O que é a velocidade na fotografia?

www.antoniorowe.com http://www.flickr.com/photos/nenozen/ www.antoniorowe.com http://twitter.com/neno_zen http://www.facebook.com/profile.php?id=1486370264#!/ https://profiles.google.com/102598681396668658510

No artigo anterior, falámos sobre o que é o diafragma na fotografia. Neste vamos falar de um dos mais  importantes fatores para fotografar: o tempo de exposição do sensor à luz, ou velocidade do obturador.

O obturador nada mais é que uma cortina dentro da câmera, que abre e fecha para a luz chegar ao sensor no digital ou filme no analógico. Quanto mais tempo aberta esta cortina, mais luz vai entrar, e mais clara fica a fotografia. Por outro lado, quanto menos tempo, menos luz, ou seja o inverso.

O tempo que o obturador fica aberto é medido através de frações de segundo, segundos, minutos e até horas.

Quase todos nós, com excepção de fotografias de astros ou longa exposição, usamos frações de segundos. sem um tripé por exemplo, apenas um segundo com o obturador aberto pode ser o suficiente para a foto ficar tremida .

É importante lembrar que as câmeras não mostram a fração como 1/500, e sim apenas o 500. Quando for um segundo inteiro, ela mostrará o valor do segundo com um sinal de apóstrofo ( ` ).velocidade

Frações de segundos em relação a um segundo inteiro:

60 = 60/1
125 = 125/1
2 ` = 2 segundos

O tempo de exposição não define apenas a quantidade de luz que entra no sensor, mas também é responsável por congelar ou desfocar objetos em alta velocidade. Para fotografar um carro de Fórmula 1, por exemplo, é necessário uma velocidade rápida, como 1/4000, 1/3000 ou 1/2000, caso contrário verá um carro com efeito de arrasto.

172_exposicao_13
Primeira fotografia com velocidade 1/160, e a segunda com 1/4 Observe as duas. Na primeira, com a velocidade rápida, o movimento doa água foi congelado. Na segunda, ao utilizar uma velocidade mais baixa, o movimento fica desfocado

Por outro lado, caso a intenção seja borrar algo em movimento, como quedas de água, então é necessário fazer uma longa exposição, para pegar o movimento da água, gerando o efeito ` véu de noiva`:

Quando usar velocidades rápidas? Usaremos velocidades rápidas quando desejarmos congelar objetos ou pessoas em movimento. 

172_exposicao_12
1/800

Porém, a velocidade lenta também pode ser interessante em alguns casos, como ao fotografar longas exposições. Utilizando um tripé e a velocidade de 15 segundos, conseguimos esse efeito de Light Painting172_exposicao_09

Divirtam-se e boas fotografias.

COMPARTILHAR
Artigo anteriorO que é o ISO e como usar e compreender
Próximo artigoLentes rápidas
Nascido em Lisboa, Advogado de profissão e fotógrafo de coração, com licenciatura em Direito bem como formação em Marketing e publicidade, dedica-se à fotografia, e produção de contéudos.