Os melhores locais para colocar o seu portfólio online

As nossas fotografias merecem um site em que se possa mostrar a nossa criatividade e beleza sem nos levar à falência em termos de custos. Hoje vou falar-vos de algumas das melhores soluções para hospedar o seu portfólio de fotografia em grande estilo.

#1: Squarespace

squarespacelogo

Esta opção é das mais populares, e tem sido uma opção para fotógrafos amadores, profissionais e até empresas para criar sites simples e elegantes. Colecções de diferentes temas estão disponíveis para personalização e a sua construção está sempre focada  numa correta apresentação do conteúdo da imagem.

Screen Shot 2015-07-10 at 10.51.10 AM copy

O SquareSpace permite hospedar as suas fotografias em alta qualidade, tornando uma experiência sensacional na apresentação das suas imagens, para além disso, disponibiliza acesso a 40 milhões de fotografias de alta qualidade da Getty Images por apenas US $ 10.

Os preços da Squarespace começam nos US $ 8 para um site pessoal que possui até 20 páginas, galerias e blogs. Está incluído largura de banda ilimitada e armazenamento. Screen Shot 2015-07-10 at 10.51.10 AM copy

O plano de US $ 18 inclui páginas ilimitadas, galerias e blogs, bem como a capacidade de vender até 20 produtos.

#2: 500px

500pxlogo

O popular 500px cresceu imenso nos últimos tempos. Para além de ser uma rede social para os aficionados de fotografia. A Companhia oferece um portfólio de serviços, ou seja um site pago, para além disso dispõe de uma loja on-line conhecida como “500px Prime” para os membros poderem vender as suas fotografias.

Screen Shot 2015-07-10 at 10.53.56 AM copy

Sendo um site de fotografia, o 500px tem temas  que são, na verdade direcionados para fotógrafos que pretendem mostrar o seu trabalho. Na realidade sinto que o 500px tem um número mais limitado de temas que outros sites, mas os que eles disponibilizam funcionam bem.

No 500px personalizar facilmente o seu tema através de controlos predefinidos para combinar com seu estilo. 500px. A ferramenta drag and drop permite que facilmente selecione quais imagens que quer que fiquem na sua página da rede social 500px.

Screen Shot 2015-07-10 at 10.54.10 AM copy

Se quiser utilizar portfólio de serviços de 500px, vai custar 6,25 dólares por mês, ou seja uma taxa anual US $ 75. Existe ainda a opção, para os interessados, de pagar 165 dólares por ano (13,75 dólares por mês) e ganham uma assinatura para Lightroom e Photoshop da Adobe CC: Uma excelente opção para quem quer poupar algum dinheiro.

#3: SmugMug

smugmuglogo

Um serviço que não precisa de apresentação, o SmugMug é bastante popular. Focado num vasto catálogo de temas para criar sites de fotografia, neste sentido o SmugMug fornece temas criativos, bem com uma maneira fácil de partilhar o seu trabalho on-line com um público variado.

Screen Shot 2015-07-10 at 10.57.21 AM copy

Ao contrário de outros sites, SmugMug não usa modelos pré definidos, mas opta por ‘estilos’ personalizáveis que permitem manipular uma página web exatamente como pretende. As opções incluem o estilo próprio “SmugMug”, bem como estilos de “jornal”, “colagem”, e exibições em miniatura. Pode arrastar e soltar as caixas de mídia e de texto ao redor para se adequar ao seu estilo individual e gosto.

A SmugMug anuncia com orgulho a segurança das fotografias carregadas para dentro dos seus servidores. A empresa recorre aos servidores da Amazon. Os controlos de privacidade adicionais permitem decidir qual o conteúdo que é visível ao público e o que não é. Nesse sentido, pode configurar automaticamente marcas d’água, senhas e proteção do clique direito do rato para ajudar a evitar que as fotografias sejam roubadas.

Screen Shot 2015-07-10 at 10.57.07 AM copy

Os preços da SmugMug estão divididos em quatro categorias: “basic”,”power”, “portfolio”, e “business”. Recomendo inscrever-se para “power” que custa US $ 5 por mês e inclui uma série de temas, uma homepage personalizada, controlo total de personalização, a capacidade de usar um domínio personalizado, proteção do clique direito do rato, e vídeo HD. Outras opções variam de US $ 3 a US $ 25 e incluem marcas d’água personalizadas, controle de preços específicos das fotografias, e a capacidade de gerir fotografias de eventos.

#4: Zenfolio

zenfoliologo

Outra empresa que disponibiliza sites para portfólio é a Zenfolio. Basta criar uma conta e  pode começar a construir o seu portfólio. Pode personalizar a página para incluir menus de navegação, mensagens de boas vindas e muito mais. Tal como acontece com outros serviços, pode personalizar o site como quiser.

