O que acontece quando pressiono o botão?

A sua câmera digital tem diferentes modos de foco para ajudá-lo a concentrar-se numa variedade de tipo de fotografias e em todos os tipos de condições. Para activar o seu autofoco basta pressionar o botão de disparo até a metade do caminho. Mas o que realmente acontece quando você faz isso difere, dependendo do modo em que está a usar.

 

Modo disparo simples
Este é o melhor modo para fotografias do dia a dia. pressiona até meio o botão do obturador (2) para activar a focagem automática, a câmara foca uma vez e e mantém esse foco até que pressiona o botão até ao final para tirar a fotografia. Usa-se muito na técnica focar e recompor.

Modo de foco automático contínuo
Este é o melhor modo para desporto e fotografia de ação. Assim que pressiona o botão do obturador (2), a focalização automática é ativada, mas ele permanece ativo o tempo todo(não pára de focar) até que soltar o botão ou tirar a fotografia.

Modo Automático
O modo automático irá alternar automaticamente entre disparo simples ou modo contínuo, dependendo se a câmera detecta o movimento do ou não. É um modo razoavelmente segundo para utilizadores iniciantes, mas pode ser imprevisível.

Botão AF-On (focar com o botão traseiro)
As  DSLRs profissionais têm um botão na parte de trás, como o botão ‘AF-On’ na minha nikon D300. Este assume a AF do disparo do obturador, pode parecer estranho, mas faz sentido quando experimentar. Pode usá-lo para um único disparo, mas ele é usado com mais freqüência para objectos em movimento em modo AF contínuo.

 

COMPARTILHAR
Artigo anteriorJPG ou RAW conheça as diferenças
Próximo artigoHdr Pack
Nascido em Lisboa, Advogado de profissão e fotógrafo de coração, com licenciatura em Direito bem como formação em Marketing e publicidade, dedica-se à fotografia, e produção de contéudos.