Qual a lente que devo comprar para a minha câmera?

Esta é uma daquelas perguntas bastante complexas e que depende de uma série de fatores que tentarei explicar.

Isto é mais ou menos como escolher um automóvel, e qual o uso que lhe queremos dar.

Escolher uma câmera ou escolher uma lente vai variar de acordo com o uso que lhe pretende dar, mas neste dicas e conselhos irei tentar ajudar a fazer a sua escolha.

Em primeiro lugar quero dizer o seguinte, as lentes são onde deve investir melhor o seu dinheiro, os corpos, isto é a câmera propriamente dita, muda à medida que as exigências comerciais o exigem e todos os anos os fabricantes lançam novos modelos com aquela característica extra tão essencial que faz com que a sua se encontre ultrapassada. A este fenómeno dos tempos modernos damos o nome de obsolescência.

E uma boa lente pode fazer a diferença entre uma fotografia fantástica e uma boa fotografia.

Neste sentido recomendo de forma categórica invista em lentes. 

A lente que comprei com a câmera

Na atualidade não posso considerar que sejam más lentes na realidade a maioria das lentes de kit são até de bastante qualidade, se verificarmos a 18-55 da Canon ou da Nikon, estas lentes são lentes que para um uso comum produzem fotografias com qualidade bastante aceitável.

Claro está que se quiser dar um passo em frente na qualidade deve comprar lentes de qualidade superior.

canon 1.4

No que diz respeito à qualidade das lentes vai verificar uma enorme diferença de preço entre lentes, marcas e com características idênticas, e aqui há que ter em atenção o seguinte, marcas alternativas não significam pior qualidade que a marca da sua câmera, muitas das vezes marcas alternativas produzem lentes de maior qualidade, pois na realidade são marcas que apenas se focam na produção de lentes e tenha sempre em atenção o seguinte, desconfie de lentes de baixo custo, não esqueça que estamos a falar de instrumentos óticos, onde o custo da lente, do video empregue para a conceber, o motor de foco, o chip colocado vai fazer toda a diferença e que a qualidade de construção pode influenciar em temas como o foco, aberrações cromáticas, suavidade e definição da própria fotografia.

Por exemplo recentemente chegou ao mercado um fabricante chinês com réplicas de lentes da Canon, o fabricante Yongnuo, que fabrica atualmente 2 modelos, réplicas da 50 mm 1.8 e 35 mm 2.0 e que apesar de não desiludirem não apresentam a qualidade dos modelos originais da Canon, um exemplo que o preço de facto não é tudo, claro está mas se a qualidade não for importante aqui o preço é imbatível e são lentes a ter em consideração.

1000-Yongnuo-50mm-f1-8-Canon-EF-3_1424444015

Zoom ou fixa(prime)?

Um fator importante a ter em conta, é se pretende ter uma lente com uma distância focal fixa ou se prefer as práticas zoom que permitem uma distância focal variável?

zoom

Quais as diferenças?

Tendencialmente as lentes fixas são mais baratas e “pode” sempre fazer o zoom aproximando-se ou afastando-se do que pretende fotografar (com exceções claro está fotografia de animais etc).

As zoom tendem a ter uma abertura (capacidade de entrar mais luz no sensor) variável na medida em que quando mais aproximar o que pretende fotografar, menos luz entra no sensor.

E as que possuem uma abertura constante são muito mais caras.

Desta forma:

Fixa

  • Nitidez: Imagem é mais nítida.
  • Preço: Mais barata (na maioria da vezes).
  • Abertura: Os poucos elementos também permitem uma maior abertura. Um exemplo é a 50mm que tem abertura de 1.8.

Zoom

  • Praticidade: Uma lente com zoom pode fazer o trabalho de várias lentes fixas. Isso é uma grande vantagem e reduz o peso a ser carregado.
  • Agilidade: Com sujeitos ou objetos movendo-se a todo momento, não há tempo para trocar de lentes. Um lente zoom permite ajustar mais rápido a distância focal e isso pode ser decisivo na hora de fotografar no momento certo.

Além de escolher entre uma lente fixa ou zoom, temos principalmente que saber que tipo de fotografuas queremos tirar, e qual será o principal objetivo da lente? Para tentar ajudar na decisão, oportunamente irei escrever sobre lentes específicas e para que se adequam.