Screen Shot 2015-07-10 at 10.58.18 AM copy

Diversos temas estão disponíveis para escolher e personalizar, ou pode selecionar um de muitos projetos predefinidos. Todas as opções de subscrição incluem a capacidade de criar apresentações de slides com música, utilizam senhas embutidas para integração de mídia social, e controlo de acesso.  Os serviços Add-on incluem músicas da Tripple Scoop Music, uma associação exclusiva BorrowLenses e processamento de arquivos RAW e correção de cores.

A opção básica é a mais indicada para a maioria dos fotógrafos por apenas US $ 30 por ano, mas aqueles que procuram armazenamento ilimitado de fotografias, vídeo HD hospedagem, e a capacidade de usar o seu próprio nome de domínio devem optar pelo plano ilimitado por US $ 60 por ano. Existem planos adicionais de $ 140 a 300 dólares por ano, para serviços empresariais.

Screen Shot 2015-07-10 at 10.58.27 AM copy

 

#5: Format

Format_Logo_RGB_White-Red_Vector

Se  estiver à procura de um portfólio que se destaca pela capacidade de utilização em smartphones e tablets e que se integre com o Adobe Creative Suite, então o Format pode ser uma excelente opção para as suas necessidades. Com temas movidos de forma dinâmica, o Format apresenta o seu portfólio de forma correta em cada dispositivo móvel. Outros serviços como 500px e Squarespace também apresentam formatos para dispositivos móveis, no entanto na minha opinião o Format proporciona a melhor experiência.

Screen Shot 2015-07-10 at 11.01.08 AM copy

Com uma ampla gama de temas personalizáveis, pode usar as ferramentas internas do sistema para alterar a sua página ao seu gosto, ou pode mergulhar profundamente em código fonte. Com uma interface fácil estilo drag-and-drop. Há toneladas de temas para trabalhar, e suporte 24/7 dias da semana (em inglês) o que permite ajuda sempre que  precisar.

Se trabalha com Adobe Lightroom, ficará feliz em saber que o Format fornece um poderoso plug-in de publicação para o seu portfólio online. Dentro do Lightroom,  pode gerir galerias e fazer upload de novas imagens.

Screen Shot 2015-07-10 at 11.00.57 AM copy

O Format oferece três planos diferentes:Todos incluem largura de banda ilimitada, rede de integração social, a capacidade de usar o seu domínio, e a plataforma de blogging integrada. Por apenas US $ 6 por mês no âmbito do plano ‘Básic’,  recebe um site “full-featured” com até 50 páginas, 100 imagens e 100 vídeos. Se quiser pagar um pouco mais, o plano “Professional” irá pagar US $ 11 por mês para aumentar esse limite para 1.000 páginas, 1.000 imagens, vídeos ilimitados, com a capacidade de editar páginas em HTML e proteger com uma password. Se não quiser limites, o plano “Agêncy” por US $ 21 mês oferece 10.000 páginas e imagens e vídeos ilimitadas.

#6: PhotoShelter

Print

A minha última escolha recai no Photoshelter, uma opção utilizada por alguns fotógrafos famosos profissionais, como o Zack Arias e Joe McNally.

Screen Shot 2015-07-10 at 11.02.29 AM copy

Com mais de cem características, Photoshelter Fornece um conjunto de modelos de DIY(do ir yourself) e um site com edição em tempo real. Pode escolher exatamente como quer mostrar o seu portfólio: uma única imagem, wallpaper, ou apresentação de slides. Pode usar livremente o seu próprio nome de domínio, logotipo e marca d’água para fazer os seu site.

As opções de armazenamento em nuvem permitem o upload de imagens de tamanho de arquivo ilimitado e quase todos os tipos de arquivos populares, incluindo RAW, PSD, TIF, PDF e JPG. Tem várias formas de carregar a sua coleção de fotografias, incluindo Lightroom, Photo Mechanic, Aperture e vários plugins, bem como um uploader de desktop, via web, ou usando FTP. Todos os seus metadados EXIF e IPTC são mantidos intatos e importados automaticamente para o seu site.

Screen Shot 2015-07-10 at 11.02.22 AM copy

Outras grandes características incluem poderosas ferramentas de venda, motor de busca ferramentas de optimização, ferramentas de redes sociais e recursos de segurança integrados.

O plano Básico de Photoshelter pode ser adquirido por apenas US $ 10 por mês e fornece-lhe nove modelos personalizáveis, 4 GB de arquivamento de imagens e armazenamento em nuvem, o tráfego do site é ilimitado. O plano padrão permite que carregue qualquer formato de imagem, utilizar FTP para upload, criar lightboxes para os clientes, vender cópias, otimizar o seu SEO, utilizar o seu próprio nome de domínio, e usar 100 GB de arquivo de imagens por US $ 30. Um Plano Pro também está disponível por US $ 50 por mês e ilimitado. Permite arquivamento na  nuvem para as suas imagens.


Espero ter ajudado na sua decisão, vá mostre o seu trabalho. Vamos a isso, saia do anonimato.

Deixar uma resposta