Os 5 mais populares formatos de imagem e como os usar

Saiba como os usar:

jpeg

O formato JPEG é o mais conhecido e é o padrão devido à sua elevada compatibilidade. Não importa como deseja partilhar as suas fotografias, quer seja numa rede social ou numa loja de impressão, o JPEG é certamente passivel de ser suportado. O JPEG é ótimo para partilhar fotografias, porque por norma não haverá qualquer dificuldade para ler o formato.

Existem desvantagens para gravar como um arquivo JPEG. Para começar, o formato de arquivo não suporta a transparência dentro das imagens. Qualidade de compressão discutível também significa que  pode não obter os padrões desejados que está procurando quando clica no botão salvar. Alguns utilizadores sugerem que guardar um JPEG com a máxima qualidade irá produzir resultados aceitáveis.

Melhor para: partilha de imagens on-line com amigos ou família.

photoshop

O formato Photoshop, também conhecido por sua extensão de arquivo ‘PSD’, é o formato padrão para guardar os seus trabalhos fotográficos editados. Oferece compatibilidade através de uma série de produtos da Adobe, incluindo Illustrator, InDesign Premiere e After Effects. É um dos únicos formatos que podem salvar um arquivo com todos os recursos do Photoshop, como camadas e aplicar efeitos.

Apesar de ser uma excelente maneira de preservar todos os ajustes que  já fez no Photoshop, o arquivo PSD não é geralmente aceite quando partilha imagens para o seu cliente, pelo que para ser aceite, o seu cliente deve estar no ecossistema Adobe de modo a poder abri-lo. O formato PSD é útil para guardar o seu trabalho para que possa facilmente retornar ao arquivo para retomar o trabalho. Na maioria dos casos, o PSD deve-se limitar à sua área de trabalho.

Melhor para: guardar arquivos no seu espaço de trabalho para que possa regressar e editar mais tarde.

png

O formato PNG é um tipo de arquivo sem perdas, o que significa que pode preservar as suas imagens sem nenhuma perda na qualidade da imagem. O formato em si é baseado no tipo de arquivo GIF, mas permite gravar imagens maiores visto que a taxa de bits pode preservar a transparência do fundo, minimizando as bordas recortadas. O PNG é um excelente formato para exibir imagens na web que exigem elementos transparentes.

Desvantagens para o formato PNG, o tamanho do arquivo, significa que enquanto PNG é excelente para a uso na web,  deve ser usado com moderação e só quando necessário para obter efeitos de transparência. O uso excessivo de imagens PNG num servidor web pode resultar numa experiência mais lenta para os utilizadores finais e aumento dos custos de largura de banda para o proprietário do site.

Melhor para: Preservar transparência para imagens na web.

tiff

O Tagged-Image File Format (TIFF) é um formato extremamente flexível, e é um dos melhores para salvar as suas imagens “premium” no seu Mac ou PC. O TIFF é compatível com quase todos softwares de edição de magem e aplicativos disponíveis atualmente. Além disso, TIFF suporta um grande número de padrões de cores, incluindo CMYK, RGB, Lab, Cores Indexadas, Tons de cinza e Imagens.

Semelhante ao PNG, o TIFF também é capaz de preservar a transparência com o bônus de incluir canais alfa, que ditam o grau específico de transparência. Os arquivos TIFF também podem salvar camadas do Photoshop para que eles possam ser editados ou reorganizados num momento posterior. Se estiver salvando uma imagem HDR com imensa gama dinâmica, o TIFF pode salvar imagens numa taxa de até 32-bits por canal.

Os arquivos TIFF podem guardar imensas informações, mas também podem se tornar enormes devido a este facto. Além disso, enquanto o TIFF é compatível com vários programas de edição de imagem, nem todos os sites de redes sociais ou dispositivos serão capazes de abrir corretamente os arquivos. O TIFF é o mais indicado para arquivar imagens no seu PC para preservar a qualidade ou para a impressão de alta qualidade.

Melhor para: fins de arquivamento e retenção de máxima qualidade.

gif

O Graphics Interchange Format (GIF) foi incluído nesta lista, simplesmente para que possamos dizer-lhe para evitá-lo. Imagens GIF são arquivos imensamente compactados e especificamente projetados para aumentar a velocidade de transferência através da internet. O PNG foi desenvolvido como uma alternativa ao GIF mantendo a qualidade muito além do que o GIF é capaz de armazenar.

A única vez que uma imagem GIF deve ser usada é de baixa qualidade gráfica web que apresentam animação. Os GIF apresentam uma gama de cores limitada e não são adequados para a reprodução de imagens de alta qualidade no mundo de hoje.

Melhor para: ficheiro de baixa resolução animado imagens para a web.