio dos anos 90 na Austria.

Os fundadores, dois estudantes austriacos tiveram esta ideia com a utilização de uma câmera de fabrico russo, a LOMO- LC-A, uma câmera barata, que produzia um contraste único com vinheta intensa e uma focagem suave e esbatida. E foram estes resultados obtidos que os inspirou a criar este movimento artístico.4204172744_4ae7f59a2e

Com o surgimento do Instagram, e a criação dos filtros vintage pela aplicação, começou a haver um cada vez maior interesse pela lomografia, que consiste em fotografar com características muito peculiares, que faziam parte do mundo do analógico e que o Instagram tanto sucesso teve ao recriar.

sp800_sample_12_media_gallery

Mas quais são?

Esqueça o que aprendeu no curso de fotografia, a lomografia é precisamente tudo o que não é ensinado. É precisamente o mal focado, vinhetas intensas, cores suaves e esbatidas.

Dumbarton-Underpass-Lomography9

De acordo com o site lomography.com existem 10 regras que definem a lomografia:

  • Leve a camera sempre consigo
  • Use-a sempre, dia e noite
  • A lomografia não interfere com a sua vida, é parte dela
  • Tente fotografar de todos os modos
  • Aproxime-se do que vai fotografar o mais possível
  • Não pense
  • Seja rápido
  • Não tem que saber o que vai captar no seu filme
  • Depois também
  • Não leve a sério nenhuma das regras.

A missão da lomografiasp800_sample_16_media_gallery

A lomografia procura afirmar-se como um movimento sociocultural internacional utilizando a fotografia como um canal de criatividade. Os adeptos desejam capturar o mundo, ao mesmo tempo em que experimentam com uma expressão visual criativa. O foco é captar o único, enquanto aumenta o interesse na fotografia analógica.

Este movimento tem crescido exponencialmente, existindo lojas por todas as capitais incluindo Portugal no Porto, e que poderá encontrar no site http://www.lomography.com/

Existem filme específicos, existem câmeras específicas. Nessas lojas pode encontrar de tudo ou mesmo encomendar on line, destaco uma câmera bastante curiosa inspirada numa lata de sardinhas.

sp800_product_0_media_gallery

COMPARTILHAR
Artigo anteriorEspecial dia do pai com a Sony
Próximo artigoNova Leica M-D
Nascido em Lisboa, Advogado de profissão e fotógrafo de coração, com licenciatura em Direito bem como formação em Marketing e publicidade, dedica-se à fotografia, e produção de contéudos.

Deixar uma resposta