Para-sol para lentes em fotografia

Para-sol. Precisa mesmo de um?

Bem, você não é obrigado a usar um, mas há algumas e muito boas razões para fazê-lo.

Neste artigo vou ajudar um pouco a desmistificar a necessidade de um para-sol na sua lente, de como e quando usar e também de quando não usar.

Para que serve o para-sol? O uso principal do para-sol é para evitar a luz de bater no elemento de lente frontal de forma lateral, reduzindo o contraste evitar de  criar “flare” ou reflexão. As fotografias tiradas com um para-sol por norma têm cores mais ricas e profundas e saturadas.

Uma utilização secundária para o para-sol é a de proteger a lente. Prevenindo  elemento frontal das impressões digitais (um pequeno inconveniente) ou de levar impactos no  elemento frontal quando transporta a câmera. Este acessório é  geralmente forte. Toques acidentais e arranhões para o elemento frontal são reduzidos simplesmente porque o vidro é mais difícil de alcançar com este elemento colocado.

No video que coloco neste artigo falo também, de alguns conselhos de quando não usar o para-sol.

 

 

 

 

COMPARTILHAR
Artigo anteriorRicoh GRII Premium Kit
Próximo artigoNovo Tripé Braun Carbon150
Nascido em Lisboa, Advogado de profissão e fotógrafo de coração, com licenciatura em Direito bem como formação em Marketing e publicidade, dedica-se à fotografia, e produção de contéudos.