Ilford HP5

Quando eu recomecei a fotografia em filme há 5 anos atrás, eu perguntei a um amigo fotógrafo qual o filme a preto e branco eu deveria usar para ter boas fotografias e ele respondeu “HP5”.

Habituado aos meus rolos de filmes comerciais, Kodak, Agfa, Fuji etc… Pensei para mim, qual era o significado deste “código” ??? Foi assim que eu descobri este grande filme clássico da Ilford que nunca me deixou desde então até este mesmo dia.Ilford HP5

Se eu tivesse que descrever a qualidade principal do HP5, certamente enaltecia a sua adaptabilidade a cada situação e sua grande flexibilidade no uso em 400 ASA mas também excelente quando puxado a 800 ASA, ou mesmo em 1600 !! Este HP5 pode ser o seu filme de todos os dias desde a manhã ensolarada para a noite escura, passando pelos dias nublados de chuva ou verão bonito no mar. É incrível como este filme pode absorver condições de luz tão diferentes com resultados surpreendentes.

Ilford HP5

Em 400, vai perceber que está perante um filme detalhado, com muitos níveis subtis diferentes do cinza do preto ao branco. Quando as condições de luz são boas, é quase normal, mas você vê o poder deste filme quando usado por condições muito escuras, chuvosas e nebulosas: eu tirei algumas fotografias com uma clássica Olympus OM1, e confesso que um pouco preocupado dado idade da câmera e o seu obturador com mais de 40 anos.

Ilford HP5

Mas quando eu vi as fotografias eu fiz com HP5, eu vi quantas diferentes “cores” este preto e branco conseguiu transformar na sua própria língua …

Ilford HP5

COMPARTILHAR
Artigo anteriorSony a6500
Próximo artigoPrevisões negras para a industria da fotografia
Nascido em Lisboa, Advogado de profissão e fotógrafo de coração, com licenciatura em Direito bem como formação em Marketing e publicidade, dedica-se à fotografia, e produção de contéudos.

Deixar uma resposta