Esta  regra é fundamental para  composição de uma fotografia e caracteriza-se em dividir uma imagem em duas linhas horizontais e duas linhas verticais, em que os 4 pontos de interseção dessas 4 linhas são os pontos onde os nossos olhos têm maior atenção e onde devemos colocar o ponto de interesse da nossa composição.
regra-dos-tercos

A regra dos terços é uma teoria utilizada na hora de compor uma imagem.

A maioria das câmeras fotográficas mais modernas já tem a opção de fazer estas linhas aparecerem no visor, no entanto podemos também em pós produção socorrermos-mos da ajuda do photoshop ou do lightroom, para poder fazer a nossa composição respeitando esta regra.

191_tercos_01Ao fotografar horizontes o interessante é manter um terço da imagem com um assunto, e dois terços com outro. Quando o céu for de maior importância, recomendodar prioridade ao céu.191_tercos_07

Uma regra a ter em atenção é para onde o nosso olhar vai se fixar e seguir quual direção. Nas fotografias seguintes, o nosso olhar vai seguir uma direção, ou seja, o nosso olhar seguirá a direção do assunto principal, devemos por isso deixar o espaço secundário em segundo plano.

191_tercos_03

191_tercos_11191_tercos_04Divirtam-se e boas fotografias

Deixar uma resposta